Notícias sobre os Portugueses nos Estados Unidos

Imagem do encontro na FLAD com doze representantes políticos luso-descendentes eleitos nos Estados Unidos

Imagem do encontro na FLAD com doze representantes políticos luso-descendentes eleitos nos Estados Unidos

DEVIN NUNES QUESTIONA INSTALAÇÃO DE CENTRO DE INFORMAÇÕES NO REINO UNIDO

O congressista luso-descendente Devin Nunes acusou o Departamento de Defesa dos EUA de ter mentido ao Congresso num processo que envolve directamente a Base das Lajes, nos Açores. Numa carta remetida no dia 8 de Setembro de 2015 a John McCain, que preside à comissão dos Serviços Armados do Senado, e a Mac Thornberry, que lidera a mesma comissão na Câmara dos Representantes, Devin Nunes lançou suspeitas sobre a decisão de instalar o Joint Intelligence Analysis Complex (JIAC) na base da Força Aérea britânica situada em Croughton, no Reino Unido.

PARA LER MAIS:Carta denuncia mentiras nos Estados Unidos” (Sábado).

 

DEVIN NUNES PROPÕE NOVAS REGRAS PARA A ALTERAÇÃO DE NOMES DE MOMENTOS NACIONAIS

O luso-descendente Devin Nunes introduziu nova legislação no Congresso com o objectivo de limitar o poder presidencial de alterar o nome de monumentos nacionais. O projecto-lei requer que o Presidente notifique o Congresso com pelo menos 30 dias de antecedência, bem como o governador e o oficial eleito do governo local onde o monumento em questão estiver localizado. O também luso-descendente David Valadao é um dos co-patrocinadores da iniciativa de Devin Nunes.

PARA LER MAIS:New procedures called for in naming national monuments” (Examiner).

 

LUSO-AMERICANO É O SEGUNDO NA HIERARQUIA MILITAR DOS EUA

O lusodescendente Paul Joseph Selva foi confirmado em Setembro de 2015 como o novo subchefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas dos EUA. Selva, de 56 anos e com família originária na ilha do Faial, Açores, é piloto de formação e exercia as funções de comandante da Base de Transporte Militar Scott, no estado do Illinois. O general foi nomeado para o novo cargo pelo Presidente Barack Obama em Maio de 2015, tendo agora sido confirmado pelo Senado.

PARA LER MAIS:Lusodescendente nomeado para segundo lugar na hierarquia militar dos EUA” (Jornal de Notícias).

 

CELEBRAR UMA LÍNGUA QUE UNE MUITAS CULTURAS

A cidade de Nova Iorque acolheu entre 15 e 18 de Setembro a primeira edição do Festival Lusófono. O evento, que reuniu artistas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, foi organizado pelo World Music Institute, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à promoção da música e dança de todo o mundo e que celebra o seu 30.º aniversário. Entre os artistas portugueses estiveram a fadista Lula Pena.

PARA LER MAIS:Celebrating One Language That Bridges Many Cultures” (The Wall Street Journal).

 

BANDA DO MAR NOMEADA PARA DOIS PRÉMIOS GRAMMY LATINO

O grupo musical luso-brasileiro Banda do Mar está nomeado para dois prémios Grammy Latino. O grupo, formado em Lisboa e composto por dois brasileiros e um português, está nomeado para melhor álbum rock brasileiro, com o disco de estreia “Banda do Mar”, e para melhor canção brasileira, com “Mais ninguém”. A 16ª edição decorrerá a 19 de novembro em Las Vegas, nos EUA.

PARA LER MAIS: “Banda do Mar soma duas nomeações para os prémio Grammy Latino” (Lusa via Observador).

 

QUATRO TECNOLÓGICAS PORTUGUESAS PROCURAM EXPLORAR MERCADO NORTE-AMERICANO

Quatro equipas de jovens empreendedores portugueses iniciaram uma formação em Pittsburgh, nos EUA, para tentar conquistar o mercado norte-americano, no âmbito do programa inRes. O programa é realizado a partir de um protocolo entre o governo português e a universidade de Carnegie Mellon. Os finalistas são a Adapttech, a Playsketch, a Sceelix e a Scraim.

PARA LER MAIS: “Quatro empresas tecnológicas portuguesas exploram mercado dos EUA” (Lusa via RTP).

 

AICEP EM DIGRESSÃO NOS EUA

O presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, fez um balanço positivo da digressão de investimento da agência portuguesa nos EUA. Durante 10 dias, o diretor da AICEP realizou encontros institucionais, reuniões com investidores e acções de promoção com centenas de parceiros. A AICEP inaugurou ainda uma representação permanente em São Francisco, que se junta ao escritório de Nova Iorque.

PARA LER MAIS:AICEP faz balanço “muito positivo” do `Roadshow` de investimento nos EUA” (Lusa via Visão).

 

PORTUGAL, PORTA DE ENTRADA PARA A ENERGIA DOS EUA NA EUROPA?

A localização estratégica de Portugal vai conferir-lhe um papel de destaque na evolução da revolução do gás de xisto dos EUA, tornando o país num “hub” de gás natural para a Europa. afirma Gurkan Kumbaroglu, presidente da International Association for Energy Economics (IAEE), uma organização internacional sem fins lucrativos sediada em Cleveland, nos EUA. O presidente da IAEE adiantou que Portugal terá uma filial da organização.

PARA LER MAIS:IEAA: Gás de xisto dos EUA potencia “hub” de energia em Portugal” (Jornal de Negócios).

 

ANTIEPILÉTICO DA BIAL APROVADO PARA COMERCIALIZAÇÃO NOS EUA

O regulador do mercado farmacêutico norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou o antiepiléptico da empresa portuguesa Bial para comercialização em monoterapia. O desenvolvimento deste medicamento, o primeiro de patente e investigação portuguesa, envolveu 15 anos de investigação e um investimento superior a 300 milhões de euros.

PARA LER MAIS:Antiepiléptico da Bial aprovado pelo regulador norte-americano em monoterapia” (Diário Económico).

 

VINHOS PORTUGUESES EM ALTA NOS EUA

As exportações de vinho português para os EUA aumentaram 19,5% entre Janeiro e Maio de 2015, com a produção portuguesa a dominar listas dos melhores. Os EUA são o quarto mercado de exportação de vinhos portugueses, segundo em termos de vinhos tranquilos e o mercado de maior crescimento.

PARA LER MAIS: “Vinhos portugueses venderam mais 19,5 por cento este ano nos Estados Unidos” (Lusa via Observador).

 

DESIGNERS PORTUGUESES PREMIADOS NOS EUA

Trabalhos da dupla de designers Catarina Carreiras e Carolina Cantante, fundadoras do atelier Studio AH-HÁ, e de Bráulio Amado estão entre os 19 distinguidos pelo Art Directors Club (ADC) com o prémio de design Young Guns. A ADC é uma organização com sede em Nova Iorque, nos EUA, e que funciona como uma plataforma de contacto e formação para profissionais criativos em todo o mundo. O prémio é atribuído pelo ADC a artistas com idade até aos 30 anos.

PARA LER MAIS:Três designers portugueses premiados pelo Art Directors Club” (Lusa via Porto Canal).

 

TECNOLOGIA PORTUGUESA EM FUTURO VAIVÉM DA NASA

A multinacional portuguesa Active Space Technologies anunciou a entrega de dois equipamentos para a nave Orion, a futura nave vaivém da NASA. Os equipamentos são os protótipos de teste da unidade de controlo térmico do módulo Orion Multi Purpose Crew Vehicle – European Service Module (MPCV-ESM). A nave Orion servirá como veículo de exploração, transporte da tripulação e veículo de emergência, operando sobretudo em missões de suporte à Estação Espacial Internacional.

PARA LER MAIS: “Portugal fabrica tecnologia para futuro vaivém da NASA que poderá ir a Marte” (Lusa via Expresso Online).

 

TRABALHADORES PORTUGUESES COMEÇAM A DEIXAR A BASE DAS LAJES  

Cerca de 100 trabalhadores portugueses deixaram, a 25 de Setembro de 2015, a Base das Lajes, nos Açores, duas semanas depois de um primeiro grupo, de 40 pessoas, ter saído da base militar, no âmbito da redução da presença norte-americana. Até Março de 2016, o número total de trabalhadores portugueses a despedir-se da base deve ascender a cerca de 400, num processo faseado, concretizado quinzenalmente.

PARA LER MAIS:Cerca de 100 trabalhadores portugueses deixam hoje base das Lajes” (Jornal de Notícias).

 

ESCOLHIDO O FILME PORTUGUÊS PARA REPRESENTAR PORTUGAL NOS ÓSCARES

O segundo volume de As Mil e Uma Noites, O Desolado, foi escolhido pelo júri da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas para representar Portugal na 88.ª gala de entrega dos Óscares da Academia de Cinema norte-americana. O filme de Miguel Gomes irá a concurso na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A 88.ª gala dos Óscares está agendada para o dia 28 de Fevereiro de 2016 em Los Angeles, no estado da Califórnia.

PARA LER MAIS:Filme “As Mil e Uma Noites” escolhido para representar Portugal nos Óscares” (Observador).