A história do espião vietnamita sem nome, pró-comunista e refugiado nos EUA pós-queda de Saigão de O Simpatizante (Elsinore, 2017) rendeu-lhe um Pulitzer em 2016, e seguidores de tal ordem que mereceu uma sequela, O Comprometido. Mas Viet Thanh Nguyen – e as suas obras -, são muito mais que isso. E muitas coisas ao mesmo tempo. Essa genialidade valeu-lhe já algumas das consagrações mais importantes na vida artística, e dia 17 de maio estará em destaque na FLAD, para mais uma sessão do Meet the Author – Encontros com escritores americanos.

A sua obra mais conhecida, O Simpatizante, conta a história de um Homem Invisível, num romance de espionagem que é, ao mesmo tempo, um romance de guerra. E um romance de imigração. E um romance de ideias, um romance político, um romance sobre filmes e sobre outros romances, como descrevia uma crítica à sua obra.

O seu autor é, também ele, multidimensional. Aos três anos fugiu do Vietname com a sua família para os EUA. Refugiado de guerra, com algumas memórias, mas poucas, viveu num campo os primeiros anos da sua vida, as principais memórias que acabou por guardar da sua infância. Sobre a guerra no Vietname e sobre o trauma, acabou por sentir-se entre duas dimensões: a memória criada pelo retrato feito pelos americanos da guerra e do Vietname; e a sua própria vivência e a do seu país de nascimento.

Dessa interseção, de ser refugiado num país que já é o seu, saiu uma mente criativa que vai muito além de uma obra que ganhou o Pulitzer e o tornou conhecido no mundo. Viet Thanh Nguyen é também Professor de Estudos Americanos e Etnicidade e Professor Catedrático de Inglês na University of Southern California, nos EUA, onde aborda frequentemente questões como a memória, a guerra e o racismo.

Para além de O Simpatizante (Elsinore, 2017) e de O Comprometido (Elsinore, 2021), é autor do livro de contos Refugiados (Elsinore, 2018) e de duas obras sobre as questões da memória e da raça – Nothing Ever Dies: Vietnam and the Memory of War, e Race and Resistance: Literature and Politics in Asian America. O Simpatizante está a ser transformado numa série de televisão pela HBO.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para além da vasta lista de prémios literários que as suas várias obras venceram, Viet Thanh Nguyen foi um dos recipientes de uma das mais prestigiadas bolsas do mundo, a MacArthur Fellowship (também conhecida como a ‘bolsa dos génios’), e a Guggenheim Fellowship.

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA.

As sessões são mensais e abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas, também autora de Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras), em que procura entender a América através dos livros.

A conversa com Viet Thanh Nguyen decorrerá no dia 17 de de maio, às 18h30, no auditório da FLAD, na Rua do Sacramento à Lapa, 21 – Lisboa.

A sessão é aberta ao público e a entrada é gratuita. Caso queira assistir, por favor envie um email para fladport@flad.pt.