Notícias de Política nos Estados Unidos

Papa Francisco vai estar no Congresso dos Estados Unidos

Papa Francisco vai estar no Congresso dos Estados Unidos

Sabia que o Papa Francisco será o primeiro líder da Igreja Católica a discursar perante o Congresso norte-americano? O Sumo Pontífice marcará presença no Capitólio a 24 de Setembro de 2015 durante uma visita de uma semana aos EUA. Leia esta e outras notícias na newsletter semanal da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, hoje sobre o estado da política norte-americana.

CASA BRANCA AMEAÇA VETAR RESTRIÇÕES À TRANSFERÊNCIA DE PRISIONEIROS DE GUANTÁNAMO

De acordo com o porta-voz da presidência norte-americana, Barack Obama poderá vetar legislação que restringirá a transferência de prisioneiros para fora de Guantánamo. O porta-voz afirmou ainda que o Presidente norte-americano acredita que a continuidade das operações na prisão de Guantánamo enfraquece a segurança nacional dos EUA, devendo por isso ser encerrada.

PARA LER MAIS: “White House threatens veto of Gitmo transfers restrictions” (Associated Press via The State).

SENADO APROVA ASHTON CARTER PARA LIDERAR O PENTÁGONO

O Senado norte-americano aprovou a escolha do Presidente para a liderança do Pentágono, confirmando assim o quarto Secretário da Defesa em seis anos. Ashton Carter garantiu 93 votos a favor e terá a missão de liderar a resposta dos EUA aos extremistas islâmicos, aos separatistas pró-russos na Ucrânia e pôr fim à guerra no Afeganistão.

PARA LER MAIS: “Senate Approves Ashton Carter to Lead Pentagon” (NBC).

CASA BRANCA PRETENDE COMBATER TRÁFICO DE VIDA SELVAGEM

A Casa Branca elaborou um plano com vista a combater o tráfico ilegal de vida selvagem a nível nacional e internacional. O plano inclui esforços da parte dos departamentos do Interior, da Justiça, e de Estado, como tornar mas eficaz a aplicação das leis, reduzir a procura por vida selvagem e usar a diplomacia para combater este fenómeno ao nível internacional.

PARA LER MAIS: “White House aims to cut wildlife trafficking” (The Hill).

CASAMENTO GAY PERMITIDO NO ESTADO DO ALABAMA

O Supremo Tribunal dos EUA abriu caminho para a permissão de casamentos entre indivíduos do mesmo sexo no estado do Alabama. Esta decisão surge antes de uma alteração constitucional que poderá legalizar este fenómeno a nível nacional. O Alabama é já o 37º estado onde o casamento homossexual é permitido.

PARA LER MAIS: “Gay Marriage Cleared by U.S. High Court to Start in Alabama” (Bloomberg).

EUA LANÇAM DIPLOMACIA PARA PROMOVER DIREITOS LGBT

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, irá nomear um enviado especial, e com mandato diplomático, para promover o direito da comunidade LGBT além-fronteiras. Esta decisão surge após a introdução de legislação acerca do tema no Senado por representantes dos dois partidos políticos.

PARA LER MAIS: “Kerry to appoint gay diplomat for overseas LGBT advocacy” (The Washington Post).

ESTADO DO ILLINOIS APROVA AUMENTO CONSIDERÁVEL DO SALÁRIO MÍNIMO

O Senado estadual do Illinois aprovou um projecto-lei que irá aumentar o salário mínimo no estado para 11 dólares por hora em 2019. O salário mínimo actual é de 8,25 dólares e irá aumentar para 9 dólares em Julho de 2015. A patrocinadora do projecto-lei foi a Senadora Kimberly Lightford, a qual tem argumentado a favor de um aumento do salário mínimo a nível nacional.

PARA LER MAIS: “Illinois State Senate Passes Massive Minimum Wage Increase” (Inquisitr).

NOVA LEGISLAÇÃO PODERÁ PÔR FIM À PROIBIÇÃO DA MARIJUANA

Dois membros do Congresso norte-americano apresentaram separadamente dois projectos-lei à Câmara dos Representantes que, a serem aprovados, irão em conjunto legalizar, regular e taxar a marijuana ao nível federal. A concretizar-se, a proibição do uso da planta terá o seu fim.

PARA LER MAIS: “Two House Bills Would End Federal Prohibition Of Marijuana” (The Huffington Post).

NOMEADO NOVO HOMEM FORTE DA INFORMAÇÃO DOS EUA

A Casa Branca nomeou Tony Scott como o novo Chief Information Office dos EUA, substituindo Lisa Schlosser que ocupava a posição interinamente. Tony Scott terá como missão gerir o portfolio federal de tecnologias de informação.

PARA LER MAIS: “White House Names Tony Scott New U.S. CIO” (The Wall Street Journal).

DEMOCRATAS PEDEM ADIAMENTO DO DISCURSO DE NETANYAHU NO CONGRESSO

Um grupo de democratas no Congresso norte-americano enviou uma carta ao presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, pedindo que adie o discurso do primeiro-ministro israelita ao Congresso para depois das eleições em Israel e do fim das negociações com o Irão sobre o acordo nuclear. O discurso de Benjamin Netanyahu está agendado para dia 3 de Março de 2015.

PARA LER MAIS: “Democrats Ask John Boehner To Delay Benjamin Netanyahu’s Address To Congress” (The Huffington Post).

NÃO HÁ AINDA CONSENSO ENTRE REPUBLICANOS SOBRE FINANCIAMENTO DE AGÊNCIA DE SEGURANÇA

Os Republicanos no Congresso norte-americano continuam divididos sobre a questão de como financiar o Departamento de Segurança Nacional. Responsáveis norte-americanos estão já a preparar-se para a eventual suspensão das actividades da agência ainda durante o mês de Fevereiro.

PARA LER MAIS: “Republicans split on DHS funding, edging closer to partial agency shutdown” (The Washington Post).

OBAMA VAI VETAR O OLEODUTO KEYSTONE XL

A Casa Branca afirma que pretende vetar um projecto-lei, aprovado em inícios de Fevereiro de 2015 no Congresso, que visa iniciar a construção do controverso oleoduto Keystone XL. A decisão sobre o oleoduto que ligará o Canadá ao Golfo do México é esperada em breve.

PARA LER MAIS: “Obama to quietly kill off Keystone XL bill, White House confirms” (Canadian Press via Financial Post).

OBRAS DE ARTE DA DINASTIA HABSBURGO EM EXIBIÇÃO NOS EUA

A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou quatro projectos-lei que visam aumentar os esforços do governo no combate ao tráfico de seres humanos. Os documentos incluem propostas para a criação de políticas que facilitem encontrar e proteger vítimas do tráfico sexual e agilizar a condenação dos infractores.

PARA LER MAIS: “House passes new legislation to combat sex trafficking” (United Press International).

PLANO DE IMIGRAÇÃO DE OBAMA EM PONTO MORTO

Responsáveis da administração Obama adiaram a aplicação das ordens executivas do Presidente dos EUA sobre a imigração, afirmando que tiveram de cumprira ordem de um juiz federal para o efeito. A ordem do juiz constituiu um revés para Obama e mina a sua posição, tendo em conta que impôs a sua autoridade para emitir ordens executivas perante a recusa pelos republicanos no Congresso em reformular o sistema de imigração.

PARA LER MAIS: “Dealt Setback, Obama Puts Off Immigrant Plan” (The New York Times).

PAPA FRANCISCO NO CONGRESSO DOS EUA EM SETEMBRO

O Papa Francisco será o primeiro líder da Igreja Católica a discursar perante o Congresso norte-americano. O líder da Igreja Católica marcará presença no Capitólio a 24 de Setembro de 2015 durante uma visita de uma semana aos EUA.

PARA LER MAIS: “Pope Francis to Address U.S. Congress” (Time).

SENADORES QUEREM LEVANTAR RESTRIÇÕES DE VIAGENS A CUBA

Um grupo bipartidário de senadores norte-americanos introduziu um projecto-lei para levantar todas as restrições aos norte-americanos que desejem visitar Cuba como turistas. Este é o primeiro projecto-lei sobre o tópico a ser introduzido desde o anúncio, em Dezembro de 2014, da intenção do Presidente Obama em normalizar relações com Cuba.

PARA LER MAIS: “Senators seek to lift all travel restrictions to Cuba” (USA Today).

NANCY PELOSI APELA EM CUBA AO FIM DO EMBARGO

Durante uma visita à capital cubana, a líder da minoria na Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, pediu ao Congresso para agir no sentido de acabar rapidamente com o embargo económico a Cuba. Pelosi esteve em Havana para liderar a visita da primeira delegação oficial da Câmara dos Representantes ao país desde que Barack Obama anunciou em Dezembro querer normalizar as relações com o regime de castrista.

PARA LER MAIS: “Nancy Pelosi in Cuba: ‘Great enthusiasm’ in Congress to end embargo” (Politico).

EUA ENCERRAM EMBAIXADA NO IÉMEN

Os EUA anunciaram o encerramento temporário da sua embaixada no Iémen devido à instabilidade política e deterioração das condições de segurança no país. As autoridades dos EUA anunciaram a evacuação de pessoal diplomático e a suspensão de todas as operações da embaixada.

PARA LER MAIS: “US closing embassy in Yemen” (Aljazeera).

OBAMA PEDE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO MILITAR CONTRA O ISIS

O Presidente Obama pediu ao Congresso autorização para o uso de força militar contra o Estado Islâmico, abrindo assim a porta à possibilidade de se iniciarem operações de combate no terreno, ainda que de forma limitada.

PARA LER MAIS: “Obama opens door to ‘limited’ ground combat operations against ISIS” (Fox News).

EUA E IRÃO REATAM CONVERSAÇÕES SOBRE O PROGRAMA NUCLEAR EM GENEBRA

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontrou-se a 22 de Fevereiro, em Genebra, com o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, para mais uma ronda de negociações sobre o programa nuclear. O encontro teve o objectivo de aproximar opiniões divergentes até ao fim do prazo, a 31 de Março, e contou também com a presença do Secretário da Energia norte-americano, o luso-americano Ernest Moniz.

PARA LER MAIS: “US and Iran resume nuclear talks in Geneva with deadline pressing” (The Guardian).

EUA PODERÃO MODERAR A SAÍDA MILITAR DO AFEGANISTÃO

O novo Secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter, afirmou que os EUA estão a considerar um abrandamento da saída militar do Afeganistão através da manutenção de uma presença armada maior do que planeada durante este e o próximo ano. Carter acrescentou ainda que a administração Obama está a repensar a estratégia de contra-terrorismo no país.

PARA LER MAIS: “US may slow military exit from Afghanistan” (Associated Press via PBS).

PRESIDENTE CHINÊS VISITARÁ OS EUA EM SETEMBRO

O Presidente Chinês, Xi Jinping, irá realizar a sua primeira visita oficial aos EUA em Setembro de 2015. O anúncio surgiu após uma conversa telefónica entre os dois líderes em que foram abordadas as áreas de possível fricção entre as duas potências.

PARA LER MAIS: “China’s Xi to make first state visit to U.S. as both flag problems” (Reuters).

NEGOCIAÇÕES SOBRE A BASE DAS LAJES CONTINUAM EM WASHINGTON

A Comissão Permanente Bilateral entre Portugal e os EUA reuniu-se no dia 11 de Fevereiro de 2015, mas sem tirar qualquer conclusão sobre as contrapartidas que os norte-americanos poderão vir a atribuir a Portugal pela diminuição do seu contingente na Base das Lajes.

PARA LER MAIS: “Negociações entre Portugal e EUA sobre Base das Lajes vão continuar em Washington” (Observador).

DIÁLOGO ENTRE POLÍTICOS PORTUGUESES E LEGISLADORES NORTE-AMERICANOS

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organizou nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2015 a conferência “Legislators’ Dialogue”, na qual reuniu, na mesma sala, os principais agentes políticos portugueses com congressistas, senadores e legisladores estaduais com raízes portuguesas. Um dos doze participantes vindos do outro lado do Atlântico, o senador estadual Daniel da Ponte, manifestou o apoio à ideia de criar “algum grupo de trabalho que mantenha um diálogo com continuidade” entre Portugal e os EUA.

PARA LER MAIS: “Debate à porta fechada para criar janela de diálogo com legisladores americanos” (Público).