A FLAD realiza no próximo dia 29 de março às 18h30 homenagem e apresentação da edição portuguesa do livro Teoria da Política Unipolar, a obra de referência de Nuno Monteiro, Professor da Universidade de Yale, falecido em 2021 – a entrada é livre, mediante confirmação.

Nuno Monteiro nasceu em 1971, no Porto. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e mestre em Teoria e Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa, concluiu o doutoramento em Ciência Política na Universidade de Chicago em 2009. A sua investigação centrou-se na política das grandes potências, transições de poder, proliferação nuclear, causas da guerra e nacionalismo.

Era, desde 2017, Professor na prestigiada Universidade de Yale, na qual foi também diretor do Centro de Estudos de Segurança Internacional, e onde lecionava nas áreas de Teoria das Relações Internacionais e Estudos de Segurança e Defesa. Nuno Monteiro era ainda investigador no Centro Whitney e Betty MacMillan e membro do Branford College.

O seu trabalho foi publicado na Annual Review of Political Science, International Organization, International Security, International Theory, and Perspectives on Politics, e contribuiu com artigos de opinião para referências da imprensa internacional como a Foreign Affairs, The Guardian, The National Interest, Project Syndicate e USA Today.

Em 2014, publicou o livro Theory of Unipolar Politics, pela editora da Universidade de Cambridge, cuja edição portuguesa – apoiada pela FLAD – chega agora às livrarias editada pela Almedina. Esta obra será apresentada no auditório da FLAD, em Lisboa, esta quarta-feira, por Ana Santos Pinto, Professora e investigadora do IPRI-NOVA.

A obra de referência de Nuno Monteiro – que, três anos mais tarde, publicou Nuclear Politics: The Strategic Causes of Proliferation, em coautoria com Alexandre Debs–  oferece uma tentativa de construir uma teoria do sistema internacional unipolar liderado pelos Estados Unidos, e coloca questões que são cada vez mais relevantes no mundo em que vivemos: será esta ordem duradoura? Será pacífica? E qual a grande estratégia mais adequada para que os EUA se mantenham líderes?

As conclusões de Nuno Monteiro em 2014 são tão atuais como o eram há quase uma década: que a preponderância de poder dos EUA ainda tem vitalidade para se manter, mas que provavelmente resultará em conflitos frequentes; que para os EUA manterem esse poder terão de continuar ativos militarmente em várias regiões do mundo; e que terão de acomodar o crescimento económico dos seus principais concorrentes, nomeadamente a China.

No próximo dia 29, contamos com a sua presença para recordar e reforçar a importância do legado de um dos mais prestigiados cientistas políticos portugueses.

A sessão decorre às 18h30, no Auditório da FLAD, em Lisboa. A entrada é livre, mediante confirmação para fladport@flad.pt.