Notícias de Ciência nos Estados Unidos

Notícias sobre o estado da ciência nos Estados Unidos

Notícias sobre o estado da ciência nos Estados Unidos

Leia as notícias de Ciência nos Estados Unidos na newsletter semanal da FLAD. Sabia que uma tecnologia que liga o cérebro a um computador e que traduz pensamentos em movimentos das pernas permitiu que um homem paraplégico se tornasse no primeiro paciente a andar sem recorrer ao uso da robótica?

 

PRIMAVERA CHEGARÁ MAIS CEDO DEVIDO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Um estudo realizado por investigadores de três instituições norte-americanas concluiu que, durante o próximo século, a Primavera poderá chegar três semanas mais cedo do que o normal em certas zonas dos EUA. As alterações climáticas estão por detrás deste fenómeno, as quais farão com que o Inverno acabe mais cedo. O estudo concluiu também que a subida das temperaturas fora do período normal poderão ter consequências para os agricultores e vida selvagem.

PARA LER MAIS: “Climate Change Means Spring Could Come Three Weeks Earlier Across U.S.” (NBC News).

 

EMPRESAS NORTE-AMERICANA EMPENHADAS EM CORTAR EMISSÕES DE CO2

Mais de 80 empresas nos EUA assinaram o American Business Act on Climate, comprometendo-se a agir no sentido de reduzir as emissões de dióxido de carbono, aumentar a aposta no uso de energias renováveis, entre outros. Estas empresas declararam também o seu apoio à cimeira sobre as alterações climáticas, a ter lugar em Paris em Dezembro de 2015.

PARA LER MAIS: “US companies pledge to make big cuts in carbon emissions” (Aljazeera).

 

EUA GERAM O DOBRO DO LIXO ESTIMADO PELAS AUTORIDADES NORTE-AMERICANAS

Os EUA estão a enviar mais do dobro de resíduos sólidos para aterros sanitários do que se pensa. Investigadores concluíram que os norte-americanos deitaram fora 289 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2012, mais do dobro dos 135 milhões de toneladas que a agência de protecção ambiental norte-americana calculou para esse ano. A nova estimativa excede ainda em 4% as previsões do Banco Mundial em relação às quantidades de lixo que os EUA irão gerar em 2025.

PARA LER MAIS: “US Dumps Twice as Much Trash as EPA Estimated” (Live Science).

 

PORCOS PODERÃO SER OS GRANDES FORNECEDORES DE ÓRGÃOS PARA SERES HUMANOS

Cientistas norte-americanos acreditam que os porcos geneticamente modificados poderão ser um doador de órgãos que garanta o fornecimento contínuo e estável de órgãos humanos. Através da manipulação de mais de 60 genes em embriões de porcos, os cientistas defendem que o sistema imunológico do ser humano não rejeitará os órgãos e evitará doenças e vírus transmitidos pelos porcos.

PARA LER MAIS:Gene-editing record smashed in pigs” (Nature).

 

ESTUDO SUGERE NOVA FORMA DE TRATAR PESSOAS COM PRIMEIROS EPISÓDIOS DE ESQUIZOFRENIA

De acordo com um novo estudo, a identificação rápida de pessoas que sofreram o primeiro episódio de esquizofrenia e o seu tratamento com serviços coordenados e sustentados aumenta consideravelmente as hipóteses de estas terem uma vida produtiva. O estudo concluiu que as pessoas a quem foram garantidos anos de cuidados especializados e coordenados tiveram uma melhor qualidade de vida e maior participação no emprego e escola.

PARA LER MAIS:Study suggests new way to treat people after first schizophrenia episode” (The New York Times).

 

RELAÇÃO ENTRE NASCIMENTO PREMATURO A PERTURBAÇÕES POSTERIORES

Cientistas da Universidade de Washington acreditam ter descoberto a razão porque é mais provável os bebés prematuros desenvolverem autismo, perturbação de hiperactividade e défice de atenção e desequilíbrios emocionais. Existem provas de que bebés prematuros nascem com conexões fracas em algumas das suas redes cerebrais críticas, incluindo as que envolvem a atenção, interacção social e processamento emocional. O estudo analisou os cérebros de 58 bebés nascidos ao fim de 9 meses e comparou-os com outros nascidos pelo menos 10 semanas antes, tendo concluído que estes últimos têm ligações cerebrais anómalas.

PARA LER MAIS: “Weak Brain Connections May Link Premature Birth And Later Disorders” (NPR).

 

UM CORAÇÃO ARTIFICIAL FEITO DE ESPUMA

Cientistas da Universidade de Cornell desenvolveram um coração artificial feito de espuma que imita as funções e a forma de um coração normal. O material é feito de um polímero que pode ser moldado em formas específicas, contendo poros que lhe permitem bombear fluidos. Esta descoberta poderá levar à sua aplicação na criação de órgãos artificiais mais seguros, podendo esses ser customizados para pacientes diferentes. O material poderá também ser usado em robótica, próteses e outros.

PARA LER MAIS:Scientists make an artificial heart out of foam” (Engadget).

 

UMA PELE ARTIFICIAL SENSÍVEL AO TOQUE

Engenheiros da Universidade de Stanford criaram um material semelhante à pele que consegue sentir pressão, ou toque, e enviar informação directamente para o sistema nervoso. O material flexível está repleto de sensores e, ao ser aplicado como cobertura de uma parte prostética do corpo, funciona como uma pele verdadeira.

PARA LER MAIS:Stanford Engineers Created Artificial Skin that senses Touch” (The Science Times).

 

CIRURGIA RESTABELECE MOVIMENTOS DE MÃOS E BRAÇOS EM QUADRIPLÉGICOS

Cirurgiões da Universidade de Washington usaram uma nova técnica de cirurgia para restaurar algum do movimento das mãos e braços de pacientes imobilizados por lesões da espinal medula na zona do pescoço. Os cirurgiões construíram uma nova rede de nervos nas mãos e braços de nove pacientes paraplégicos, ligando nervos saudáveis a outros lesionados. A nova rede de nervos possibilitou a retoma da comunicação entre os músculos e cérebro dos pacientes.

PARA LER MAIS:Nerve-transfer surgery restores some hand and arm movement in quadriplegics” (Examiner).

 

ANTIOXIDANTES PODEM CONTRIBUIR PARA A PROPAGAÇÃO DO CANCRO

Um estudo realizado em ratos por uma equipa da Universidade do Texas concluiu que os antioxidantes poderão acelerar a propagação do cancro. Os cientistas descobriram que os ratos que receberam antioxidantes tiveram uma propagação do cancro mais rápida nos seus corpos e os tumores aumentaram em tamanho, quando comparado com ratos que não receberam antioxidantes.

PARA LER MAIS:Antioxidants May Lead to Cancer Spread, Study Says” (Newsweek).

 

NOVO COMBUSTÍVEL NÃO EXPLODE AQUANDO DE IMPACTOS

Cientistas do California Institute of Technology dizem ter descoberto uma maneira de impedir que o combustível líquido usado em veículos possa explodir aquando de impactos fortes, como no caso de acidentes ou atentados terroristas semelhantes aos do 11 de Setembro de 2001. Os cientistas têm trabalhado num aditivo que durante um impacto previne a formação do vapor responsável pelas explosões e transforma o combustível em gotas inofensivas.

PARA LER MAIS: “New Fuel Doesn’t Explode on Impact” (Discovery News).

 

HOMEM PARAPLÉGICO VOLTA A ANDAR ATRAVÉS DE LIGAÇÃO CÉREBRO-COMPUTADOR

Uma tecnologia que liga o cérebro a um computador e que traduz pensamentos em movimentos das pernas permitiu que um homem paraplégico se tornasse no primeiro paciente a andar sem recorrer ao uso da robótica. O sistema usado permite ao cérebro contornar lesões da espinal medula, enviando mensagens através de um algoritmo informático a eléctrodos aplicados nos joelhos do paciente, dessa forma possibilitando movimentos controlados dos músculos das pernas.

PARA LER MAIS:Brain-computer link enables paralyzed California man to walk” (Reuters).

 

APPLE QUER ENTRAR NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

A Apple Inc. pretende construir carros eléctricos, tendo como meta para a sua comercialização o ano de 2019. O projecto, com o nome de código Titan, é um sinal de que a empresa deseja tornar-se num actor central na indústria automóvel, transpondo os conhecimentos aplicados no desenvolvimento dos iPhones, como baterias, sensores, hardware e software, para uma nova geração de automóveis.

PARA LER MAIS:Apple Targets Electric-Car Shipping Date for 2019” (The Wall Street Journal).

 

MÁQUINAS TÃO, OU MAIS, INTUITIVAS QUANTO OS SERES HUMANOS?

Investigadores do Massachusetts Institute of Technology desenvolveram um novo sistema de inteligência artificial capaz de superar a intuição humana em diferentes áreas. O sistema de análise de informação foi desenvolvido com o fim de se tornar num complemento à inteligência e intuição humana, sendo essa capaz de encontrar padrões escondidos e fazer correlações de forma mais rápida do que equipas humanas.

PARA LER MAIS: “MIT Data Science Machine Becomes As Intuitive As Humans: Rise Of The Machines?” (Tech Times).

 

DISPOSITIVOS ELECTRÓNICOS BIODEGRADÁVEIS: O FUTURO?

Investigadores da Universidade do Missouri estão a desenvolver produtos electrónicos biodegradáveis através do uso de elementos orgânicos. Esta investigação poderá levar a indústria electrónica a um futuro mais verde e a um crescimento mais sustentável. Poderá também contribuir para a redução drástica da quantidade de desperdício de dispositivos electrónicos nos EUA e no mundo.

PARA LER MAIS:Organic Nanocomposites Could Pave Way For Biodegradable Displays For Electronics” (Tech Times).

 

NASA DESCOBRE ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO EM MARTE

Novas observações da NASA apontam para a existência de água em estado líquido na superfície do planeta Marte. As observações sugerem que a água aparece sazonalmente, formando linhas escuras à medida que cai pelas encostas marcianas. No entanto, os cientistas da NASA desconhecem o local de origem da água ou se a sua composição química permite a existência de vida.

PARA LER MAIS: “NASA Finds ‘Definitive’ Liquid Water on Mars” (National Geographic).

 

CÉUS AZUIS E GELO EM PLUTÃO

Imagens da sonda New Horizons, da NASA, mostram que Plutão tem céus azuis e água em estado sólido na superfície de algumas zonas do planeta. As fotografias da atmosfera do planeta mostram como as partículas do nevoeiro refratam a luz azul, sendo essas partículas, no entanto, tolinas e não moléculas de azoto como no planeta Terra.

PARA LER MAIS:New Horizons shows Pluto sporting blue skies and red water ice” (New Scientist).

 

EMPRESA NORTE-AMERICANA PRETENDE SER A PRIMEIRA A ATERRAR NA LUA

A empresa Moon Express Inc, sediada em Silicon Valley, assinou um acordo com a Rocket Lab com vista a enviar o seu veículo espacial robótico para a Lua, tornando-se dessa forma a primeira entidade privada a fazê-lo. O lançamento está previsto para 2017. O acordo aumenta ainda as suas hipóteses de receber um prémio de 30 milhões de dólares da Google.

PARA LER MAIS:Moon Express contracts Rocket Lab for launches to land spacecraft on the moon” (Reuters).