Notícias #17 de Cultura

História e Missão

Sede da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em Lisboa

Notícias da newsletter da FLAD: Do título de Património da Humanidade concedido pela UNESCO ao estado do Louisiana, nos EUA, às entrevistas do psiquiatra norte-americano Leon Goldensohn aos nazis julgados em Nuremberga em 1946.

DEPOIS DE POVERTY POINT, O LOUISIANA PREPARA-SE PARA SUBMETER OUTROS LOCAIS À UNESCO 

A UNESCO atribuiu ao estado do Louisiana, nos EUA, o seu primeiro título de Património da Humanidade. Com o nome de Poverty Point, este é um antigo complexo indígena norte-americano. Adicionalmente, as autoridades do Louisiana pretendem propor o famoso French Quarter ou o centro histórico de Nova Orleães como candidatos ao mesmo estatuto.

 

PARA LER MAIS: “Inspired by Poverty Point, New Orleans could seek UN heritage status” (The Louisiana Weekly via The Huffington Post).

 

EUA CELEBRAM DIA DO INSTITUTO CONFÚCIO 

Cinco Institutos Confúcio em Nova Inglaterra, nos EUA, celebraram o décimo aniversário da fundação do primeiro Instituto Confúcio. As celebrações, que contaram com eventos culturais chineses, tiveram também lugar em Nova Iorque e Boston.

 

PARA LER MAIS: “Confucius Institute Day celebrated in eastern U.S.” (Xinhua News Agency via People’s Daily).

 

MUSEU DE CHICAGO LIDERA RANKING DOS MELHORES MUSEUS DO MUNDO 

O Art Institute of Chicago lidera o ranking dos melhores museus do mundo segundo o TripAdvisor. O ranking tem como critérios a qualidade e quantidade das opiniões dos utilizadores do sítio da internet. O museu de Chicago é precedido no ranking por um museu no México e outro em São Petersburgo.

 

PARA LER MAIS: “Traveler’s Choice: World’s best museums” (CNN).

 

MUSEUS DO ESTADO DE DELAWARE COM 10 PROGRAMAS ESPECIAIS EM OUTUBRO 

Durante o mês de Outubro o estado de Delaware, nos EUA, vai oferecer dez programas especiais em vários museus, com entrada livre incluída. Os programas têm como tema de fundo a contribuição de Delaware para a história e cultura dos EUA.

 

PARA LER MAIS: “Museums of the state of Delaware to feature 10 free programs in October 2014” (Delaware.gov).

 

TRATADOS ENTRE O GOVERNO E ÍNDIOS AMERICANOS EM EXPOSIÇÃO 

O National Museum of the American Indian tem em cena uma nova exposição sobre a relação complexa entre o governo dos EUA e os índios norte-mericanos. A exposição explora os tratados históricos estabelecidos entre ambos.

 

PARA LER MAIS: “‘Nation to Nation,’ at the National Museum of the American Indian, examines treaties” (The Washington Post).

 

PONTO DE PARTIDA PARA A EDIFICAÇÃO DO U.S. MARSHALS MUSEUM 

Começou a construção do U.S. Marshals Museum, em honra e celebração da mais antiga agência de segurança dos EUA. Cerca de 750 personalidades políticas norte-americanas estiveram presentes na cerimónia que marcou o início das obras.

 

PARA LER MAIS: “Large crowd gathers in Fort Smith for U.S. Marshals Museum groundbreaking” (The City Wire).

 

A ARTE DO VIDRO NO NOVO MÉXICO 

O estado do Novo México, nos EUA, vai acolher em Outubro o evento bienal Taos Art Glass Invitation. Ao longo de um mês decorrerão diversas exposições, palestras, workshops e demonstrações sobre o tema da arte do vidro. Mais de 200 trabalhos nacionais e internacionais serão expostos em sete galerias de arte que participam no evento.

 

PARA LER MAIS: “2014 Art Glass Invitational Bring Glass Artists and Great Art to Taos” (Examiner).

 

EXPOSIÇÃO SOBRE OS PRIMEIROS COLONOS NO OESTE DOS EUA 

O Palm Springs Art Museum, no estado da Califórnia, tem em cena uma exibição sobre o oeste norte-americano do século XIX, tema que continua a fascinar o público. A exposição inclui 45 quadros de coleccionadores privados, sendo o mais antigo datado de 1850.

 

PARA LER MAIS: “A Grand Adventure: American Art of the West” (Palm Springs Art Museum).

 

ARTEFACTOS HISTÓRICOS À VENDA NO THE GETTYSBURG MUSEUM OF HISTORY 

O Gettysburg Museum of History, no estado da Pensilvânia, tem agora à venda uma série de relíquias da guerra civil dos EUA, bem como outros artefactos históricos. Os artefactos estão disponíveis a preços acessíveis e a porta está aberta a entusiastas da história norte-americana que desejem adquirir relíquias e artefactos.

 

PARA LER MAIS: “The Gettysburg Museum of History Presents Historical Artifacts for Sale” (Broadway World).

 

OBJECTOS SIMBÓLICOS DA CAÇA A BIN LADEN EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU 9/11 

O National September 11 Memorial and Museum tem em exibição objectos que representam o caminho percorrido até à captura e morte de Osama bin Laden. Os objectos incluem uma t-shirt usada por um soldado durante a missão que levou à morte de Bin Laden, bem como um tijolo do complexo em que líder da al-Qaeda esteve refugiado.

 

PARA LER MAIS: “9/11 Museum Displays Items From Mission to Kill Osama Bin Laden” (The Wire).

 

COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO NO MÉDIO ORIENTE E MEDITERRÂNEO 

Estão em exposição no Metropolitan Museum of Art diversos trabalhos que mostram a interacção histórica entre o Médio Oriente e as zonas costeiras do Mediterrâneo, bem como o seu impacto nas tradições artísticas que se desenvolveram na região.

 

PARA LER MAIS: “In Empires’ Remnants, Wonders of Survival” (The New York Times).

 

OLIVER STONE GALARDOADO EM PORTUGAL COM MEDALHA DE HONRA 

O director de cinema norte-americano, Oliver Stone, recebeu a medalha de honra da cidade do Porto, durante uma cerimónia na Câmara Municipal. Por três vezes vencedor de um Óscar, Oliver Stone esteve em Portugal no âmbito da sexta edição do Douro Film Harvest.

 

PARA LER MAIS: “U.S. film director Oliver Stone awarded medal of honor in Portugal” (Xinhua News Agency via Global Post).

 

PRIMEIRO FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS NOS EUA 

O Arte Institute realizou a 18 de Setembro o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas. Estiveram em cena 17 filmes produzidos em Portugal e no estrangeiro. O festival contou com a parceria do Whaling Museum e do Consulado de Portugal em New Bedford.

 

PARA LER MAIS: “New Bedford Premiere of the NY Portuguese Short Film Festival” (Whaling Museum).

 

CABRILLO FESTIVAL HONRA EXPLORADOR PORTUGUÊS 

Decorreu em San Diego o 51º Cabrillo Festival. O festival celebra a chegada do explorador português João Rodrigues Cabrilho à baía de San Diego há 472 anos. O evento incluiu uma encenação da chegada do explorador português e ainda gastronomia latina.

 

PARA LER MAIS: “Cabrillo Festival honors Portuguese explorer” (The San Diego Union-Tribune).

 

 REINAUGURADO O MONUMENTO AOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES EM NEWPORT 

O monumento aos descobrimentos portugueses em Newport, nos EUA, foi este mês reinaugurado após ter sido substituído por uma outra versão feita de granito, tornando-o mais resistente aos elementos. A cerimónia contou com a presença de 200 pessoas, entre as quais dignatários portugueses, locais e estatais, incluindo o embaixador português nos EUA.

 

PARA LER MAIS: “Portuguese Discovery Monument rededicated” (O Jornal).

 

 PORTUGAL INTERESSADO NA RYDER CUP 2022 

Portugal está entre os sete países que demonstraram interesse em organizar a edição de 2022 de um dos mais importantes torneios de golfe do mundo, a Ryder Cup. Portugal conta com a concorrência da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Itália e Turquia. O vencedor será anunciado em finais de 2015.

PARA LER MAIS: “Portugal takes interest in Ryder Cup 2022” (International Meetings Review).

 

ANA MOURA COMEÇA DIGRESSÃO NOS EUA COM ACTUAÇÃO EM BOSTON 

A fadista Ana Moura vai abrir a sua digressão nos EUA com um concerto no Berklee Performance Center, em Boston, no dia 7 de Novembro. Os estados do Arizona, Califórnia, Connecticut, Nova Iorque, Nova Jérsia estão também incluídos no programa.

 

PARA LER MAIS: “Fado: Ana Moura launching 2014 USA Tour at the Berklee Performance Center – Boston, MA” (Portuguese American Journal).

 

EDP APRESENTADA EM NOVA IORQUE COMO PATROCINADORA DO ROCK IN RIO 

Numa conferência de imprensa no Nasdaq Building, em Times Square, Roberta Medina confirmou que a empresa de energia portuguesa será patrocinadora global do Rock in Rio, o que inclui as edições em Portugal mas também no Brasil, Espanha e EUA. A edição inaugural dos EUA terá lugar no próximo ano.

 

PARA LER MAIS: “EDP foi apresentada em Nova Iorque como patrocinador global do Rock in Rio” (Expresso).

 

ENTREVISTAS DE PSIQUIATRA NORTE-AMERICANO A NAZIS PUBLICADAS EM PORTUGAL 

As entrevistas do psiquiatra norte-americano Leon Goldensohn aos nazis julgados em Nuremberga em 1946 foram publicadas em Portugal pela primeira vez e revelam não só o passado mas também o que “terá motivado” os crimes dos nacional-socialistas contra a humanidade. As entrevistas estão compiladas no livro “Entrevistas de Nuremberga”.

 

PARA LER MAIS: “Entrevistas inéditas a líderes nazis publicadas em Portugal” (Lusa via Jornal i).