Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do FLAD Atlantic Security Award, uma parceria entre o Centro do Atlântico, o Instituto da Defesa Nacional e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, que pretende estimular e distinguir a investigação de excelência nas temáticas da Segurança e Defesa no Atlântico.

O prémio vai distinguir duas propostas de elevado mérito científico dedicadas a estes temas. As candidaturas estão abertas a investigadores doutorados de todas as nacionalidades. Numa das bolsas será dada preferência a um candidato português.

As candidaturas estão abertas entre 19 de abril e 15 de julho de 2022. Os vencedores serão conhecidos até 3 de outubro.

Os projetos de investigação vencedores receberão um financiamento de 20 mil euros cada e serão desenvolvidos durante um período de nove meses ao longo do ano de 2023. As candidaturas estão abertas a pessoas de todas as nacionalidades. Numa das bolsas será dada preferência a um candidato português.

O Centro do Atlântico organizará uma sessão de formação para desenvolvimento das propostas de investigação no dia 2 de junho, pelas 14h00 (hora de Portugal Continental, UTC+01:00), em formato virtual, aberta a todo os potenciais candidatos. As inscrições devem ser realizadas através do formulário disponível no seguinte link: https://bit.ly/3KcTv89.

O Centro do Atlântico é uma iniciativa do Governo português, desenvolvida pelo Ministério da Defesa Nacional, dedicada à promoção da segurança e da cooperação no Atlântico e que está aberta à participação de todos os Estados e organizações multilaterais desta região. As suas atividades centram-se no diálogo político, na investigação científica e na capacitação no domínio da defesa.

O Instituto da Defesa Nacional tem como missão principal o apoio à formulação do pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa. O IDN integra o Ministério da Defesa Nacional desde 1982, dispondo de autonomia científica, pedagógica e administrativa.

Vencedores da edição 2021

Susana Ferreira é Professora no Departamento de Relações Internacionais na Universidad Antonio de Nebrija (Madrid) e venceu o prémio com o projeto “The transformation of border regimes in the Atlantic. From securitisation to a human-centred approach in South-western Europe”, que pretende avaliar de que forma o processo europeu de externalização das fronteiras afeta a segurança marítima dos Estados-membros da União Europeia e a segurança dos migrantes. O projeto pretende desenvolver uma área pouco estudada, dos regimes fronteiriços e do seu impacto nos países vizinhos e países terceiros, com um enfoque particular na realidade do Atlântico.

Frank Mattheis, Research Fellow no United Nations University Institute on Comparative Regional Integration Studies (UNU-CRIS), com o projeto “Maritime Regional Security Mechanisms in the Atlantic: A Comparative Study”, um estudo comparativo de mecanismos de segurança marítima em onze organizações regionais diferentes, que procura perceber o que motiva a criação dos diferentes mecanismos de segurança. O projeto contribuirá para promover uma maior cooperação entre as organizações regionais na deteção dos primeiros sinais de conflito no Atlântico, prevenindo o aumento da violência.

Objetivo

Este concurso tem como objetivo selecionar dois projetos de investigação que demonstrem capacidade de contribuir para o progresso no conhecimento em temas relacionados com desafios atuais no âmbito da Segurança e Defesa no espaço atlântico.

Temas de referência:

  • Análise comparativa de políticas públicas setoriais com impacto na segurança e defesa do Atlântico;
  • Nexo entre ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento;
  • Ameaças transnacionais;
  • Desenvolvimento de capacidades, apoio e exercício de soberania;
  • Dinâmicas de cooperação e competição em segurança da escala local à escala global;
  • Segurança marítima, gestão dos oceanos e segurança da infraestrutura oceânica.
  • Dinâmicas de cooperação e competição à escala local, nacional e regional;
  • Segurança marítima, gestão dos oceanos e segurança da infraestrutura oceânica.

Esta lista é apenas indicativa. Serão aceites propostas de investigação em temas que não estejam incluídos nesta lista.

Júri

  • Ana Santos Pinto, Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa;
  • Patrícia Daehnhardt, investigadora residente do Instituto da Defesa Nacional;
  • Inês Marques Ribeiro, investigadora integrada do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (CEI-Iscte).

Perfil dos candidatos:

  • O candidato tem de ter concluído o doutoramento, ou grau equivalente, há não mais de 10 anos;
    (Em caso de maternidade, o número de anos após a obtenção do grau de doutor é reduzido em 18 meses por cada filho nascido depois da obtenção do grau. No caso da paternidade, os meses de licença comprovadamente usufruída serão também tidos em conta. )
  • O candidato tem de apresentar provas de investigação independente de elevada qualidade;
  • As propostas de investigação submetidas têm de se inserir na categoria geral de Segurança e Defesa no Atlântico.

Critérios de seleção

  • Percurso académico e habilitações do/a investigador/a;
  • Relevância e originalidade do projeto de investigação;
  • Valor científico do projeto proposto com identificação clara de objetivos, marcos relevantes, resultados e calendarização prevista da investigação;
  • Inclusão de trabalho de campo relevante a ser desenvolvido e previsão de participação, pelo/a investigador/a, em reuniões ou conferências;
  • Potencial do/a investigador/a e do projeto;
  • Capacidade comprovada de levar a cabo investigação independente.

Prémio

Cada bolsa tem o valor de 20.000€.

Candidaturas

O concurso está aberto entre 19 de abril e 15 de julho de 2022, às 23h59 (hora de Portugal Continental, UTC+01:00). Os candidatos serão notificados da decisão até 3 de outubro de 2022.

As candidaturas têm de ser submetidas através do formulário online disponível neste link.

 

Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (EDITAL – FLAD Atlantic Security Award), onde poderá encontrar todos os detalhes do prémio e documentos necessários para candidatura.

Para questões relacionadas com o prémio ou a candidatura, contactar leonor.barroso@flad.pt