O novo programa da FLAD – OpenArt – Concurso para a Itinerância da Coleção FLAD – destina-se a museus, municipais ou particulares, e centros de arte em Portugal que pretendam promover, em parceria com a FLAD, uma exposição com obras da coleção de arte contemporânea da Fundação.
O novo programa da FLAD – OpenArt – Concurso para a Itinerância da Coleção FLAD – vai disponibilizar obras da coleção de arte contemporânea da Fundação para exposições em museus, municipais ou particulares, ou centros de arte em Portugal. Além da cedência das obras, a FLAD trabalhará em parceria com a entidade selecionada durante todo o processo de conceção da exposição, seleção e montagem das obras, assim como na definição do programa de atividades paralelas, em articulação com o respetivo serviço de educação artística e cultural. O OpenArt tem como objetivo levar a coleção da FLAD a outros territórios do país, contribuindo para uma maior aproximação das comunidades locais à arte contemporânea e para o reforço do trabalho desenvolvido pelas instituições na produção e difusão de conhecimento e da oferta cultural.
A entidade selecionada terá a oportunidade de acompanhar e participar em todo o projeto expositivo, indicando um curador local, que trabalhará em colaboração direta com o curador designado pela FLAD. Entre os requisitos necessários para as candidaturas estão:
- Existência de espaço expositivo com um mínimo de 500 m2 e espaço linear mínimo de 150m;
- Desimpedimento do espaço durante montagem e exposição;
- Existência ou convite a um curador local, por parte do proponente, que acompanhará e participará em todo o processo da exposição em colaboração direta com o curador designado pela FLAD para a conceção da exposição e seleção das obras;
- Existência ou constituição de um serviço de educação artística e cultural. A FLAD, em colaboração com a instituição, selecionada disponibiliza-se para ajudar na constituição deste serviço e de um programa de atividades;
- Disponibilidade do museu/centro de artes selecionado para a programação de conferências, lições ou workshops no quadro da exposição em causa;
- Disponibilidade do espaço para iniciar a exposição no segundo semestre de 2023.
As candidaturas devem ser submetidas até dia 20 de março, em formulário próprio, através do sistema de candidaturas online (https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT) e com os seguintes documentos:
- Apresentação do museu/centro de artes;
- Projeto expositivo (máximo 5 páginas);
- Cronograma;
- Plantas do espaço objeto de proposta;
- CV do curador local.
Para mais informações sobre o concurso e responsabilidades de cada entidade, aconselhamos a leitura do Edital – OpenArt 2023.
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
25 de Maio, 2023
Bolsa FLAD/Pinto-Fialon para mestrado ou doutoramento na UC Berkeley
Apoio para estudantes de doutoramento…
23 de Maio, 2023
Bernardo Pinto da Cruz próximo FLAD/Saab Visiting Professor na UMass Lowell
Selecionado vai lecionar cadeira 'The…