Visiting Family Program

VisitingPage2

O Visiting Family Program é uma iniciativa que se insere no âmbito do projecto Study in Portugal Network (SiPN) da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O Study in Portugal Network (SiPN) é um programa de estudos “study abroad” desenvolvido para atrair estudantes universitários Norte-Americanos para as universidades portuguesas. Os estudantes podem permanecer em Portugal durante um verão, um semestre ou um ano académico.

Para além da experiência académica, o SiPN ambiciona proporcionar aos seus alunos o conhecimento e o contacto com a cultura e tradições portuguesas.

Nesse sentido, o Visiting Family Program, permite aos estudantes interessados visitar e conviver com uma família portuguesa.

Por sua vez, para as famílias anfitriãs é uma oportunidade única de contacto e de experiência intercultural com jovens universitários americanos, tipicamente com idades compreendidas entre os 19 e 24 anos, cujo nível de fluência em português pode ser principiante, intermédio ou avançado.

Em que consiste ser uma família anfitriã?

Ser uma família anfitriã de um aluno do SiPN é assumir o compromisso de um encontro por mês durante o período de estadia em Portugal, sem prejuízo desse convívio poder ser mais frequente. O objectivo é dar a conhecer o nosso quotidiano – os nossos costumes e tradições.

Comunicação é a palavra-chave e uma vez feita a ligação entre o estudante e a família, espera-se que entre ambos sejam feitos planos em conjunto, partilhando assim a responsabilidade de se encontrarem. O leque de actividades a proporcionar é imenso e variado.

O que esperar de ambas as partes?

  • Convidar o aluno a participar em actividades e visitas na cidade de Lisboa e arredores;
  • Convidar o aluno a participar em celebrações familiares e festivas;
  • Permitir ao aluno a integração nas rotinas familiares;
  • Visitar o local de trabalho de um ou mais membros da família;
  • Preparar refeições em conjunto e ensinar algum vocabulário em português, e vice-versa em inglês;
  • Oportunidade para ambas as partes praticarem inglês (a família) e português (o aluno).

Se está interessado em ser uma família anfitriã, solicitamos que preencha o seguinte formulário e aguarde o nosso contacto.

Visiting Family Program