Portuguese Beyond Borders Institute inaugurado a 13 de fevereiro na Universidade Estadual da Califórnia

A cerimónia de inauguração do Portuguese Beyond Borders Institute teve lugar dia 13 de fevereiro, na Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, que deu a primeira palestra no ciclo semestral de conferências planeado por este novo instituto que conta com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O Portuguese Beyond Borders Institute, dirigido pelo professor universitário Diniz Borges, está sediado na Faculdades das Artes e Humanidades da Universidade Estadual da Califórnia, mas trabalha com três faculdades e coordena o ciclo de conferências, assim como um projeto das histórias orais da emigração portuguesa para o Vale de San Joaquim (com a Faculdade de Ciências Sociais). Objetivo: criar um arquivo das histórias orais da imigração portuguesa na Califórnia.

Exposições, mesas redondas, recitais de poesia, formação de professores de língua portuguesa, programas com jovens alunos do ensino secundário, promoção dos cursos de língua e cultura portuguesas, assim como intercâmbio com a comunidade de origem portuguesa do centro da Califórnia, são algumas das iniciativas e acções previstas.

A Universidade Estadual da Califórnia, em Fresno, encontra-se numa região do Central Valley da Califórnia onde há uma forte presença de comunidades luso-americanas e na qual dois congressistas de ascendência portuguesa são eleitos.

Está ainda a criar duas áreas de estudos em português. Uma denominada “Portuguese Language and Cultures Minor”, que se concentrará em língua e cultura, incluindo literatura e cultura do mundo lusófono, assim como um curso específico relacionado com os Açores.  A segunda “Portuguese Studies Minor” será multidisciplinar e incluirá cursos no ramo das ciências sociais, como “A Experiência Luso-Americana na Califórnia”, “A Presença Portuguesa na Agropecuária da Califórnia” e “Literatura Luso-Americana”, entre outros.

Em 2018 foi organizado um Presidential Portuguese Leadership Council na Universidade, que envolve toda a sociedade civil e outras entidades locais, bem como os congressistas luso-americanos e a presidência da FLAD. O objectivo deste Council é orientar o futuro Center For Portuguese Studies que deverá ser interdisciplinar e inclui as Faculdades de Agricultura, Ciências Sociais, Educação, Ciências Económicas e Artes e Letras.