*Na atual situação de exceção que atravessamos, a FLAD decidiu manter abertos os concursos e será flexível caso haja necessidade de adiamento ou cancelamento da partida, sem prejuízo para os beneficiários.

A FLAD, no âmbito do protocolo estabelecido com a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas – Arquivo Nacional da Torre do Tombo (DGLAB-ANTT), promove anualmente bolsas de investigação de curta duração integradas num programa de apoio à promoção da língua e cultura portuguesa nos EUA.

Este programa destina-se a investigadores de universidades e/ou centro de investigação dos Estados Unidos da América, que estejam interessados em estudar os fundos e coleções documentais do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com vista à elaboração de projetos no âmbito da arquivística, da história, ou da cultura e língua e cultura portuguesas

As bolsas têm uma duração mínima de um (1) mês e máxima de três (3) meses e são no valor de 1.400 euros mensais, podendo incluir, adicionalmente, o pagamento da viagem ida e volta até 750 euros, mediante comprovativos de despesa. Adicionalmente, o período de investigação deve ser iniciado obrigatoriamente até dezembro de 2020.

Cada candidato deverá incluir na candidatura:

  • Ficha de candidatura devidamente preenchida;
  • Curriculum vitae do candidato;
  • Descrição do plano de estudos e do projeto em que o mesmo se insere;
  • Documento comprovativo do vínculo à Universidade ou Instituto a que o candidato se encontre associado;
  • Credenciais abonatórias do projeto e que sejam de interesse para a apreciação da candidatura.

A avaliação é feita por um júri composto pela FLAD e pelo DGLAB.

O prazo de candidatura decorre até 15 de abril de 2020. Os candidatos serão notificados do resultado até 30 de abril.

Para mais informações sobre o concurso visite aqui.

Em caso de dúvidas adicionais contacte dsieq@dglab.gov.pt