A Universidade da Maia, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Piaget de Almada são as Instituições de Ensino Superior escolhidas da segunda edição do FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. A FLAD irá financiar em 105 mil euros os projetos selecionados, que têm como objetivo contribuir para uma menor incidência dos problemas de Saúde Mental entre os estudantes. Este ano, o concurso também contemplou Instituições de Ensino Superior privadas.

O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e do alto patrocínio da Presidência da República, e tem por objetivo contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários. Na primeira edição da iniciativa foram selecionados projetos da Universidade da Madeira, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e do Instituto Politécnico da Guarda.

Este ano, o júri composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Ângela Noiva Gonçalves, subdiretora-geral do Ensino Superior, selecionou quatro projetos para receberem o apoio do programa. São eles o projeto WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior (Universidade da Maia), o projeto MAIS – UÉ: Mente Ativa e  Inteligência Socioemocional no Ensino Superior (Universidade de Évora), o Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-PPorto (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto) e o projeto Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior (Instituto Piaget de Almada).

Conheça melhor cada um deles:

Universidade da Maia

Projeto: WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior

O projeto organiza-se em torno de dois eixos: informar e promover & prevenir. As ações assumem um carácter universal, dirigindo-se a todos os estudantes da UMaia, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção da resiliência e saúde mental da comunidade estudantil. Com o primeiro eixo – informar – pretende-se, por um lado, implementar ações que permitam mapear a saúde mental dos estudantes no sentido de sustentar a tomada de decisão baseada em dados. Por outro lado, pretende-se contribuir para a literacia em saúde mental como suporte à desconstrução de crenças desajustadas que possam constituir uma barreira à adoção de atitudes e práticas promotoras de bem-estar e de procura ativa de apoio especializado. O segundo eixo – promover & prevenir – assenta num conjunto de ações de promoção de competências socioemocionais, tendo em vista a prevenção de problemas de saúde mental.

De acordo com o júri: “Este projeto foi apresentado de forma bem diferenciada na sua estrutura concetual e metodológica e integrado na organização. Como inovação apresenta a metodologia Step Care que tem por base o ajustamento da intervenção às necessidades do indivíduo”.

 

Universidade de Évora

Projeto: MAIS – UÉ: Mente Ativa e  Inteligência Socioemocional no Ensino Superior

Este projeto tem como objetivo promover o bem-estar psicológico, a saúde mental e a resiliência dos/as estudantes da Universidade de Évora através da educação inter-pares para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional. A estratégia de monotorização e avaliação passa pela intervenção universal com o envolvimento ativo da comunidade estudantil através da capacitação em saúde mental e SSR por formação em cascata, pela criação de processos de mentoria por pares, pelo envolvimento da bolsa de voluntariado na produção de podcasts, pela criação de espaços de partilha e debate entre estudantes e com os estudantes, e ainda pela organização e promoção de atividades físicas e criação de projetos de voluntariado no âmbito artístico, para a promoção da saúde mental, em parceria com a Escola de Saúde e Escola de Artes.

Segundo o júri: “Este projeto foi apresentado como estando fortemente envolvido na e para a comunidade. É um projeto mais centrado em iniciativas de promoção da saúde mental com a realização de iniciativas com e para a comunidade estudantil. Com um projeto piloto já realizado e assente num serviço de psicologia bastante sólido, preconiza-se sucesso na sua implementação”.

 

Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto

Projeto: Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-PPorto

O projeto toma como conceito agregador a mentalização, dessa forma tocando várias competências socio-emocionais que nele se articulam, com destaque mais explícito para o mindfulness. Além das intervenções com este foco declarado, o desenvolvimento de uma cultura propícia à mentalização atravessa todas as acções do projecto – e, apontando a literatura desta área que os princípios fundamentais da mentalização podem ser infundidos nas mais diversas intervenções, este será também um tema unificador no trabalho da equipa técnica. O conceito de REDE procura representar, pois, o propósito do enriquecimento de elos na comunidade escolar que funcionem como apoio e factor protector dos estudantes no seu percurso, ao mesmo tempo remetendo para a ideia de uma rede que ampara as inevitáveis quedas que o pontuam. Por fim, o termo REDE permite conjugar diversos acrónimos, que serão utilizados em diferentes vertentes do projecto.

De acordo com o júri: “Tendo como linha geral a ideia da Saúde Mental como uma dimensão da vida, este projeto preconiza mudanças no mindset da organização. Pretende, por isso, olhar para todos os elementos da comunidade como agentes ativos na Saúde Mental, identificar riscos psicossociais, e desenvolver cursos de primeiros socorros”.

 

Instituto Piaget de Almada

Projeto: Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior

O projeto tem como objetivo geral a redução do isolamento e o aumento do sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, com a comunidade académica e com a instituição de ensino.  A iniciativa será co-construída com os alunos na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Na execução contaremos com o envolvimento direto da Associação de estudantes para a dinamização da Radio. Este projeto será multidisciplinar envolvendo as várias valências e sinergias do IP Almada, nomeadamente, a Clínica IP, licenciatura em Desporto, em Psicologia e a Escola Superior de Educação. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

Segundo o júri: “Este projeto foi apresentado por uma equipa pequena e por um serviço recentemente criado. Foram realistas no seu planeamento, aproveitando os recursos (humanos, de espaço e parcerias) já existentes. Apesar de se inserir num serviço recente, a equipa que propõe este projeto coloca o bem-estar dos estudantes no centro das suas preocupações considerando o contexto social e cultural onde se insere”.

Parabéns a todos e bom trabalho!