Equipa de Investigação

Fique a conhecer a equipa, liderada pelo Prof. Doutor Ruben Eiras, responsável pela investigação do Programa de Segurança Energética.

Prof. Doutor Ruben Eiras

Diretor do Programa Segurança Energética FLAD

Especialista em segurança energética. Doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa – Instituto Universitário de Lisboa e Academia Militar com a tese: Política de Segurança Energética – O potencial da cooperação estratégica Portugal-Brasil. Mestrado Executivo em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo MIT-Portugal (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa). SAS Technical Member Energy Security da Science and Technology Organization da NATO. Membro do Group of Experts on Natural Gas da United Nations Economic Commission for Europe (UNECE). Gestor de Ciência e Tecnologia na Direção de Investigação e Tecnologia da Galp Energia. Atualmente também é assessor do Gabinete da Ministra do Mar para a Energia e Indústria.

Engº Adriano Granadeiro

Natural Gas Specialist do Programa FLAD Segurança Energética

Desde 2006 que desenvolve a sua actividade profissional na indústria petrolífera, na Partex Oil and Gas, nas áreas de Upstream e Midstream, detendo uma experiência multifacetada nas diversas vertentes de negócio.

Actualmente é responsável pela supervisão e avaliação de projectos e operações de exploração e produção de petróleo e gás, com enfoque em Joint Ventures no Médio Oriente, onde participa nos comités técnicos de decisão.

Está a fazer um doutoramento em estratégias de optimização da cadeia de valor do gás natural através de um protocolo entre o Instituto Superior Técnico e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

É licenciado em Engenharia Mecânica, na área de energia, pelo Instituto Superior Técnico, tendo ainda um Mestrado Executivo em Sistemas Sustentáveis de Energia no âmbito do programa MIT-Portugal.

Engº Pedro Louro

Oil & Gas Researcher do Programa FLAD Segurança Energética

Detém mais de 16 anos de experiência no sector de Oil & Gas, tendo passado pelas áreas de engenharia, comercialização, inovação e desenvolvimento de negócios. Actualmente desenvolve funções no desenvolvimento estratégico de novos negócios na área de Exploração e Produção.

Foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de diversos projectos de eficiência energética baseados em contratos de performance.

Com formação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, e uma pós-graduação em Energias Renováveis. É perito CMVP, membro da AEE (Association of Energy Engineers) e da AIPN (Association of International Petroleum Negotiators).

Actualmente é Vice-Presidente da secção Portuguesa da Association of Energy Engineers.
É tutor do Banco de Inovação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

É formador convidado pelo ISQ na Pós-Graduação de Eficiência Energética e Gestão de Energia e responsável pela disciplina de Avaliação de Investimentos Energéticos e Contratos de Performance.

Engº Ricardo Leite

Energy Systems Researcher do Programa FLAD Segurança Energética

DLicenciado em Engenharia Mecânica pelo IST – Instituto Superior Técnico (2000), onde, em 1998-1999, foi membro da direcção da Associação dos Estudantes. Além do curso de especialização em Gestão do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (2011-12), encontra-se, desde 2012, a frequentar o curso de Formação Avançada em Gestão, na Academia Galp Energia, da responsabilidade da Universidade Católica Portuguesa e da Porto Business School. Boa parte da sua carreira profissional tem sido dedicada ao sector da Energia.

Ingressou, em 1999, na Petrogal – Galp Energia, onde trabalhou em áreas tão diversificadas, como a Refinação, Lubrificantes, Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade e, mais recentemente, Gás & Power.

Dedica-se à Eficiência Energética desde 2009, nomeadamente através da participação ativa na criação de uma ESCO (Energy Services Company), a Galp Soluções de Energia. Foi responsável pela implementação de projectos de eficiência energética e de produção descentralizada de energia.

É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros, perito de Medição e Verificação de Poupanças Energéticas (CMVP) e, mais recentemente, investigador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Formador em cursos relacionados com Energia, Gestão de Energia, Energias Renováveis, Eficiência Energética e Contratos de Performance Energética, tem sido orador e participado em inúmeras conferências/debates especialmente relacionas com aqueles temas.

Apoios e Parcerias: