Revista de Imprensa sobre Luso-Descendentes nos EUA

O Legislators' Dialogue juntou políticos lusoamericanos e portugueses

O Legislators’ Dialogue juntou políticos lusoamericanos e portugueses

DEVIN NUNES INTRODUZ PROJECTO-LEI PARA REFORMAR REGIME FISCAL DAS EMPRESAS
O congressista luso-descendente Devin Nunes introduziu um projecto-lei que visa alterar a forma como o governo federal aplica os impostos sobre os rendimentos das empresas. O objectivo é aumentar a produtividade, criar mais emprego, gerar maiores rendimentos e melhorar as oportunidades das pessoas a todos os níveis salariais. O projecto-lei será discutido ao longo de 2016 pelo comité da especialidade na Câmara dos Representantes.

PARA LER MAIS: “Rep. Nunes Business Tax Reform Bill Introduced” (National Small Business Association).

TOOMEY JUNTA-SE A DEMOCRATAS PARA BLOQUEAR PROJECTO-LEI SOBRE ENERGIA

O luso-descendente Patrick Toomey foi um dos senadores Republicanos a votar ao lado dos Democratas no sentido de bloquear um projecto-lei sobre a energia. Esta decisão foi motivada pelo facto de a maioria Republicana se ter mostrado relutante quanto à provisão de centenas de milhões de dólar em ajuda federal a Flint, no estado do Michigan, com vista a reparar e substituir os canos da cidade contaminados com chumbo.

PARA LER MAIS: “US Senate Dems Block Energy Bill In Impasse Over Flint” (Associated Press via ABC).

PAT TOOMEY APOIA MARCO RUBIO PARA PRESIDENTE

O senador luso-descendente Patrick Toomey anunciou o seu apoio à candidatura presidencial do Republicano Marco Rubio. Toomey afirmou que Marco Rubio possui a qualidade de apelar a uma vasta base de apoio e tem o potencial de realizar um bom trabalho no que respeita ao estado da Pensilvânia, adiantando estar impressionado com a liderança de Rubio em termos de assuntos relacionados com a defesa nacional.

PARA LER MAIS: “Sen. Pat Toomey endorses Marco Rubio’s presidential bid” (Penn Live).

JIM COSTA APOIA HILLARY CLINTON PARA PRESIDENTE

O congressista luso-descendente Jim Costa declarou o seu apoio à colega Democrata Hillary Clinton para a corrida presidencial. Costa afirma que Hillary Clinton, considerada como favorita a vencer a nomeação presidencial pelo partido Democrata, é o candidato mais qualificado para servir como Presidente dos EUA. Jim Costa é o terceiro dos cinco congressistas da região de Central Valley, no estado da Califórnia, a anunciar o seu apoio a um candidato presidencial.

PARA LER MAIS: “Jim Costa endorses Hillary Clinton for president” (The Fresno Bee).

JACK MARTINS PROCURA FINANCIAMENTO PARA ESTUDO SOBRE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM NASSAU, NOS EUA

O luso-descendente Jack Martins é um dos dois senadores do estado de Nova Iorque que pretendem alocar três milhões de dólares do orçamento estadual para realizar um estudo sobre as águas subterrâneas do condado de Nassau. O estudo produzirá mais detalhes sobre onde estão localizadas as fontes de água potável do condado e o processo como essas estão a ser substituídas por água salgada.

PARA LER MAIS: “Nassau County groundwater study needed, legislators say” (Newsday).

MICHAEL RODRIGUES SOBE NA HIERARQUIA DO SENADO DE MASSACHUSETTS

Michael Rodrigues, senador luso-descendente no estado do Massachusetts, foi promovido para uma posição de liderança no Senado estadual. Rodrigues assumiu o posto de líder adjunto da maioria no Senado de Massachusetts, beneficiando da renúncia de Anthony Petruccelli, que transitou para uma empresa de lobbying.

PARA LER MAIS: “Rodrigues moves into Senate leadership” (The Herald News).

ASSINADO PROTOCOLO ENTRE INSTITUTO CAMÕES E O RHODE ISLAND COLLEGE

O Instituto Camões assinou um protocolo de cooperação com o Rhode Island College. O acordo estabelece que o Instituto Camões apoie o programa de português da instituição norte-americana através da provisão de uma colecção bibliográfica de materiais de ensino, de história e de cultura, bem como materiais audiovisuais, bolsas de investigação, prémios académicos e um estipêndio anual para a realização de programas. Em troca, o Rhode Island College manter-se-á empenhado em divulgar e promover estudos e investigação sobre a língua portuguesa e culturas lusófonas.

PARA LER MAIS: “Portuguese Ambassador Visits RIC, Signs Cooperation Agreement” (Rhode Island College).

EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS PARA OS EUA ATINGEM VALOR MAIS ALTO EM DEZ ANOS

As exportações portuguesas para os EUA atingiram, em 2015, o valor mais elevado dos últimos dez anos, ultrapassando os 2500 milhões de euros, o que representa um aumento de 68% entre 2000 e 2015. Os EUA destronaram assim Angola, até então o principal destino dos bens nacionais para fora da UE. Em comparação com 2014, as vendas portuguesas para os EUA subiram 22%, sendo hoje o quinto principal cliente de Portugal. Em 2014 ocupavam a sexta posição.

PARA LER MAIS: “Exportações para os EUA atingiram o valor mais alto dos últimos dez anos” (Público).

PORTUGUESA FAZ SUCESSO EM FESTIVAL DE CINEMA SUNDANCE

A portuguesa Kika Magalhães conquistou a crítica de cinema dos EUA com o papel de protagonista em “The Eyes Of My Mother”, sendo considerada uma revelação do festival de cinema de Sundance, dedicado ao cinema independente de novos autores. Na edição de 2016 concorreram filmes de 37 países e 48 realizadores estreantes. Kika Magalhães dá vida a uma personagem portuguesa que também se chama Francisca. Além de algumas cenas serem faladas em português, Kika surge a comer arroz de cabidela e a banda sonora inclui fados de Amália Rodrigues.

PARA LER MAIS: “Kika, a portuguesa revelada em Sundance” (RTP).

LUSO-DESCENDENTE ASSUME AS RÉDEAS DA DIOCESE DE HOUSTON

O luso-descendente Steven Joseph Lopes, de 40 anos, é o novo bispo de Houston e responsável pela estrutura da Igreja Católica nos EUA que acolhe os anglicanos. O Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro, estrutura criada em 2012, visa acolher os fiéis daquela confissão religiosa que, apesar de terem aderido à fé católica, pretendiam manter os seus rituais tradicionais. Esta instituição, sediada em Houston, abrange 62 padres e mais de 20 mil fiéis distribuídos por 43 paróquias nos EUA e Canadá, os quais serão agora liderados pelo luso-descendente.

PARA LER MAIS: “Luso-americano assume diocese de Houston” (Jornal de Notícias).

TECNOLÓGICA PORTUGUESA OBTÉM INVESTIMENTO DE FUNDO NORTE-AMERICANO

A Outsystems, uma empresa tecnológica portuguesa que disponibiliza uma plataforma de desenvolvimento rápido de aplicações, anunciou que fechou uma ronda de financiamento de 55 milhões de dólares com o fundo de capital de risco norte-americano North Bridge. Paulo Rosado, líder da empresa portuguesa, considera os EUA como a região mais importante para o desenvolvimento do negócio e afirma ter 120 postos de trabalho para preencher.

PARA LER MAIS: “Portuguesa Outsystems obtém investimento de mais de 50 milhões de fundo americano” (Jornal de Negócios).

PRIMEIRO CIENTISTA PORTUGUÊS NA ACADEMIA DE ENGENHARIA DOS EUA

O cientista e vice-reitor da Universidade do Minho Rui Reis é o primeiro português eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos EUA. Rui Reis está, assim, entre os 22 novos membros estrangeiros e os 80 norte-americanos eleitos em 2016, pelo que a academia passa a contar com 2275 membros dos EUA e 232 de outros países. Os novos membros serão nomeados oficialmente durante uma cerimónia a realizar em Washington, em Outubro de 2016, durante o encontro anual da academia.

PARA LER MAIS: “Rui Reis é o primeiro cientista português na Academia de Engenharia dos EUA” (Lusa via SIC Notícias).

FILME PORTUGUÊS DISTINGUIDO EM FESTIVAL DE CINEMA NORTE-AMERICANO

Depois de ter sido um dos 15 filmes que integram a competição oficial do festival norte-americano Cinequest, o novo filme de Luís e Gonçalo Galvão Teles, “Gelo”, foi distinguido pelo Chicago Latino Film Festival. Considerado o maior festival latino-americano dos EUA, nele são apresentados anualmente mais de 100 longas e curtas-metragens. Protagonizado pela actriz espanhola Ivana Baquero, o filme, produzido pela Fado Filmes, conta ainda com as participações de Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Inês Castel-Branco e Ivo Canelas.

PARA LER MAIS: “Filme português distinguido em festival americano” (Diário de Notícias).

APP DE PORTUGUÊS GARANTE APOIO E INVESTIMENTO DE HOMEM FORTE DO FACEBOOK

A Roger, startup nova-iorquina fundada e liderada pelo português Ricardo Vice Santos, angariou um milhão de dólares de investimento. A operação foi liderada pela empresa capital de risco Social Capital, fundada em Silicon Valley por Chamath Palihapitya, um dos homens fortes do Facebook, e que conta ainda com a presença de investidores ligados ao Spotify. A Roger foi lançada por Ricardo Vice Santos e por Andreas Blixt, ex-colegas de trabalho nos escritórios do Spotify.

PARA LER MAIS: “Homem forte do Facebook investe na ‘app’ de um português, a Roger” (Observador).

ABERTAS CANDIDATURAS PARA FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS EM NOVA IORQUE

As inscrições para a sexta edição do NY Portuguese Short Film Festival, a decorrer em simultâneo nos EUA e em Portugal, a 3 e 4 de Junho de 2016, estão abertas até ao dia 29 de Fevereiro de 2016. Podem concorrer ao festival todos os realizadores portugueses, residentes no país ou no estrangeiro, que tenham produzido filmes, com menos de 18 minutos de duração, nos últimos três anos. As candidaturas serão seleccionadas e submetidas à apreciação de um júri composto por figuras do meio cinematográfico português, brasileiro e norte-americano.

PARA LER MAIS: “Abertas inscrições para festival de curtas-metragens portuguesas em Nova Iorque” (Lusa).