Rita Faden, Elsa Henriques e James J. Kelly na liderança da FLAD

A Presidente da FLAD, Rita Faden (ao centro), com a Administradora Executiva, Elsa Henriques, e o Administrador Executivo, James J. Kelly

Rita Faden é presidente do Conselho de Administração e do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) desde janeiro de 2019.

Com uma longa carreira nas áreas dos Negócios Estrangeiros, Assuntos Europeus, Justiça, Segurança e Defesa, exerceu vários cargos de liderança na Administração Pública em Portugal. Foi Diretora-Geral no Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Ministério da Justiça e no Ministério da Administração Interna, tendo ainda integrado o Conselho Diretivo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Com uma vasta experiência de representação do Estado português e de negociação internacional na União Europeia e nas Nações Unidas, foi Chefe de Gabinete do Primeiro Ministro entre 2015 e 2018. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa.

Elsa Henriques e James J. Kelly integram também o Conselho de Administração e o Conselho Executivo da FLAD.

Elsa Henriques é doutorada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, onde é professora associada. Desde 1991, deu aulas em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento, orientando teses de mestrado e de doutoramento, de forma integrada com a sua investigação e sempre em estreita colaboração com a indústria nacional e internacional.

Desde 2007, fez parte dos grupos de trabalho da iniciativa MIT Portugal, participando ativamente na elaboração do programa doutoral na área “Engineering Design and Advanced Manufacturing”, do qual foi coordenadora.

Participou e coordenou diversos projetos de investigação e desenvolvimento com financiamento nacional e europeu, sempre em interação com a indústria, com um foco privilegiado na transferência de tecnologia e publicação de resultados, tendo sido delegada nacional no 6º e no 7º Programas Quadro da Comissão Europeia.

Com mais de 37 anos de experiência empresarial e institucional na área financeira e estratégica, o norte-americano James J. Kelly foi sócio da Pacific Crest Securities, uma empresa de investimentos que opera na área da gestão e aconselhamento a empresas do setor tecnológico. Antes, tinha lançado e gerido filiais de diversos bancos de investimento nos Estados Unidos. Formado em Administração de Empresas na Faculdade de Providence College, foi membro do Conselho Nacional de Supervisores desta instituição universitária.

Clique e veja aqui a composição dos órgãos sociais da FLAD.