A FLAD selecionou cinco obras de escritores consagrados na 5.ª edição do Programa de Traduções, prosseguindo o objetivo de apoiar as editoras nacionais e ajudar a viabilizar a tradução para português de obras de escritores americanos, que sem este apoio não chegariam aos leitores em português.

Cormac McCarthy, Angela Davis, George Saunders, estão entre os autores consagrados cujas obras a FLAD vai apoiar a sua tradução. Foram selecionadas também obras recentes destes autores premiados, que chegarão às livrarias portuguesas durante o ano de 2023.

Este é um concurso regular, que acontece duas vezes por ano. A próxima edição realiza-se entre 1 e 31 de maio de 2023.

Obras selecionadas:

Livro: Teaching a Stone to Talk

Autor: Anne Dillard

Editora: Antígona

Sinopse: Vencedora do prémio Pulitzer em 1975 com a obra Pilgrim at Tinker Creek, Annie Dillard explora o mundo dos factos naturais e significados humanos, celebrando momentos de espiritualidade numa colectânea dos seus escritos em que descreve os seus encontros com a flora e a fauna, estrelas e muito mais, do Ecuador a Miami. Uma viagem pelos mistérios e as maravilhas do mundo natural.

 

 

Livro: Stella Maris

Autor: Cormac McCarthy

Editora: Relógio D’Água

Sinopse: Um dos grandes escritores americanos contemporâneos, vencedor dos maiores prémios de literatura – entre eles um Pulitzer e uma bolsa MacCarthur -, Stella Maris é a mais recente obra de Cormac McCarthy, e conta a história da jovem Alicia Western, que, diagnosticada com esquizofrenia paranoide, resiste a contar ao seu irmão. Sozinha, contempla a natureza da loucura, num relato ancorado nas suas sessões psiquiátricas, numa constante inquisição filosófica às nossas noções de Deus, verdade e existência.

Livro: Liberation Day

Autor: George Saunders

Editora: Relógio D’Água

Sinopse: Do vencedor do Man Booker Prize com a obra Lincoln in the Bardo, e considerado um dos grandes autores da atualidade, Liberation Day traz-nos uma coletânea de nove estórias subversivas, profundas e essenciais e que, publicadas entre 2013 e 2022, pretendem defender o caso de uma postura generosa e atenciosa perante o mundo, como a do próprio George Saunders, mesmo nas circunstâncias mais absurdas. É considerado um dos livros do ano para o New York Times, NPR, Time, Guardian e Esquire, entre outros.

 

Livro: A Coney Island of the Mind

Autor: Lawrence Ferlinghetti

Editora: Antígona

Sinopse: Nascido em 1919 em Nova Iorque, foi em São Francisco que Ferlinghetti viria a fazer a sua obra. Poeta, um dos fundadores do movimento Beat em São Francisco na década de 50, onde abriu a histórica livraria e ponto de encontro dos artistas locais a City Logh Pocket Book Shop – entre eles, nomes como Allen Ginsberg -, a Antígona recupera agora A Coney Island of the Mind, uma coleção de poemas de 1958, que se tornou no livro mais vendido em vida por um poeta americano na segunda metade do século XX.

 

Livro: Women, Race & Class

Autor: Angela Davis

Editora: Orfeu Negro

Sinopse:  Ícone da luta pelos direitos civis, próxima do grupo dos Panteras Negras, por duas vezes candidata à vice-presidência dos EUA, Angela Davis é uma das activistas mais incómodas deste século e do anterior. Nascida na pobreza em 1944, descendente de escravos, formou-se em Filosofia. No Verão de 1970, acusada de conspiração na fuga de três prisioneiros em São Francisco, ingressou na lista dos mais procurados pelo FBI; capturada, diabolizada pelas autoridades (mulher, negra, marxista), foi absolvida após um julgamento mediático e um forte movimento popular pela sua libertação. O combate à discriminação racial e às assimetrias sociais, a militância pelos direitos das mulheres e a saga pelo desmantelamento das prisões transparecem na sua vasta obra – na qual se destacam Women, Race, and Class (1981) -, um relato histórico desde os tempos da escravatura até às injustiças contemporâneas, uma história inovadora sobre raça, género e desigualdade de classe.