A Comunidade Vida e Paz, uma IPSS que surgiu em 1988, conta com 32 anos de experiência na (re)construção de vidas de pessoas em situação de sem-abrigo. Através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção, a Comunidade Vida e Paz, apenas em 2020, apoiou diariamente mais de 490 pessoas na rua, distribuiu 180 mil ceias, acolheu 210 pessoas nos seus centros e 115 utentes passaram para a fase de reintegração social.
A rua nunca poderá ser o lar de alguém e para que organizações como a Comunidade Vida e Paz possam continuar a mudar vidas, a ajuda de todos é fundamental. Por essa mesma razão, e pelo trabalho incansável realizado por esta IPSS, a FLAD decidiu doar 26 mil euros, o que corresponde a 1 ano de gastos do novo Centro Integrativo da Comunidade Vida e Paz em Olaias, Lisboa. Este espaço permite acomodar casais em situação de sem-abrigo, até com acompanhamento de animais de estimação, de forma a construir um novo projeto de vida para os seus residentes.
Com o apoio de uma rede de 602 voluntários, 149 colaboradores, e diversos benfeitores, simpatizantes e amigos, esta IPSS integra no seu trabalho todos os apoios necessários à pessoa em situação de sem-abrigo, que vai desde a rua à reintegração social.
O contacto, sinalização e reencaminhamento das pessoas em situação de sem-abrigo ou de vulnerabilidade social, como é o caso de famílias carenciadas, dá-se com as Equipas de Rua da Comunidade Vida e Paz, com rotas diárias na Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas.
“Estas equipas (…) através da distribuição de uma ceia, com o objetivo de estabelecer o contacto com a pessoa e de começar a desenvolver uma relação de confiança, procuram chegar à conversa para que depois a pessoa se sinta motivada para a mudança de vida.” – Renata Alves, Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz
Após o estabelecimento deste contacto, as pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas são acolhidas no Espaço Aberto ao Diálogo (EAD), que as avalia e orienta para uma resposta que se adeque à sua problemática, seja dentro ou fora dos serviços da Comunidade Vida e Paz.
Para além de retirar estas pessoas da rua, o grande objetivo da Comunidade Vida e Paz é ajudá-las a obter a sua plena autonomia. Desta forma, a IPSS tem disponível várias opções de alojamento (como comunidades de inserção – Quinta da Tomada e Quinta do Espírito Santo – e apartamentos), cria planos de reabilitação adaptados a cada utente, procurando desenvolver as competências pessoais, sociais e profissionais indispensáveis à reintegração na sociedade, mas também tem uma residência de cuidados continuados em saúde mental, duas comunidades terapêuticas (de Fátima e da Tomada) para o tratamento de adições e um programa de acompanhamento pós-alta dos vários centros da Comunidade.
Como Ajudar?
Como todos sabemos, a pandemia diminuiu, e chegou a fechar, maior parte dos serviços disponíveis para a população em situação de sem-abrigo. No entanto, a Comunidade Vida e Paz continuou a ir ao encontro destas pessoas em dificuldades e reforçou ainda mais os seus serviços de apoio e distribuição de bens essenciais.
Continuar a ajudar a Comunidade Vida e Paz é fundamental, especialmente nesta altura, e pode fazê-lo de diversas maneiras. Para ajudar pode encontrar toda a informação de que necessita em baixo e/ou aqui: https://www.cvidaepaz.pt/ajudar/#!/doacoes.
Donativos: Faça um donativo à Comunidade Vida e Paz, no valor que entender e puder, através de:
- Entidade referência;
- Transferência bancária (para Montepio Geral: PT500036 0000 9910 5505051 96; Caixa Geral de Depósitos: PT500035 0675 0003 5284 6306 8; ou Novo Banco: PT500007 0023 0054662 0018 93);
- MBWAY (para 912 340 222);
- PAYSHOP (através dos serviços CTT);
- Envio de vale postal/cheque (para Rua Domingos Bomtempo, nº 7 1700-142 Lisboa)
Doações em géneros: Bens alimentares, produtos de higiene, vestuário, calçado, ou outros bens de primeira necessidade, são fundamentais para as pessoas que a Comunidade Vida e Paz apoia diariamente, seja para os residentes nos centros da Comunidade ou para as mais de 490 pessoas em situação de sem-abrigo abrangidas pelas Equipas de Rua.
Se tem estes bens e quer juntar-se a esta causa, entregue ou envie para a Sede da Comunidade Vida e Paz: Rua Domingos Bomtempo, nº 7, 1700-142 Lisboa. Entregas podem ser feitas entre as 09h e as 20h, todos os dias.
0.5% do seu IRS: Ao preencher o seu IRS lembre-se que pode ajudar a Comunidade. Assinale com um X no campo 1101 e escreva o NIF 502 310 421 no quadro 11 do modelo 3. Dessa forma, 0,5% do seu IRS será entregue à Comunidade Vida e Paz, sem qualquer custo para si e estará a ajudar quem mais precisa.
Amigos da Comunidade: Amizades que mudam vidas. Pode contribuir para a atividade da Comunidade através do sistema de débito direto. O valor mínimo de contribuição é de 5€/mês. Torne-se amigo da Comunidade aqui: https://www.easypay.pt/form/?f=amigos-da-comunidade
Voluntariado: Os voluntários são uma peça fundamental na intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo. A ação da Comunidade apenas é possível graças ao trabalho dos seus voluntários, que todos os dias, nas mais diversas atividades (no Espaço Aberto ao Diálogo, nas Comunidades Terapêuticas e de Inserção, Festas de Natal, Banco de Roupa, Equipas de Rua, etc.), dão um pouco de si a esta causa. Descubra como se pode tornar um voluntário aqui: voluntariado@cvidaepaz.pt.
Chamada de valor acrescentado: Estas chamadas são uma pequena grande ajuda. Ligue 760 50 10 20 (custo da chamada 0,60€+IVA). Fazer esta chamada significa lutar contra a pobreza e a exclusão social, de uma forma simples, rápida e em qualquer lugar.
Empresas comunitárias: Dê o que de melhor tem na sua empresa. Colocar horas, recursos e competências de trabalho dos seus funcionários ao serviço de quem mais precisa é também uma forma de contribuir. São várias as áreas de colaboração: consultoria, design, comunicação, auditoria, informática, entre outros.
Vamos ajudar?
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
25 de Maio, 2023
Bolsa FLAD/Pinto-Fialon para mestrado ou doutoramento na UC Berkeley
Apoio para estudantes de doutoramento…
23 de Maio, 2023
Bernardo Pinto da Cruz próximo FLAD/Saab Visiting Professor na UMass Lowell
Selecionado vai lecionar cadeira 'The…