A FLAD lança esta segunda-feira o primeiro episódio do seu novo podcast, Atlantic Talks.

Estas conversas semanais, onde cabem Portugal, os Estados Unidos e o resto do Mundo, serão conduzidas pelo jornalista Filipe Santos Costa. O primeiro convidado é o antigo primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Desde o dia em que decidiu juntar-se ao PSD há 40 anos, passando pelo contacto com os principais líderes mundiais – como George W. Bush, Barack Obama e Angela Merkel -, José Manuel Barroso passou em revista a sua história enquanto político e governante, e diz que “25 de abril de 1974 foi um dos dias mais felizes” da sua vida: “Estive no Largo do Carmo, assisti à queda do regime”.

O antigo primeiro-ministro português relembra também os dois anos que viveu nos Estados Unidos no final da década de 90 juntamente com a mulher e os filhos, quando foi professor visitante da Universidade de Georgetown, com o apoio da FLAD.

Sobre o presente e o futuro, diz que o clima político demonstra que a Europa deve ser mais independente.

“Sou sinceramente adepto de a Europa ter uma relação forte com os Estados Unidos. Dito isto, não pode a Europa estar sempre dependente dos Estados Unidos. (…) Nós, Europeus, temos que assumir que já somos adultos. ” – José Manuel Durão Barroso.

A entrevista com José Manuel Barroso faz parte do novo podcast lançado pela FLAD, intitulado Atlantic Talks. Todas as segundas-feiras será lançado um novo episódio com personalidades de vários setores da sociedade portuguesa, para explorar a ligação e o impacto dos Estados Unidos em Portugal ao longo dos últimos 35 anos.

A iniciativa está enquadrada no 35.º aniversário da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, que celebramos este ano.

O primeiro episódio do Atlantic Talks já está disponível nas seguintes aplicações: