Notícias de lusodescendentes eleitos nos Estados Unidos

O Diálogo Luso-Americano está reuniu na FLAD políticos portugueses e luso-americanos eleitos nos Estados Unidos

O Diálogo Luso-Americano reuniu na FLAD políticos portugueses e luso-americanos eleitos nos Estados Unidos

Conheça as últimas notícias sobre os lusodescendentes eleitos nos Estados Unidos. De Devin Nunes a Lisa Boscola, passando por David Valadao, Patrick Toomey, Teresa Paiva Weed, Alan Tenreiro e Jack Martins, os representantes da comunidade luso-americana mantém uma relevante actividade a que a Newsletter da FLAD está atenta e divulga.

 

DEVIN NUNES PRESERVA CARGOS COM ELEIÇÃO DE PAUL RYAN

O congressista luso-descendente Devin Nunes anunciou que continuará a assumir o cargo de presidente do comité dos Serviços de Informação da Câmara dos Representantes. Este anúncio surge no seguimento da eleição de Paul Ryan como presidente da Câmara dos Representantes, substituindo John Boehner. Nunes manter-se-á também como membro do comité dos Meios e Procedimentos da Câmara.

PARA LER MAIS: “Nunes to remain head of intelligence committee” (Visalia Times-Delta).

 

PROJECTO-LEI DE DEVIN NUNES PASSA NO SENADO

Foi aprovado no Senado norte-americano um projecto-lei que visa encorajar empresas a partilhar com o governo informação sobre ataques informáticos. O projecto-lei promovido pelo luso-descendente Devin Nunes terá de ser submetido a difíceis negociações entre as duas câmaras legislativas de forma a ser produzido o documento final.

PARA LER MAIS: “Hurdles remain for major cybersecurity bill” (The Hill).

 

DAVID VALADAO INTRODUZ LEGISLAÇÃO PARA PREVENIR ROUBO DE IDENTIDADE

O Congressista luso-americano David Valadao introduziu um projecto-lei com apoio bipartidário na Câmara dos Representantes, o qual visa proteger os norte-americanos, nomeadamente crianças, veteranos e idosos, de situações de roubo de identidade. O projecto-lei visa especificar as circunstâncias em que seja necessária a inclusão total ou parcial do número de segurança social dos cidadãos em documentos emitidos pelo governo.

PARA LER MAIS: “Rep. Valadao Introduces Bipartisan Legislation to Prevent Social Security Identity Theft and Fraud” (Congressman David G. Valadao).

 

JACK MARTINS LIDERA AUDIÊNCIAS SOBRE AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

O luso-americano Jack Martins, membro do Senado do estado de Nova Iorque, irá liderar o comité responsável pelas audiências legislativas sobre o plano do Governador Andrew Cuomo de aumentar o salário mínimo para 15 dólares à hora. Durante as audiências, que deverão ter início em meados de Novembro de 2015, o comité irá avaliar os efeitos potenciais da medida.

PARA LER MAIS: “Martins to lead minimum wage hearings in state senate” (The Island Now).

 

PATRICK TOOMEY QUER MAIOR PROTECÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

O Senador luso-americano Patrick Toomey introduziu um projecto-lei que impõe sanções mais severas a indivíduos que agridam elementos das forças de segurança. A legislação, que tem o nome de Thin Blue Line Act, surge numa altura em que tem sido registado um número crescente de ataques às forças de segurança. O projecto-lei foi introduzido em conjunto com o Senador Jeff Sessions.

PARA LER MAIS: “PA-Sen: Toomey: Police Lives Also Matter” (PoliticsPA).

 

LISA BOSCOLA INTRODUZ ALTERAÇÃO DOS DISTRITOS LEGISLATIVOS

A luso-americana Lisa Boscola, membro do Senado do estado da Pensilvânia, introduziu um projecto-lei com o objectivo de excluir a partidarização e politização dos mapas legislativos do estado. De acordo com o documento legislativo, os distritos legislativos congressuais e estaduais serão redesenhados usando um sofware moderno de mapeamento e haverá um maior foco no equilíbrio populacional, fronteiras municipais, territórios contíguos, compacidade e comunidades.

PARA LER MAIS: “Boscola bill would change legislative redistricting process” (Pocono Record).

 

OBAMA INVIABILIZA RELATÓRIO SOBRE BASE DAS LAJES

O Presidente dos EUA vetou a lei de Orçamento das Forças Armadas que exige a elaboração de um relatório sobre a Base das Lajes. Barack Obama justificou a decisão ao afirmar que esse orçamento não permite que as forças militares se modernizem e sejam mais eficientes, bem como pelo facto de não permitir o encerramento da prisão de Guantánamo.

PARA LER MAIS: “Obama vetou orçamento da Defesa que exige relatório sobre Base das Lajes” (Jornal de Notícias).

 

TERESA PAIVA WEED DIVULGA NOVOS CRÉDITOS FISCAIS PARA EMPRESAS EM RHODE ISLAND

A luso-americana Teresa Paiva Weed, presidente do Senado de Rhode Island, juntou-se a outros dois líderes estatais no lançamento oficial de dois novos créditos fiscais. O objectivo é atrair novas empresas e dar um novo impulso a empresas locais, dessa forma promovendo a criação de emprego e desenvolvimento no estado.

PARA LER MAIS: “RI leaders announce tax credits to spur jobs, growth” (WPRO).

 

LUSODESCENDENTE É O DIRETOR DE ESCOLA DO ANO NOS EUA

O lusodescendente Alan Tenreiro, diretor da Escola Secundária de Cumberland, em Rhode Island, foi considerado o melhor diretor dos EUA pela Associação Nacional de Diretores de Escolas Secundárias. Sob a sua liderança, a escola registou melhorias a vários níveis, como no sucesso académico e em termos do aumento do número de estudantes a aceder a algumas das melhores Universidades no país.

PARA LER MAIS: “Cumberland High School principal named National Principal of the Year” (Providence Journal).

 

TECNOLOGIA PORTUGUESA EM BICICLETAS ELÉCTRICAS PARTILHADAS NOS EUA

Tecnologia desenvolvida em Portugal equipa o primeiro sistema de bicicletas eléctricas partilhadas nos EUA, o “Zyp BikeShare”, que foi lançado pela empresa Bewegen em Birmingham, no estado do Alabama. A tecnologia portuguesa permite a localização de cada bicicleta em tempo real e foi fornecida pela Bikeemotion, criada em consórcio por empresas tecnológicas e pela própria Universidade de Aveiro.

PARA LER MAIS: “Tecnologia portuguesa equipa bicicletas eléctricas partilhadas nos Estados Unidos” (Lusa via Jornal de Negócios).

 

EMPRESA PORTUGUESA ABRE ESCRITÓRIO NOS EUA

A empresa portuguesa de software Morphis está a preparar a abertura do seu primeiro escritório no estado do Colorado. A Morphis tem clientes como a Microsoft, IBM, Oracle, Fujitsu e Cap Gemini, e ainda alguns importantes bancos, seguradoras, prestadores de serviços de saúde, vendedores de software e governos. Fundada em Janeiro de 2014, a empresa oferece serviços que permitem migrar de sistemas informáticos tradicionais para serviços de computação em nuvem.

PARA LER MAIS: “Tecnológica portuguesa expande-se para os EUA e abre escritório no Colorado” (i Online).

 

VALTER HUGO MÃE ESCOLHIDO PARA SER ESCRITOR RESIDENTE EM UNIVERSIDADE DOS EUA

O português Valter Hugo Mãe, vencedor do prémio José Saramago, será o escritor residente do programa de português da Universidade de Massachusetts de Lowell, nos EUA, durante o Outono de 2015. O escritor estará integrado no Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

PARA LER MAIS: “Valter Hugo Mãe é escritor residente em universidade dos Estados Unidos” (Lusa via RTP).

 

PORTUGUESA LINE HEALTH FAZ TESTE PILOTO NOS EUA

A empresa portuguesa PharmAssistant mudou de cara, de nome e de produto e vai testá-lo no mercado norte-americano no início de 2016. Agora com o nome Line Health, a empresa vai arrancar com um teste piloto de um novo produto no mercado dos EUA, em parceria com o NeuroTexas Institute, pertencente ao grupo St. Davids Healthcare. A ideia é testar o novo produto em doentes que sofreram um ataque cardíaco e acompanhar a sua recuperação, sendo que o objetivo é diminuir as readmissões nos hospitais no prazo de 30 dias.

PARA LER MAIS: “PharmAssistant é a nova Line Health. E arranca com teste piloto nos Estados Unidos” (Observador).