Notícias de Ciência nos Estados Unidos

Notícias sobre o estado da ciência nos Estados Unidos

Notícias sobre o estado da ciência nos Estados Unidos

Sabia que cientistas da Universidade do Texas, em Houston, descobriram um mecanismo eléctrico capaz de controlar os interruptores moleculares que regulam o crescimento celular? Esta descoberta poderá contribuir para o desenvolvimento de tratamentos para alguns dos tipos de cancro mais letais, os quais se caracterizam pelo crescimento descontrolado das células cancerígenas. Leia mais notícias de Ciência nos Estados Unidos da América, na newsletter da FLAD.

 

JULHO FOI O MÊS MAIS QUENTE E O ANO DE 2015 PODERÁ SEGUIR O MESMO DESTINO

Julho de 2015 foi o mês mais quente desde que há registo, não apenas nos EUA como também a nível global. A informação é da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, a qual acrescenta que as temperaturas globais tornam muito provável que 2015 seja igualmente o ano mais quente. O estudo da agência governamental norte-americana surge no seguimento de outros estudos que chegaram à mesma conclusão, nomeadamente da NASA e da Agência Meteorológica do Japão.

PARA LER MAIS: “ NOAA: July hottest month on record, and 2015 could be hottest year ” ( CNN ).

 

INVESTIGADORES GOVERNAMENTAIS ESTUDAM SECA EM SEIS ESTADOS

Investigadores associados ao governo federal norte-americano estão a estudar fluxos de água de baixo caudal em seis estados norte-americanos com vista a perceber melhor como se poderá alocar recursos hídricos durante futuras situações de seca. Os resultados do estudo, a serem publicados em 2016, poderão dar um contributo importante em termos da gestão dos recursos hídricos.

PARA LER MAIS: “ Feds Conducting Study On Drought in Six States ” (Tech Times ).

 

NEVE NA SIERRA NEVADA CALIFORNIANA ATINGE MÍNIMOS HISTÓRICOS

Um novo estudo concluiu que a neve que cobre a Sierra Nevada, no estado da Califórnia, atingiu os níveis mais baixos em 500 anos, desse modo afectando os recursos hídricos de um estado que tem vindo a sofrer uma grave seca. De acordo com o estudo, a 1 de Abril de 2015 os níveis de neve eram apenas 5% da média registada ao longo dos últimos 50 anos.

PARA LER MAIS: “ Study Finds Snowpack in California’s Sierra Nevada to Be Lowest in 500 Years ” (The New York Times).

 

PRÉMIOS LASKER RECONHECEM RESPOSTA AO ÉBOLA, DANOS NO ADN E INVESTIGAÇÃO DO CANCRO

Dois cientistas norte-americanos e a organização Médicos Sem Fronteiras foram galardoados com os prémios anuais de investigação médica da Albert and Mary Lasker Foundation. Os cientistas foram galardoados pela descoberta da forma como o ADN se repara a si próprio e por um tratamento do cancro inovador que impulsiona o sistema imunitário, enquanto a organização foi reconhecida pela resposta dada ao surto do Ébola em África.

PARA LER MAIS: “ Lasker prizes recognize Ebola response, DNA damage, and cancer research ” ( Science Magazine ).

 

CASOS DE PESTE BUBÓNICA NOS EUA ATINGEM NÚMERO ANORMALMENTE ELEVADO

De acordo com um novo relatório elaborado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, o ano de 2015 tem sido marcado por um número anormalmente elevado de casos de peste bubónica. Desde Abril de 2015 que houve 11 casos em seis estados, ao passo que em 2014 houve 10 e em 2013 e 2012 chegou aos quatro. A última vez que ocorreram mais de 10 casos foi em 2006, tendo afectado 17 pessoas. Os investigadores do centro não sabem ainda a razão para a ocorrência de um número tão elevado em 2015.

PARA LER MAIS: “ Plague Cases in US Are Unusually High This Year ” (Live Science ).

 

PRODUZIR HIDROGÉNIO DE FORMA MAIS BARATA

Investigadores da Universidade do Wisconsin descobriram uma alternativa barata e eficiente para o uso de gases nobres como catalisadores da produção de hidrogénio. A técnica consiste na combinação de fósforo e enxofre com cobalto, um metal que é mil vezes mais barato que qualquer dos metais nobres. Os investigadores provaram que a combinação do cobalto com os gases e a energia solar é capaz de gerar hidrogénio.

PARA LER MAIS: “ Study: Efficient new catalyst may pave way for hydrogen economy ” ( United Press International ).

 

PRIMEIROS ANIMAIS COMPLEXOS CAUSARAM PRIMEIRA EXTINÇÃO EM MASSA

Um novo estudo elaborado por uma equipa de investigadores nos EUA, concluiu que a primeira extinção em massa no planeta Terra foi causada pelo aparecimento dos primeiros animais complexos, nomeadamente pelo seu impacto dramático no ambiente. A equipa concluiu ser mais provável que uma combinação de stress ecológico com interações biológicas tenha causado a extinção, em vez de um meteorito ou de um vulcão.

PARA LER MAIS: “ Critters caused Earth’s first mass extinction, not a meteorite or a volcano ” ( International Business Times ).

 

TECNOLOGIA QUE USA O CORPO PARA TRANSMITIR SINAIS MAGNÉTICOS

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveu uma nova técnica de comunicação sem fios que envolve o envio de sinais magnéticos através do corpo humano. Este sistema usa o corpo humano como um veículo para transportar energia entre os dispositivos electrónicos usados pelo indivíduo. Sendo que os campos magnéticos são capazes de passar livremente por tecidos biológicos, os sinais perdem menos potência.

PARA LER MAIS: “ Coming soon: Wearable tech that uses your body to transmit the signal ” ( Fortune ).

 

EXO-ESQUELETO GARANTE USO DAS PERNAS A HOMEM PARALISADO

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, construírem um sistema que, após cinco dias de treino, permitiram a uma pessoa com paralisia crónica dar milhares de passos durante duas semanas. O sistema consiste num exo-esqueleto robótico com uma bateria e na estimulação não invasiva da medula espinal.

PARA LER MAIS: “ Exoskeleton gives paralysed man use of his legs ” (CNET ).

 

MODELO 3D DE TUMORES EXPLICA EVOLUÇÃO DO CANCRO

Uma equipa de cientistas das Universidades de Harvard, Edimburgo e Johns Hopkins desenvolveram o primeiro modelo de tumores sólidos, o qual reflecte a sua forma em três dimensões, bem como a sua evolução genética. O novo modelo explica a razão das células cancerígenas terem um número surpreendente de mutações genéticas em comum, como as mutações se espalham pelo tumor e ainda como evolui a resistência aos medicamentos.

PARA LER MAIS: “ 3-D model of solid tumors explains cancer evolution ” (Medical Xpress ).

 

MANIPULAÇÃO GENÉTICA TRANSFORMA PLANTA COMUM EM ARMA CONTRA O CANCRO

Cientistas norte-americanos afirmam ter modificado geneticamente uma planta comum de modo a que essa produzisse a matéria-prima de uma potente droga quimioterápica originalmente extraída de uma planta dos himalaias em perigo de extinção. Este trabalho poderá garantir uma nova fonte do produto e permitir que os cientistas possam manipular o composto de modo a criar versões mais eficientes e seguras.

PARA LER MAIS: “ Genetic engineering turns a common plant into a cancer fighter ” ( Science Magazine ).

 

DESCOBERTO O CONTROLO ELÉCTRICO DO CRESCIMENTO DAS CÉLULAS CANCERÍGENAS

Cientistas da Universidade do Texas, em Houston, descobriram um mecanismo eléctrico capaz de controlar os interruptores moleculares que regulam o crescimento celular. Esta descoberta poderá contribuir para o desenvolvimento de tratamentos para alguns dos tipos de cancro mais letais, os quais se caracterizam pelo crescimento descontrolado das células cancerígenas.

PARA LER MAIS: “ Electrical control of cancer cell growth discovered ” (Live Mint ).

 

PRESENÇA DE MICRÓBIOS DISTINTOS ASSOCIADA COM ESQUIZOFRENIA

Um novo estudo elaborado por cientistas norte-americanos identificou diferenças entre as bactérias encontradas nas gargantas de pessoas com esquizofrenia e noutras sem essa condição psiquiátrica. O estudo concluiu que as pessoas com esquizofrenia têm níveis mais elevados de bactérias produtoras de ácido láctico, um tipo de bactéria associada ao controlo de inflamações crónicas. Os cientistas descobriram também diferenças nas vias metabólicas microbiais em pacientes com esquizofrenia.

PARA LER MAIS: “ Distinctive Microbiome Associated With Schizophrenia” ( Newsweek ).

 

CIENTISTAS CRIAM NANO-FIBRAS DE CARBONO ATRAVÉS DO CO2

Investigadores norte-americanos criaram um processo alimentado a energia solar capaz de transformar dióxido de carbono em nano-fibras sólidas de carbono. Os cientistas esperam que essas nano-fibras, as quais são extremamente fortes e duráveis, possam no futuro ser usadas numa variedade de aplicações, desde a construção ao desenvolvimento de baterias de iões de lítio mais eficazes. O processo poderá eventualmente resultar na extracção de dióxido de carbono da atmosfera em quantidades suficientes para contribuir para o abrandamento das alterações climáticas.

PARA LER MAIS: “ Scientists Pull Carbon Nanofibers Out Of Thin Air ” (Popular Science ).

 

NASA CRIA MATERIAL QUE SE AUTO-REGENERA EM SEGUNDOS

A NASA e a Universidade de Michigan criaram um novo material capaz de se auto-regenerar segundos após ser perfurado. Quando exposto a oxigénio, o material, constituído por duas finas camadas de polímeros e um líquido no seu interior, endurece. Quando qualquer uma das camadas de polímeros é perfurada, o líquido preenche rapidamente esse espaço. O material poderá ter várias aplicações, tal como fazer parte da fuselagem de veículos espaciais e de aviões.

PARA LER MAIS: “ NASA created a material that can heal itself in seconds—even from bullets ” ( Quartz ).

 

4000 SATÉLITES PARA LEVAR A INTERNET A TODOS OS CANTOS DO MUNDO

Elon Musk, CEO da SpaceX, apresentou um pedido oficial ao governo norte-americano para colocar em órbita uma frota de 4000 satélites. O objectivo é levar a internet sem fios às populações mais pobres nas zonas mais remotas do planeta. Se tudo correr conforme planeado, dentro de cinco anos os satélites poderão estar em órbita e a internet operacional.

PARA LER MAIS: “ Elon Musk plans launch of 4000 satellites to bring Wi-Fi to most remote locations on Earth ” ( The Independent ).

 

BOEING ABRE FÁBRICA DE VEÍCULOS ESPACIAIS NA FLÓRIDA

A Boeing Co inaugurou na Flórida a sua primeira fábrica de veículos espaciais com fins comerciais, os quais a NASA pretende usar para transportar astronautas para a Estacão Espacial Internacional. A NASA irá pagar 4,2 mil milhões de dólares pelo voo de teste do novo veículo espacial da Boeing, o CST-100 Starliner, bem como seis missões para a Estação.

PARA LER MAIS: “ Boeing opens commercial spaceship plant in Florida ” (Reuters ).

 

NASA ANALISA POTENCIAIS LOCAIS DE ATERRAGEM EM MARTE PARA PRÓXIMA MISSÃO

A NASA está a procura do local para aterrar o seu próximo rover em Marte em 2020. São mais de 50 os potenciais locais de aterragem, os quais terão de ser meticulosamente analisados de modo a não apresentarem obstáculos inesperados como rochas ou altitudes elevadas. O rover foi construído com o fim de procurar por sinais de vida passada no planeta vermelho.

PARA LER MAIS: “ NASA Eyes Potential Landing Sites for 2020 Mars Rover Mission ” ( Space.com ).