Aurora Santos e Duncan Simpson são os próximos Visiting Professors a ingressar no ano letivo 2023/24 na Universidade de Brown, e irão lecionar cadeiras sobre o Portugal contemporâneo durante um semestre, no Departamentos de Estudos Portugueses e Brasileiros de Brown.

Os professores Aurora Santos e Duncan Simpson* foram os escolhidos pelo júri para lecionar uma cadeira no reputado Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros desta instituição, considerada uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos. A escolha destes dois professores teve em conta a qualidade dos currículos, a experiência de ensino em inglês e a pertinência dos programas das disciplinas propostas pelos candidatos.

O júri foi composto por António Costa Pinto, investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Onésimo Teotónio Almeida, professor catedrático e investigador na Universidade de Brown, e Cristiana Bastos, antropóloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Elsa Henriques, administradora da FLAD, presidiu ao júri.

Aurora Almada e Santos é Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, onde se tem dedicado ao estudo da dimensão internacional da descolonização portuguesa. É autora de diversas publicações, designadamente capítulos de livros e artigos em revistas científicas e participa, com a apresentação de comunicações, em encontros científicos nacionais e internacionais. Desempenha ainda outras atividades como a edição de publicações, a organização de conferências, a revisão de artigos e a execução de projetos de investigação.

No Semestre de Outono de 2023, Aurora Santos vai lecionar o curso International Solidarity and the Struggle for Independence of Portuguese Colonies que terá por base o papel desempenhado pela solidariedade internacional no combate aos discursos anti-coloniais e anti-racistas e na atração de recursos materias e não materiais para os movimentos de libertação.

Duncan Simpson é doutorado pelo King’s College de Londres. Entre 2019 e 2021 foi Marie Curie Fellow no Instituto de Ciências Sociais (ICS), onde trabalhou sobre a história da polícia política salazarista vista “de baixo”. Enquanto investigador auxiliar do ICS, desenvolve actualmente o seu projecto investigação  “Public letter-writing in Salazar’s Portugal (1933-1974)”, financiado pela FCT. O seu último livro é intitulado “Tenho o prazer de informar o Senhor Director…”: Cartas de Portugueses à PIDE (1958-1968) (Lisbon: Bookbuilders, 2022). Tem leccionado em vários cursos de história contemporânea em França e Portugal.

No Semestre de Primavera de 2024, Duncan Simpson vai lecionar a cadeira Themes in the History of Salazar’s Estado Novo, from the Fascist Era to Decolonization (1932-1974) que se irá centrar no estudo da história da ditadura salazarista. A disciplina vai abranger todo o período do regime e as suas principais dimensões – nacionalismo, colonialismo, corporativismo, aparelho repressivo, relações Igreja/Estado e sistema de organização política.

Parabéns e bom trabalho!

 

*Nota: Inicialmente foi anunciado Vasco Martins como Professor Visitante do Semestre de Primavera de 2024. Por motivos pessoais, Vasco Martins não poderá partir para a Universidade de Brown, pelo que foi selecionado outro candidato.