O Meet the Author – Encontros com Escritores Americanos regressa à FLAD no próximo dia 31 de outubro com o autor do icónico bestseller American Psycho (Psicopata Americano), Bret Easton Ellis. Estilhaços, a sua primeira obra de ficção em mais de uma década, será publicado em Portugal este mês, pela LeYa/ASA.

Controverso, polarizador e genial, Bret Easton Ellis é uma espécie de príncipe das trevas da literatura americana, e, acima de tudo, ele mesmo – um provocador. Autor de treze livros, vários deles adaptados para o cinema, é mais conhecido pelo icónico American Psycho, obra proibida em vários países e lhe viria a custar o seu contrato com a Simon & Schuster.

American Psycho tornar-se-ia uma obra de culto – uma espécie de comédia negra e sátira da América de Ronald Reagan e uma crítica pós-moderna à cultura de consumismo da sociedade capitalista – após chegar ao cinema em 2000, com Christian Bale no papel principal do yuppie serial killer nas horas vagas.
Bret Easton Ellis apresenta agora Estilhaços, o seu primeiro romance desde 2013, e que será publicado este mês pela LeYa/ASA. Esta é, segundo o próprio, a obra que queria escrever – e que o atormentou – durante duas décadas. Uma espécie de memória sobre o que lhe aconteceu a si e aos seus amigos no último ano do liceu, e que a última vez que a tentou escrever, acabou num hospital com um grave ataque de ansiedade.

A conversa com Bret Easton Ellis decorrerá no dia 31 de Outubro, às 18h30, no auditório da FLAD, na Rua do Sacramento à Lapa, 21 – Lisboa.

A sessão é aberta ao público e a entrada é gratuita. Caso queira assistir, por favor envie um email para fladport@flad.pt.

Sinopse: Estilhaços – LeYa/ASA, 2023

LOS ANGELES, 1981. Buckley College está ao rubro.

Bret tem 17 anos e está no último ano do liceu quando o seu caminho se cruza com o de um novo aluno com um passado misterioso. Robert Mallory é atraente, carismático, e esconde um segredo. A obsessão que Bret sente por ele só é igualada pela sua inquietação com o Arrastão, um assassino em série que parece estar a aproximar-se do seu grupo de amigos, provocando-os com ameaças grotescas e arrepiantes atos de violência.

As coincidências que se seguem são, de facto, estranhas, mas são também filtradas pela imaginação de um adolescente, cujo dom para construir narrativas está prestes a torná-lo uma sensação literária.

Pode Bret confiar nos seus amigos – ou na sua própria mente – para compreender o perigo que podem estar a correr?

Tendo como pano de fundo o cenário vívido e nostálgico de L.A. na era pré-Menos Que Zero, Estilhaços é uma fusão hipnotizante de factos e ficção que explora de forma brilhante a vida emocional de Bret aos 17 anos – sexo e ciúme, obsessão e fúria assassina.