A Presidente da FLAD, Rita Faden, participou na terceira cimeira anual da California Portuguese American Coalition (CPAC), um encontro entre parceiros que representam a comunidade luso-americana nos EUA, em parceria com o Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS).

A CPAC é uma associação de políticos e líderes de movimentos cívicos luso-americanos da Califórnia com o objetivo de incentivar a cooperação na defesa dos interesses desta comunidade.

No encerramento da conferência, a Presidente da FLAD reforçou o compromisso da Fundação na luta por maior representação política da comunidade de luso-descendentes nos EUA, para uma defesa mais eficaz dos seus interesses.

É necessário defender melhor os nossos interesses, enquanto comunidade portuguesa. É mais fácil ter uma representação política mais forte, se estivermos presentes. É por isso que este projeto #MakePortugueseCount é tão importante. Porque se tivermos os números, temos um poder diferente.

À margem da cimeira da CPAC, Rita Faden reuniu com os membros da direção da CPAC e da PALCUS para discutir a estratégia para promover os interesses da comunidade luso-americana nos Estados Unidos da América. 

Tive uma discussão muito boa com o CPAC e com o PALCUS, e uma das coisas que discutimos é como construir uma representação política mais forte? Como temos experienciado, existem muitas ideias e interesses em promover Portugal e a comunidade portuguesa. A minha mensagem é para começar a fazer. Este é o momento. Há um interesse em Portugal que nunca vimos antes. Temos uma comunidade portuguesa forte e bem integrada, e isso é ótimo. Este é o momento que procuramos para tomar ação.

Num encontro promovido por Idalmiro da Rosa, Cônsul Honorário de Portugal em San Diego, na Califórnia, a Presidente da FLAD destacou, mais uma vez, a  importância de incluir a ascendência portuguesa no #Census2020, essencial para fortalecer a voz da comunidade nos Estados Unidos. A FLAD associa-se, assim, à campanha #MakePortugueseCount. 

Uma campanha muito importante, lançada pelo CPAC e pela PALCUS. É muito importante que todos os portugueses no Census 2020 consigam escolher que são portugueses.