01Os candidatos que foram selecionados na 1ª fase podem agora completar a sua candidatura ao maior prémio de investigação com foco no Atlântico em Portugal, alargado às Ciências Sociais e Humanidades. Veja em baixo como se candidatar à 2ª fase.
Qual é o nosso objetivo?
No âmbito da forte aposta em Ciência e Tecnologia que caracteriza a FLAD, é importante que esta investigação consiga desenvolver resultados práticos, como a criação de estratégias, engenharia e tecnologias, que facilitem a nossa compreensão e exploração sustentável dos ecossistemas Atlânticos.
A FLAD quer apoiar e distinguir investigadores em início de carreira, promovendo assim a nova e promissora geração de investigadores que temos em Portugal, em estreita colaboração com os principais centros de investigação nos EUA.
Áreas-chave de investigação para a edição 2022
Na 3ª edição do FLAD Science Award Atlantic, a FLAD irá reconhecer o desenvolvimento de projetos de investigação através da criação e desenvolvimento de ferramentas transversais e de soluções estratégicas para os desafios atuais e futuros no contexto da ação humana no Atlântico.
O prémio está aberto às áreas de estudo de engenharia/tecnologia e ambiente/ciências naturais, ciências sociais e humanidades.
- O futuro impacto das alterações climáticas sobre as populações costeiras na região do Atlântico com a criação de ações de adaptação e mitigação, incluindo a participação dos cidadãos;
- Avaliar o valor do Atlântico em património natural e ecossistemas, nomeadamente no seu contributo para a Economia Azul, recorrendo a análises económicas avançadas e big data;
- Tecnologias para promover oceanos saudáveis e limpos, olhando para o Atlântico como um ecossistema natural que é um ativo;
- Mobilidade e logísticas sustentáveis, no contexto de transformação digital crescente;
- Estratégias ambientais e de transição energética para ilhas e áreas isoladas;
- Novas abordagens no planeamento, observação e gestão do espaço Atlântico, incluindo a preservação de ecossistemas críticas, fazendo uso de métodos de observação envolvendo sistemas de satélite de baixo custo, sistemas de sensores avançados, inteligência artificial ou data science;
- Produção de novas tecnologias como robots subaquáticos, navegação não tripulada, comunicações acústicas, sensores e análise de dados.
Prémio
O prémio tem um valor de 300 mil euros, por um máximo de 3 anos, o que corresponde a 100 mil/ano.
Júri
A avaliação é feita por um júri de excelência composto por quatro elementos:
- Miguel Miranda, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, e presidente do IPMA.
- Pedro Camanho, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, e presidente do LAETA.
- Rui Ferreira dos Santos, Professor no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa.
- Elsa Henriques, Professora Associada no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e membro do Conselho Executivo da FLAD.
Os candidatos selecionados para a 2ª fase do FLAD Science Award Atlantic terão entre 25 de abril a 25 de maio de 2022 para completar a sua candidatura. Está ainda prevista a realização de uma entrevista final.
Documentos a incluir:
- Applicant Biosketch (modelo a utilizar);
- US Collaborator Biographical Sketch (modelo a utilizar);
- Declaração do colaborador dos EUA (aceitação e colaboração);
- Termo de Responsabilidade (assinado pela Instituição Portuguesa Oficial responsável).
Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (Edital – FLAD Science Award Atlantic), onde pode encontrar todos os detalhes sobre o prémio.
Submeta a sua candidatura através do formulário online no seguinte link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT
O candidato vencedor será selecionado até 25 de junho de 2022.
Caso tenha questões sobre o prémio ou sobre o processo de candidatura, envie um email para fatima.fonseca@flad.pt.
Acompanhe-nos através deste website e das nossas redes sociais para ficar a par do processo de seleção.
O futuro está no Atlântico!
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
25 de Maio, 2023
Bolsa FLAD/Pinto-Fialon para mestrado ou doutoramento na UC Berkeley
Apoio para estudantes de doutoramento…
23 de Maio, 2023
Bernardo Pinto da Cruz próximo FLAD/Saab Visiting Professor na UMass Lowell
Selecionado vai lecionar cadeira 'The…