A FLAD vai financiar em 105 mil euros cinco projetos de Instituições de Ensino Superior Portuguesas que visam desenvolver parcerias para a internacionalização destas instituições, em parceria com universidades dos Estados Unidos. Este apoio será providenciado ao abrigo do Programa UP – Ensino Superior, um programa da FLAD criado para promover e incentivar a internacionalização das Instituições de Ensino Superior portuguesas.

Nesta edição do UP, a FLAD recebeu mais de duas dezenas de candidaturas. O júri selecionou cinco projetos de internacionalização de Instituições de Ensino Superior portuguesas que demonstram um compromisso com o objetivo de promover laços institucionais mais profundos entre instituições em Portugal e nos Estados Unidos, e com a internacionalização das suas instituições.

As instituições portuguesas distinguidas são a Universidade de Lisboa – Faculdade de Medicina Dentária, a Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, o Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Comunicação Social e a NOVA University Lisbon – NOVA FCT (em articulação com o CEABN-Instituto Superior de Agronomia) que vão desenvolver as suas iniciativas em parceria com instituições americanas.

Conheça melhor os projetos abaixo:

Projeto 1: “Advancing Oral Health Education in Portugal and USA”

O projeto representa uma colaboração relevante entre a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e a West Coast University em Orange County, Estados Unidos. O principal objetivo é reforçar a cooperação académica e atividades de investigação em higiene oral, abrangendo as componentes académicas, clínicas e comunitárias. Pretendemos desenvolver programas conjuntos de pós-graduação em higiene oral e iniciar esforço para graus académicos comuns num futuro próximo. Vamos também formar e desenvolver competências para professores e alunos e promover a educação em saúde oral através de aprendizagem colaborativa online internacional (COIL), abrangendo assim estudantes e docentes de graduação e pós-graduação em higiene oral.

Projeto 2: HOPTEC”

O projeto resulta de uma colaboração entre o Instituto Superior Técnico (Técnico Lisboa) e a Universidade Johns Hopkins (Hopkins) e tem como principal objetivo avançar na investigação científica conjunta em áreas prioritárias, bem como aumentar oportunidades para estudantes de mestrado e doutoramento das duas instituições. Pretende-se, através deste projeto, cimentar as dinâmicas já existentes e partilhá-las com as comunidades Hopkins e Técnico = HOPTEC. A partilha será conseguida dando palco aos alunos, através de seminários conjuntos, da realização de um simpósio anual a acontecer rotativamente, e de uma competição que deverá resultar em apoio financeiro para mais estudantes poderem beneficiar de um período de estudos e investigação na instituição parceira. Pretende-se fomentar oportunidades de investigação conjunta e de transferência de conhecimento; impulsionar avanços científicos através de trabalho interdisciplinar e apresentações internacionais que irão beneficiar ambas as instituições.

Projeto 3: “International Healthy Ageing Course”

O Curso Internacional em Envelhecimento Saudável foi desenvolvido em parceria pela Escola Superior de Saúde de Santa Maria – ESSSM (Porto, Portugal) e a Franciscan Missionaries of Our Lady University – FranU (Baton Rouge, Louisiana, USA). Trata-se de um curso multidisciplinar, desenvolvido como unidade curricular opcional, para estudantes finalistas dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, de ambas as instituições. O apoio da FLAD irá permitir realizar uma edição deste curso nos EUA, potenciando a mobilidade internacional de 8 estudantes. Este projeto enquadra-se na visão da ESSSM de ser reconhecida na área do envelhecimento ativo e saudável e nos objetivos estratégicos de aumento da internacionalização e promoção de cooperação e intercâmbio cultural, científico e técnico.

Projeto 4: “Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA”

Tendo como foco a internacionalização, este projeto, procura desenvolver e consolidar a parceria entre a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL) e a Universidade da Califórnia do Sul (USC Marshall – USC). Neste sentido, foram definidos 3 grandes objetivos/ações: adoção e utilização de tecnologia através da criação de um programa COIL (Collaborative Online International Learning) em Comunicação Digital e Marketing Digital que visa promover a compreensão intercultural, fomentar a cidadania global e proporcionar uma experiência educacional única para estudantes do ensino superior em Portugal e nos Estados Unidos; Formação e desenvolvimento de docentes, concretizando-se sob a forma de estadias de curta duração e formação imersiva em ambos os países e instituições envolvidas; Investigação conjunta através do desenvolvimento de um projeto focado na comunicação intercultural e no papel cultural dos influenciadores digitais na vida dos jovens estudantes.

Projeto 5: “Urban and peri-urban forests as nature base solutions for mitigating the effects of climate change (URBFOR)”

O principal objetivo da presente proposta é desenvolver uma parceria entre um consórcio de duas instituições de ensino superior portuguesas, NOVA School of Science and Technology, e a Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, e Northern Arizona University, School of Forestry, EUA, para a implementação e gestão sustentável de florestas urbanas e periurbanas, como uma solução global de baixo custo para a mitigação das alterações climáticas. As mudanças que estão a influenciar o planeta têm uma escala global e requerem respostas e ações concertadas da comunidade internacional para serem eficazes. De facto, cada vez mais, o empenho contra a crise climática é um desafio coletivo. A presente proposta surge neste contexto. Além de fomentar a investigação conjunta de cientistas e estudantes dos dois países e a articulação curricular e contribuir, assim, para a internacionalização da instituição, a presente proposta irá contribuir para um objetivo global, o que reforça o carater “universal” da instituição.

A FLAD vai distribuir 105 mil euros pelos cinco projetos para a implementação e desenvolvimento das iniciativas planeadas.

Muitos parabéns a todos e bom trabalho!