No dia 19 de outubro, a FLAD organiza uma conferência para a apresentação dos resultados para Portugal do relatório Transatlantic Trends 2022, da autoria do German Marshall Fund of the United States e da Bertelsmann Foundation. Este inquérito à opinião pública de 14 países apresenta as opiniões da população dos dois lados do Atlântico sobre a reação doss governos têm reagido à guerra da Rússia na Ucrânia, a gestão das relações com a China e Rússia, e o papel da NATO e da União Europeia.

A apresentação dos resultados para Portugal estará a cargo de Gesine Weber, research analyst do German Marshall Fund em Paris. À apresentação seguir-se-a discussão dos resultados com a analista do GMF e Pedro Magalhães, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Raquel Vaz Pinto, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade NOVA de Lisboa.

A conferência decorrerá no dia 19 de outubro às  17h30, no auditório da FLAD, em Lisboa. A entrada é livre.

A edição de 2022 do Transatlantic Trends revela mudanças substanciais na forma como é vista a relação transatlântica, assim como desafios para o futuro da cooperação transatlântica. Os Estados Unidos são hoje vistos, de longe, como o principal ator na ordem mundial, mas perspetiva-se que a sua capacidade de determinar e influenciar os destinos da ordem mundial já esteja em declínio, que será mais pronunciado no futuro próximo. Os inquiridos esperam mudanças geopolíticas significativas para os próximos cinco anos, entre elas o crescimento do poder e influência da China na ordem mundial.

Portugal surge como um dos países em que os inquiridos com maior confiança na gestão feita pela União Europeia dos conflitos, mas também no estado da Democracia. O relatório dá ainda indicações sobre os possíveis caminhos que a opinião pública destes países esperam que venham a ser trilhados, entre eles o futuro da NATO e como gerir os conflitos num mundo cada vez mais dividido em blocos.

O relatório com as respostas a todas estas questões já está disponível na página na internet do German Marshall Fund of the United States, e pode ser consultado de forma livre através do seguinte link: https://www.gmfus.org/news/transatlantic-trends-2022