Notícias de Cultura nos Estados Unidos

novayorqueROFique a conhecer as últimas novidades culturais nos Estados Unidos, com a newsletter semanal da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Sabia que um raro quadro de dois lados de Pablo Picasso, o La Gommeuse, será vendido em Novembro de 2015 num leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque, pelo menos por 60 milhões de dólares?

 

GOVERNO NORTE-AMERICANO EXPÕE A SUA COLECÇÃO DE ARTE
O Detroit Institute of Arts acolheu a inauguração de uma colecção de belas artes pertencente ao governo norte-americano. Esta é uma das maiores e mais velhas colecções de arte pública nos EUA, incluindo mais de 26 mil peças, entre quadros, esculturas e outras, datadas da década de 1850 até aos dias de hoje. Estas obras de arte estarão expostas em edifícios governamentais por todo o país.
PARA LER MAIS:U.S. Government Unveils Art Collection Website with Launch at Detroit Institute of Arts” (Artfix Daily).

 

MUSEU DE BALTIMORE RECEBE TRÊS MILHÕES DE DÓLARES PARA NOVO CENTRO EDUCATIVO
O Baltimore Museum of Art anunciou que irá receber três milhões de dólares de dois doadores diferentes, sendo este o terceiro maior donativo da sua história. O donativo será usado para cobrir alguns dos custos associados ao seu novo centro para a educação e criatividade. O novo centro, que abriu a 25 de Outubro de 2015, coloca um ponto final na última fase do projecto de renovação do museu, avaliado em 28 milhões de dólares.
PARA LER MAIS: “Baltimore Museum of Art receives $3 million donation for new education center” (The Baltimore Sun).

 

GALERIA NACIONAL DE WASHINGTON TEM JÁ 8 MIL OBRAS DA CORCORAN
A National Gallery of Art, em Washington, acrescentou 1541 obras de arte da Corcoran Gallery of Art à sua colecção permanente. São já quase 8 mil os trabalhos adquiridos à agora desmantelada Corcoran. A maioria dos trabalhos adquiridos nesta segunda ronda de aquisições são litografias do artista francês do século XIX Honoré Daumier.
PARA LER MAIS: “National Gallery of Art acquires nearly 8,000 works from Corcoran” (The Washington Post).

 

DEITCH E GAGOSIAN IRÃO COLABORAR EM MIAMI
Os negociadores de arte Jeffrey Deitch e Larry Gagosian, outrora concorrentes um do outro, vão colaborar pela primeira vez numa exposição sobre quadros e esculturas figurativas. A exposição será inaugurada a 1 de Dezembro de 2015 no Moore Building, em Miami, e estará disponível ao público durante a semana do Art Basel Miami Beach.
PARA LER MAIS:Jeffrey Deitch and Larry Gagosian to Collaborate in Miami” (The New York Times).

 

ANUNCIADO O PROGRAMA DE FILMES DO ART BASEL MIAMI BEACH DE 2015
O programa filmográfico da Art Basel Miami Beach 2015 decorrerá entre 2 e 6 de Dezembro de 2015 em várias localizações, incluindo no SoundScape Park e no Miami Beach Convention Center. Serão exibidos 50 filmes, tendo esses sido seleccionados por David Gryn, director da Daata Editions.
PARA LER MAIS:Art Basel Miami Beach 2015 Announces Film Program” (ARTnews).

 

NADA MIAMI BEACH 2-15 ANUNCIA LISTA DE PARTICIPANTES
A 13ª edição do NADA Miami Beach, que decorrerá entre 3 e 5 de Dezembro de 2015, contará com 105 expositores e projectos de 15 países. O evento terá pela primeira vez lugar na sua nova casa, no Fontainebleau Miami Beach, sendo essa uma localização mais central para as pessoas interessadas em marcar presença.
PARA LER MAIS:We’ve Got the NADA Miami Beach 2015 Exhibitor List—Who’s In? Who’s Out?” (Artnet).

 

MUSEU DE ARTE DE BERKELEY ANUNCIA NOVO PROJECTO ASSENTE EM MURAIS
O Berkeley Art Museum & Pacific Film Archive, na Califórnia, irá inaugurar em Janeiro de 2016 um espaço dedicado a murais. O primeiro artista a contribuir para o projecto será o chinês Qiu Zhijie, cujo mural se baseará num jardim do estilo literati. Este é o maior projecto do artista chinês nos EUA desde 2009.
PARA LER MAIS:Berkeley Art Museum Announces Series of Mural Commissions for New Project Space” (ARTnews).

 

MARK BRADFORD ESTREIA A SUA MAIOR OBRA DE SEMPRE EM WASHINGTON
O pintor Mark Bradford irá criar uma enorme obra, um género de fresco circular, para o Smithsonian’s Hirshhorn Museum and Sculpture Garden. A peça, a maior que o artista alguma vez criou, irá preencher a galeria Inner Circles do museu de Washington, sendo a primeira a usar todo o espaço da galeria. Estará em exibição durante um ano, a partir de Novembro de 2015.
PARA LER MAIS: “Mark Bradford to Fill Hirshhorn Gallery with His Largest Piece So Far” (Observer).

 

DOIS MILHÕES DE DÓLARES PARA O HIRSHHORN MUSEUM DE WASHINGTON
O Smithsonian’s Hirshhorn Museum and Sculpture Garden recebeu dois milhões de dólares de Joleen Julis e Mitch Julis, sendo este o maior donativo na história do museu. O donativo será aplicado ao estabelecimento do “Future Fund”, uma iniciativa avaliada em quatro milhões de dólares e que inclui a renovação dos espaços públicos do museu, no sentido de se criarem ambientes mais adequados à apreciação de arte.
PARA LER MAIS: “$2 Million Gift donated to Hirshhorn Museum” (Art Media Agency).

 

GALERIAS EUROPEIAS ORGANIZAM EXPOSIÇÃO CONJUNTA EM NOVA IORQUE
Três galerias de arte europeias juntaram forças para organizar uma exposição sem precedentes de venda de arte e de antiguidades na Academy Mansion, em Manhattan. O evento, que durará até 30 de Outubro de 2015, marca a estreia das três galerias nos EUA e a primeira vez que as suas obras de arte são exibidas em conjunto. Com trabalhos que abrangem o período da Roma Antiga até ao século XIX, esta exposição pretende demonstrar que grandes obras de arte, com qualidade de museu, podem ser adquiridas com confiança e garantia de qualidade e autenticidade.
PARA LER MAIS:Top Gallerists Bring Unprecedented European Arts & Antiques Selling Exhibition to New York City” (PR Newswire).

 

METROPOLITAN MUSEUM OF ART DISPONIBILIZA ANTIGUIDADES PARA SEREM LEILOADAS
O Metropolitan Museum of Art retirou dos seus armazéns centenas de antiguidades doadas, com o objectivo de as disponibilizar em leilões durante o Outono de 2015. O museu está a preparar-se para renovar as suas galerias de forma a instalar artes decorativas britânicas. A venda das antiguidades servirá para financiar aquisições de trabalhos do século XIX, de modo a alargar o conteúdo da sua colecção de antiguidades britânicas.
PARA LER MAIS:Metropolitan Museum of Art Offers Donated Antiques for Auction” (The New York Times).

 

QUADRO RARO DE PICASSO EM LEILÃO
Um raro quadro de dois lados de Pablo Picasso, o La Gommeuse, será vendido em Novembro de 2015 num leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque, por pelo menos 60 milhões de dólares. O quadro, que pertence actualmente ao magnata norte-americano Bill Koch, será vendido juntamente com o Nymphéas de Claude Monet.
PARA LER MAIS:Rare double-sided Picasso painting up for auction” (CNBC).

 

MOMA PS1 GRÁTIS DURANTE UM ANO PARA NOVA-IORQUINOS
A partir de 11 de Outubro de 2015, o Museum of Modern Art PS1, em Nova Iorque, garante entrada livre para todos os nova-iorquinos por um período de um ano. Esta nova política foi introduzida pela Anna-Maria and Stephen Kellen Foundation, uma organização filantrópica conhecida pela sua dedicação às artes e educação, e coincide ainda com a celebração do 40º aniversário do museu.
PARA LER MAIS:MoMA PS1 Will Be Free for All New Yorkers for a Year” (Hyperallergic).

 

ARTE DO MÉDIO ORIENTE ANTIGO GANHA NOVO FÔLEGO EM DETROIT
O Detroit Institute of Arts renovou a galeria dedicada ao Médio Oriente Antigo, contando agora com 177 obras que abrangem um período de 8500 anos. A galeria, que abriu a 2 de Outubro de 2015, inclui relíquias dos impérios da Assíria, Babilónia, Pérsia, Roma e Reino Árabe.
PARA LER MAIS: “DIA reboots display of art from ancient Middle East” (Detroit Free Press).

 

ADMINISTRADOR DA UNIVERSIDADE DE DUKE DOA 25 MILHÕES DE DÓLARES PARA NOVO EDIFÍCIO
A Universidade de Duke está a alargar o seu programa de artes, através da construção de um novo edifício e beneficiando de um donativo de 25 milhões de dólares feito por David Rubenstein, presidente do conselho de administradores da universidade e um conhecido filantropo das artes. O donativo foi anunciado após a aprovação pelo conselho da construção do edifício, o qual foi avaliado em 50 milhões de dólares. Já vai em 100 milhões de dólares o valor total doado por Rubenstein à instituição.
PARA LER MAIS:Trustee gives Duke University $25 million for new arts building” (The News & Observer).

 

UNIVERSIDADE DE MARYLAND COM NOVO PARCEIRO NAS ARTES
A Universidade de Maryland criou uma parceria com a Phillips Collection com vista a alargar a sua presença em Washington, dessa forma promovendo os seus programas educacionais e disponibilizando mais da sua arte a novas audiências. Com a parceria serão criados programas conjuntos no domínio das artes, música, investigação e tecnologia. Esta colaboração surge um ano e meio depois de a universidade ter tentado, sem sucesso, fundir-se com a Corcoran Gallery of Art.
PARA LER MAIS:Left at altar by Corcoran, University of Maryland has new partner in the arts” (The Washington Post).

 

NOVA IORQUE ACOLHE EVENTO QUE CELEBRA FRIDA KAHLO
O jardim botânico de Nova Iorque tem em exibição, até 1 de Novembro de 2015, o “Frida Kahlo: Art. Garden. Life.”. Este evento oferece uma experiência envolvente da vida e cultura da artista Frida Kahlo, combinando recriações de jardins, música, comida, arte, poesia e muito mais. Incluindo também uma mostra de vários quadros originais da artista, o evento reconstrói o seu famoso jardim e estúdio na Casa Azul, o seu lar de eleição na Cidade do México.
PARA LER MAIS: “Frida Kahlo Exhibition at New York Botanical Garden Set to Draw Record Half-Million Visitors” (Artfix Daily).

 

IMPRESSÃO 3D PERMITE ACESSO DOS INVISUAIS À ARTE
A empresa norte-americana 3DPhotoWorks LLC criou um processo de impressão 3D que permite aos invisuais apreciar belas artes, diagramas e outras imagens. Este processo converte qualquer quadro, desenho ou fotografia numa impressão 3D que, através do tacto permite a qualquer invisual interagir com obras de arte. O objectivo da empresa é tornar a arte e fotografia disponível a pessoas invisuais em qualquer museu, centro científico ou instituição.
PARA LER MAIS: “3D Printing Creates Major Breakthrough for Blind People” (PR Newswire).