No Dia Mundial da Língua Portuguesa, a FLAD e o Instituto Camões juntaram-se para mais uma iniciativa para promover a língua e a cultura portuguesas nos Estados Unidos

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e o Instituto Camões assinaram esta terça-feira um novo protocolo de cooperação para reforçar o estudo, ensino e investigação da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos da América e aumentar o acesso à programação e avaliação curricular em Língua Portuguesa.

A FLAD e o Instituto Camões, parceiros de longa data, vão reforçar a coordenação e coesão dos diferentes núcleos regionais de ensino da Língua Portuguesa e apostar em estratégias de promoção, melhoria e fortalecimento do estudo da língua. O objetivo é ter mais docentes, estudantes e investigadores da língua e cultura portuguesas nos EUA.

“Para a FLAD, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, a prioridade é colaborar com o Camões para apoiar o ensino do Português nos EUA. Nos contactos que tive nos Estados Unidos, percebi um grande interesse pela língua portuguesa por parte das novas gerações da comunidade luso-americana. Por isso, temos que procurar alargar a rede de escolas com ensino de Português e ajudar a qualificar e formar os professores de Português nos EUA. E também é importante que possam conhecer a literatura portuguesa pelo que queremos alargar a oferta de livros portugueses nas escolas” – Rita Faden, Presidente da FLAD.

Porque é tão importante promover o estudo e o ensino da língua portuguesa nos EUA?

Há atualmente 18.627 alunos no ensino básico e secundário e 1.595 estudantes no ensino superior, apoiados por 386 e 18 docentes.

Nos últimos 10 anos, o número de alunos aumentou 100%. A importância dada pelo sistema educativo à Língua Portuguesa concretiza-se na sua acreditação como língua de acesso ao ensino superior, através do exame National Examinations in World Languages (NEWL) em Português.

Que iniciativas prevê o protocolo?

  • A promoção conjunta do NEWL em Português, em parceria com os American Councils for International Education, que creditam as aprendizagens de Língua Portuguesa para acesso ao ensino superior nos EUA. Para aumentar o número de alunos inscritos no exame NEWL em Português, serão financiados os custos de participação dos alunos luso-descendentes
  • O desenvolvimento conjunto de programas de formação de professores de língua e cultura portuguesas, através da Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro que o Camões, I.P. mantém nos EUA;
  • A doação de materiais pedagógicos para o ensino da Língua Portuguesa nesse país, colaboração que, em 2019, permitiu já a distribuição de 54 bibliotecas escolares, e promovida a investigação em língua e cultura portuguesas através do American Councils Research Center e do American Academy of Arts and Sciences (AAAS).

A FLAD e o Instituto Camões estão também a considerar a criação de uma nova cátedra numa universidade dos EUA, que poderá vir a juntar-se à Cátedra do Camões, I.P. na Universidade de Berkeley, Califórnia, designada “Ana Hatherly”.

Estas iniciativas irão permitir reforçar o posicionamento da língua portuguesa no quadro do sistema educativo americano, como língua estrangeira e de herança, promover a língua e a cultura portuguesas junto da sociedade americana e, ao mesmo tempo, fomentar a coesão no seio da importante comunidade luso-americana nos EUA, valorizando formas de expressão da sua identidade.

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O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.