Numa antevisão do ano de 2022, Rita Faden, presidente da FLAD, fala dos principais projetos do ano e da sua expectativa em torno de um ano com “maior previsibilidade” do que os anteriores.

“Esperamos que este seja um ano de consolidação de vários projetos que foram lançados em 2020 e 2021 e que são hoje estruturantes para a FLAD como as novas edições dos FLAD Science Awards (Atlantic e Mental Health), o programa SIPN, o Prémio FLAD Desenho e o programa de apoio a Traduções”. Mas, se a pandemia permitir, será também “um ano de reencontro”. Rita Faden fala da vontade de voltar a reencontrar a comunidade luso-americana: “temos esperança em voltar aos Estados Unidos e de retomar o contacto com a população de origem portuguesa, até para estudar novas formas de intervenção”.

Num ano em que espera que haja “maior previsibilidade”, a presidente da FLAD quer retomar os eventos presenciais na Fundação e também as deslocações que permitem reconhecer e atuar sobre novas oportunidades para os portugueses.

Cultura (e não só) nos Açores

O primeiro semestre vai ficar marcado por três iniciativas que irão desenrolar-se nos Açores. No final de março, o cinema americano independente chega à Ilha Terceira, através do Outsiders, um ciclo de cinema que apresenta um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos. Em maio, é a vez de São Miguel receber a Festa.Fúria.Femina., a exposição de 151 obras de 65 artistas que integram a coleção da FLAD e que chegam pela primeira vez aos Açores. Também em maio e durante dois meses irá decorrer em São Miguel o Curso de Artes Visuais que irá reunir professores, artistas e teóricos das artes.

“Os Açores têm, entre outras dimensões, uma enorme importância artística e cultural que deve ser reconhecida. É por isso que queremos contribuir para a agenda cultural açoriana neste contexto pós-pandemia e que para a perceção dos Açores como local de formação artística.”

Destaque também para a realização da Açores Summer School, em agosto de 2022. Trata-se de um curso de verão conduzido por especialistas sobre tópicos como a evolução geológica de ilhas, organismos e ambientes do passado ou a biodiversidade marinha em arquipélagos oceânicos e vulcânicos remotos. Durante 12 dias, os participantes vão poder discutir os resultados do trabalho de investigação destas temáticas na Ilha de Santa Maria, seja através de palestras, conferências ou visitas de estudo.

Reencontrar a comunidade e levar Portugal mais longe

“Depois do adiamento inevitável, estamos com grande esperança de poder voltar a reunir na FLAD os legisladores americanos de origem portuguesa.” Rita Faden espera conseguir retomar o Legislators’ Dialogue na primavera de 2022, mas tem também a expectativa de poder voltar aos Estados Unidos para conversar e criar novas pontes com a comunidade.

Ao mesmo tempo, 2022 vai também ser um ano para aprofundar, em Portugal, o conhecimento sobre a comunidade luso-americana.

“Estamos a desenvolver um estudo, de caracterização da comunidade, conduzido pelo ICS, que vai permitir conhecer melhor a forma como a comunidade se organiza do ponto de vista social, político, empresarial, cultural.”

Os resultados do estudo serão conhecidos no 2º semestre de 2022 e espera-se possam ser úteis às entidades, organizações e indivíduos portugueses que queriam estabelecer relações com os EUA.

Um dos momentos altos do ano será também a participação na NAFSA, a maior feira de study abroad nos Estados Unidos, em que o programa SiPN se encontrará representado de forma mais evidente, a par das universidades portuguesas. “A FLAD tem estado muito envolvida neste esforço de internacionalização das nossas universidades, em parceria com a Fulbright e com a Agência Erasmus +”.

Novas formas de nos aproximarmos

“Em 2022 queremos dar início ao programa de vinda de escritores americanos a Portugal, fomentando o contacto presencial e próximo com alguns dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea”. Por outro lado, Rita Faden está também empenhada em levar a cultura portuguesa aos EUA.

“É nossa intenção realizar um ciclo de cinema independente português em Nova Iorque, mas ainda estamos numa fase inicial, a explorar diferentes possibilidades”.

Além dos apoios regulares a investigadores portugueses para o desenvolvimento de estágios e apresentação de papers nos EUA, destinados à comunidade académica, 2022 será também marcado pela atribuição do primeiro FLAD Science Award Atlantic Junior, em que os vencedores, alunos de ensino secundário e profissional, terão a oportunidade de visitar diversas instituições dedicadas à Ciência nos Estados Unidos.

Acompanhe estas e outras iniciativas da FLAD através das nossas redes sociais e das oportunidades que regularmente damos a conhecer neste website.