A FLAD e a Ciência juntaram-se para lançar um prémio de ciência para os alunos do ensino secundário, que irá premiar a equipa vencedora com uma viagem aos Estados Unidos. O Prémio Atlântico Júnior visa promover o gosto pela ciência e tecnologia, e o interesse pelo Atlântico, entre os mais jovens.
Já estão abertas as candidaturas para o Prémio Atlântico Júnior. A FLAD e a Ciência Viva – Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica lançaram hoje este prémio para promover a cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural e do seu papel na sustentabilidade do planeta e na sociedade. O prémio Atlântico Júnior surge na sequência do FLAD Science Award Atlantic e visa promover nos mais jovens o gosto pela tecnologia, numa perspetiva de trabalho em equipa e de aprender fazendo, dando visibilidade ao seu papel na compreensão do Atlântico e à sua importância para a sustentabilidade do planeta e para as comunidades que o rodeiam.
O concurso premiará aplicações práticas que facilitem a monitorização do Atlântico e dos seus ecossistemas ou que promovam o uso sustentável dos seus recursos, consistindo na realização de um protótipo, maquete instrumentada ou produto biotecnológico.
Prémio
Aos 3 melhores projetos serão atribuídos os seguintes prémios:
- 1º lugar: viagem da equipa vencedora aos EUA, mais um prémio pecuniário de 2000 euros;
- 2º lugar: valor pecuniário de 2000 euros;
- 3º lugar: valor pecuniário de 1500 euros;
Os valores monetários envolvidos nos prémios são atribuídos às escolas sob a forma de equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento de novos projetos na área tecnológica nos anos letivos seguintes, nomeadamente no concurso para o prémio Atlântico Júnior.
Temas para a edição 2021/2022:
- Energias renováveis marinhas (Exemplo: dispositivos para aproveitar energias de ondas e marés)
- Robôs marinhos com sensores para medir variáveis como por exemplo salinidade, temperatura ou pH)
- Embarcações inovadoras (Exemplo: veículos solares telecomandados)
- Tecnologias e processos que contribuam para eliminar ou mitigar a poluição marinha
- Biotecnologia (Exemplos: fármacos, novos produtos alimentares)
Destinatários:
O concurso é dirigido a todas as escolas secundárias e do ensino profissional, públicas ou privadas, em Portugal continental e –as regiões Autónomas da Madeira e Açores.
Cada equipa terá um máximo de cinco alunos(as), deverá apresentar diversidade de género e será apoiada por um(a) professor(a) / tutor. Cada professor(a) só poderá ser responsável por uma equipa.
As equipas devem procurar parcerias com universidades, institutos politécnicos e/ou empresas para apoio técnico e científico.
Candidatura:
É necessário entregar com a entrega dos seguintes elementos para a seleção das equipas finalistas:
- Vídeo de apresentação (máximo 3 minutos) com a apresentação dos objetivos, dos elementos da equipa e distribuição de tarefas.
- Documento técnico de apresentação (máx. 2 páginas A4) com:
- O objetivo científico do projeto;
- A descrição do protótipo, maquete ou produto;
- As parcerias previstas com universidades, institutos politécnicos e/ou empresas para apoio técnico e científico;
- O orçamento previsto, não podendo ultrapassar os 1000 euros. Em caso de apoio de alguma entidade, através de, por exemplo, maquinação ou oferta de um componente, o respetivo valor de mercado deverá ser incluído no orçamento
A candidatura será realizada online até 30 de dezembro de 2021 através do endereço www.cienciaviva.pt/concurso/flad-premio-atlantico
Júri
A avaliação será feita por um júri de investigadores e professores do ensino secundário com experiência nas áreas relevantes.
- João Tasso de Figueiredo Borges Sousa, LSTS, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
- Maria Manuel Gil, CETEMAR e Pólo do MARE do Instituto Politécnico de Peniche
- César Marques, Ciência Viva
- Elsa Henriques, administradora da FLAD
As 15 equipas com a melhor pontuação na fase documental da candidatura serão convidadas a participar na final do Concurso Atlântico Júnior, e cada equipa receberá um computador oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal. Os computadores serão atribuídos às escolas para a realização de projetos, nomeadamente e caso existam, aos Clubes Ciência Viva na Escola. O resultado desta seleção será comunicado às equipas até 15 de janeiro de 2022.
Critérios de avaliação
Na fase documental, as equipas serão avaliadas pelo júri, tendo em consideração o valor científico, a execução técnica, o valor educativo, o trabalho de equipa e a divulgação junto da comunidade, com as seguintes ponderações:
- Valor científico e criatividade 25%
- Execução técnica 25%
- Valor educativo 15%
- Trabalho de equipa 15%
- Criatividade 10%
- Divulgação junto da comunidade 10%
Apoio aos professores / tutores
Às equipas que passarem à fase final, a Ciência Viva organizará uma ação de curta duração (6 horas) dirigida aos professores sobre os principais temas apresentados a concurso, a ter lugar no início de 2022.
Esta formação, é obrigatória para professores / tutores das equipas que quiserem participar na fase final competição do concurso Atlântico Júnior, para que estes possam apoiar os alunos a realizar projetos de maior complexidade e qualidade.
Final do Concurso
A fase final do Concurso decorrerá num evento público em maio, em data e local a anunciar. Neste evento serão selecionadas as equipas vencedoras (primeiro, segundo e terceiro lugar).
Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (Edital – Prémio Atlântico Junior), onde poderá encontrar todos os detalhes sobre o prémio.
Acompanhe-nos através deste website e das nossas redes sociais para ficar a par do processo de seleção.
Boa sorte e até breve!
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
25 de Maio, 2023
Bolsa FLAD/Pinto-Fialon para mestrado ou doutoramento na UC Berkeley
Apoio para estudantes de doutoramento…
23 de Maio, 2023
Bernardo Pinto da Cruz próximo FLAD/Saab Visiting Professor na UMass Lowell
Selecionado vai lecionar cadeira 'The…