Seminário FLAD/IPP 2017: Lições Americanas para o Euro, de Jeffry Frieden, com Marina Costa Lobo, Vasco Rato, Francesco Franco, Paulo Trigo Pereira e Luís Teles Morais


Jeffry Frieden, professor de Economia Política na Universidade de Harvard, está em Lisboa a convite da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Institute of Public Policy (IPP). Frieden foi o orador de uma conferência que se iniciou às 17h30 desta quinta-feira, no auditório da sede da FLAD, a partir do ensaio “Lições para o euro da história monetária e financeira americana”, de que é autor.

Seguiu-se um debate entre Francesco Franco (Professor NOVA SBE, Diretor IPP) e Paulo Trigo Pereira (ISEG, Deputado do PS, membro do IPP), com a moderação de Luís Teles Morais (ISEG/IPP). A abertura do seminário ficou a cargo de Marina Costa Lobo (investigadora do ICS e vice-presidente do IPP) e de Vasco Rato (Presidente da FLAD).

O objetivo deste seminário era apresentar, apesar das diferenças importantes, a experiência americana federal, como a mais rica fonte histórica de inspiração, para enformar o processo de integração europeia.

Em particular, comparam-se as tensões entre os Estados mais ricos e mais pobres com as divisões atuais entre os “credores” do Norte e os “devedores” do Sul da Europa. As lições americanas prendem-se precisamente com as políticas e instituições que permitiram resolver essas tensões de forma duradoura. Pretendemos, assim, disseminar conhecimento no debate público português, de modo a que possa informar essa discussão quer a nível nacional, quer nas intervenções de Portugal em fóruns europeus.

Jeffry Frieden é Professor de Ciência Política na Universidade de Harvard e especializou-se em relações monetárias e financeiras internacionais. É autor das obras Currency Politics: The Political Economy of Exchange Rate Policy (2015), Lost Decades: The Making of America’s Debt Crisis and the Long Recovery (co-autoria com Menzie Chim, 2011), Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century (2006), Banking on the World: The Politics of American International Finance (1987) e ainda Debt, Development, and Democracy: Modern Political Economy and Latin America, 1965 1985 (1991), sendo que ainda é co-autor e co-editor de outros livros e temáticas relacionados com estas temáticas. Os seus artigos sobre política e economia internacional tiveram lugar em inúmeras publicações académicas e de interesse geral.

Veja o site do IPP clicando aqui.

Leia a entrevista de Jeffry Frieden ao diário online Observador.