A Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, abriu concurso para apoios financeiros ao Associativismo da Diáspora Portuguesa.

O aumento significativo de iniciativas com carácter associativo das comunidades portuguesas tem sido muito importante para a continuação de um vínculo de pertença cultural a Portugal, mas também representa um sinal de integração nos países de acolhimento.

Podem candidatar-se pessoas coletivas nacionais ou estrangeiras, assim como, associações e federações das comunidades portuguesas, legalmente constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários, cujo objeto vise o benefício sociocultural das comunidades portuguesas.

As áreas prioritárias a apoiar serão os projetos que privilegie a:

  • A língua e a cultura portuguesa;
  • Os jovens, a inclusão social, a capacitação e a valorização profissional;
  • A participação cívica e política,
  • O combate à xenofobia;
  • O diálogo com as micro e pequenas empresas portuguesas residentes no estrangeiro que pretendam investir em Portugal.

Ao longo das últimas décadas, a FLAD tem acompanhado a dedicação e dinamismo das comunidades luso-americanas nos Estados Unidos. E temos testemunhado que é possível ser um verdadeiro cidadão americano e manter o vínculo a Portugal, promovendo a língua e incentivando a participação cívica e política dos membros da comunidade luso-americana. 

Por isso, encorajamos todas as associações e federações sem fins lucrativos nos Estados Unidos que aí mantêm vivas as nossas tradições ou que defendem os interesses da comunidade luso-americana a candidatarem-se a esta oportunidade.

As candidaturas encontram-se abertas até 31 de Dezembro através do posto consular ou seção consular da embaixada portuguesa nos EUA. 

Consulte aqui o regulamento da candidatura.

Até breve!