Olá a todos,

Os preparativos para o aniversário da FLAD começaram há vários meses. Planeámos um dia de portas abertas para receber as centenas de pessoas que fizeram parte da Fundação nestes 35 anos. Infelizmente, a pandemia impôs as suas condições e hoje não nos é possível assinalar esta data como desejado.

Mas este 20 de maio de 2020 merece ser assinalado. Não só porque a história da Fundação deve ser celebrada, mas porque, mais do que nunca, devemos manter-nos ligados, unidos, em contacto. Aliás, ultrapassar a distância faz parte da natureza da FLAD: seja a distância de um oceano, de um sonho ou de uma ideia que promete fazer avançar o mundo.

O vídeo que hoje partilhamos serve para que nos lembremos uns dos outros, dos caminhos que já se cruzaram na FLAD e da importância que cada um de vós teve neste percurso.

O nosso passado é motivo de orgulho. Acredito que o presente e futuro também o serão. Nesta época em que reorganizámos as nossas vidas e as nossas formas de comunicar, também a FLAD reorientou a sua atividade dando destaque à intervenção social e de combate ao COVID-19, mas sem esquecer os apoios à Ciência, Educação, Cultura e Relações Transatlânticas, adaptados a um novo contexto.

A distância não nos impede de continuar a refletir e a debater ideias, por isso vamos, em breve, convidar-vos para participar nas nossas conferências online e para ouvir o nosso podcast. Nestes dias em que os limites são mais vincados, vamos tentar superá-los e continuar a cumprir a nossa missão: contribuir para o desenvolvimento de Portugal através da relação com os Estados Unidos da América.

Onde quer que estejam, obrigada por fazerem parte da história da FLAD e por nos ajudarem a levar Portugal mais longe. Somos Norte e Sul. Somos Açores. Somos Califórnia, Massachusetts e Rhode Island. Mesmo à distância, estamos juntos.

Até breve,

Rita Faden
Presidente da FLAD