Estão abertas as candidaturas para o Prémio FLAD Ciência Política, que premeia o aluno com a melhor dissertação de mestrado nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais com a participação no próximo congresso anual da American Political Science Association (APSA), que decorrerá em Filadélfia, Pensilvânia, de 5 a 8 de Setembro de 2024.

Em 2023, o Prémio FLAD Ciência Política premiou Bruno Rocha, estudante de doutoramento na NOVA FCSH, pela excelência demonstrada na sua tese de mestrado: “Uma Nação num Mundo de Estatuto: Os Ecos das Representações da ‘Nação Alemã’ nas Práticas de Procura de Estatuto Internacional.” Bruno Rocha viajou para Buenos Aires, Argentina, para participar no congresso internacional da International Political Science Association (IPSA), a convite da FLAD.

Na segunda edição, a FLAD vai premiar a melhor dissertação de um aluno que tenha nacionalidade portuguesa ou que tenha concluído o mestrado numa universidade portuguesa no domínio da Ciência Política e das Relações Internacionais – e cuja dissertação revele potencial para a investigação académica na sua área de estudo – com a oferta da inscrição, viagem e estadia no próximo encontro anual da American Political Science Association (APSA), a decorrer em Filadélfia, Pensilvânia, de 5 a 8 de Setembro de 2024.

O objetivo é premiar uma tese de mestrado que se distinga pela sua qualidade científica na área da Ciência Política e Relações Internacionais, e dar a jovens investigadores de universidades portuguesas a oportunidade de contactarem com alguns dos maiores cientistas políticos à escala mundial e de debaterem temas e conceitos de Ciência Política num ambiente internacional.

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 3 de Março.

Quem se pode candidatar?

  • Alunos de nacionalidade portuguesa ou mestrado concluído numa universidade portuguesa;
  • Tenham obtido o grau de mestre nas áreas de Ciência Política e/ou Relações Internacionais não mais de três anos antes da data de encerramento das candidaturas.

Na primeira fase, deverão ser submetidos os seguintes documentos:

  • Resumo da dissertação de mestrado, com um máximo de 850 palavras (em língua portuguesa ou inglesa);
  • CV (em língua portuguesa);
  • Carta de motivação (em língua portuguesa);
  • Uma carta de recomendação;
  • Certificado de habilitações ou diploma de Mestrado.

Segunda Fase:

Os candidatos selecionados para a segunda fase do concurso serão notificados da decisão do júri até dia 1 de abril de 2024 e serão convidados a submeter a sua dissertação de mestrado, previamente defendida, para apreciação pelo júri. A dissertação submetida deverá estar escrita em língua portuguesa ou inglesa.

As dissertações devem ser submetidas até dia 4 de Abril de 2024.

Prémio

O prémio a atribuir ao autor da dissertação vencedora é constituído por:

  • Pagamento da viagem de ida e volta e estadia em Philadelphia para 2024 APSA Annual Meeting;
  • Oferta da taxa de inscrição no congresso;
  • Oferta de três anos de quotas de membro da APSA.

Processo de avaliação e critérios de seleção:

As candidaturas serão avaliadas pelo júri, tendo em conta o potencial do candidato e da dissertação para o desenvolvimento de investigação científica de elevada qualidade.

Júri

As candidaturas serão avaliadas por um júri com a seguinte composição:

  • Rita Faden, Presidente da FLAD;
  • Madalena Meyer Resende, Professora, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Miguel Monjardino, Professor Convidado, Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Como submeter a candidatura:

As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário online disponível neste link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT . O portal para submissão de candidaturas estará aberto entre 15 de Janeiro e 3 de Março.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do EDITAL desde concurso – disponível neste link.

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar Leonor Barroso – leonor.barroso@flad.pt