Notícias de Política dos Estados Unidos

Revista de imprensa de ciência

Obama recuou na intenção inicial de reformar a política de imigração

O Congresso norte-americano volta a reunir-se depois da pausa de verão sob pressão para discutir medidas legislativas da maior relevância. Nas próximas semanas, republicanos e democratas procurarão transmitir as suas mensagens políticas.

 

 

OBAMA ADIA REFORMA DA POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO

Barack Obama recuou na sua intenção inicial de reformar a política de imigração. O Presidente dos EUA decidiu esperar pelo resultado das eleições de Novembro para o Congresso. Esta decisão foi bem recebida pelos senadores democratas que pretendem ser reeleitos em estados com fortes tendências republicanas.

PARA LER MAIS: “Obama to delay executive action on immigration until after elections” (Fox News).

 

REGRESSO DO CONGRESSO PRESSIONADO POR MEDIDAS LEGISLATIVAS IMPORTANTES

O Congresso norte-americano voltou a reunir-se após a pausa de verão. Nas próximas semanas, republicanos e democratas procurarão transmitir as suas mensagens políticas tendo em conta as eleições de Novembro. Entre as principais medidas legislativas em mão está o projecto-lei que define o financiamento de curto prazo e que vai garantir o funcionamento do governo até inícios de Dezembro, a discussão sobre a legislação para reautorizar o Export-Import Bank e o alargamento do mandato do prazo do Tax Freedom Act.

PARA LER MAIS: “Congress returns for brief session, few key bills” (USA Today).

 

HILLARY CLINTON PODERÁ DECIDIR UMA POSSÍVEL CANDIDATURA À CASA BRANCA NO INÍCIO DE 2015

Hillary Clinton, a antiga Secretária de Estado, senadora e primeira-dama, afirmou que no início de 2015 poderá tomar a decisão de se candidatar à presidência dos EUA. Contudo, segundo a mesma, uma possível candidatura em 2016 está contingente de formar, ou não, uma visão clara do que quer atingir e de como conduzir os dois lados do espectro político aos fins a que se propõe.

PARA LER MAIS: “Clinton: Decision on White House run early next year” (Associated Press via USA Today).

 

REPUBLICANOS COM VANTAGEM NA CORRIDA PARA O SENADO, MAS DEMOCRATAS ESTÃO PERTO

Segundo um estudo da cadeia de televisão CBS, caso as eleições para o Congresso norte-americano se realizassem por esta altura seria de esperar uma luta renhida. Apesar dos republicanos terem vantagem na corrida para o controlo do Senado, não seria de descartar uma vitória dos democratas.

PARA LER MAIS: “Republicans keep edge in latest Senate midterm estimate” (CBS News).

 

OBAMA EVITA CONGRESSO EM ACORDO INTERNACIONAL PARA COMBATER AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A administração Obama pretende criar um acordo internacional sobre as alterações climáticas para levar os países a cortar as emissões de combustíveis fósseis responsáveis pelo aquecimento global. Este acordo, que será assinado em 2015 aquando de uma cimeira da ONU na capital francesa, não estará sujeito a ratificação pelo Congresso norte-americano.

PARA LER MAIS: “Obama Pursuing Climate Accord in Lieu of Treaty” (The New York Times).

 

APROVADO PACOTE DE AJUDA PARA A CRISE HUMANITÁRIA NA FRONTEIRA COM O MÉXICO

No dia 1 de Agosto, depois de um esforço de última hora da parte da maioria republicana, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um pacote de 694 milhões de dólares destinado à crise humanitária que se vive na fronteira sudoeste com o México. Foi ainda aprovado na mesma sessão legislativa um projecto-lei que visa terminar um programa da Casa Branca que garante um estatuto legal temporário a crianças que chegam ilegalmente aos EUA.

PARA LER MAIS: “Late push by House GOP produces a border bill (with bleak prospects)” (Los Angeles Times).

 

NORTE-AMERICANOS QUEREM MAIOR CONTROLO DAS FRONTEIRAS

De acordo com uma sondagem realizada pelo Pew Research Center, cada vez mais norte-americanos estão a favor de maior segurança nas fronteiras, bem como de uma execução mais eficaz das políticas de imigração.

PARA LER MAIS: “Americans in Poll Increasingly Want Tough Border Control” (Bloomberg).
GOVERNADOR RICK PERRY ACUSADO DE COMETER DOIS CRIMES

O governador do estado do Texas e possível candidato presidencial em 2016, Rick Perry, foi acusado por um júri de coerção exercida sobre um funcionário público e abuso de poder no cargo. As duas acusações têm origem numa ameaça de Perry em vetar o financiamento de uma unidade estatal, caso o Procurador-Geral que a dirige não se demitisse.

PARA LER MAIS: “Texas Gov. Rick Perry indicted on two felony charges” (CNN).

 

OBAMA PRESSIONA O CONGRESSO A APROVAR AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

O Presidente Barack Obama continua a pressionar o Congresso para que este aprove o aumento do salário mínimo, tendo como base a melhoria do desempenho económico. No entanto, a maioria republicana defende que um aumento do salário mínimo afecta negativamente os pequenos negócios e abranda a contratação de novos trabalhadores.

PARA LER MAIS: “Obama renews call for Congress to OK minimum wage increase” (Chicago Sun-Times).

 

ALÍVIO DE TENSÕES ENTRE A CASA BRANCA E GRUPOS RELIGIOSOS SOBRE REGRA DE CONTROLO DA NATALIDADE

A administração Obama emitiu uma nova regra que visa pôr fim a disputas com grupos religiosos sobre uma lei que exige que as empresas incluam contraceptivos nos seguros de saúde. Com esta nova regra será agora permitido que as entidades empregadoras registem as suas objecções a essa lei, após as quais o governo dos EUA intervirá para prover os contraceptivos às mulheres que o desejem.

 

PARA LER MAIS: “White House revises birth control rule to accommodate religious groups” (Los Angeles Times).

 

JUSTIÇA DOS EUA VAI INVESTIGAR DEPARTAMENTO POLICIAL DE FERGUSON, MISSOURI

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou que vai iniciar uma investigação sobre o departamento da polícia em Ferguson, no estado do Missouri, onde no mês passado um adolescente negro foi morto por um polícia branco.

PARA LER MAIS: “U.S. Justice Department to investigate Ferguson police after teen shooting” (Reuters).

 

EUA DEVEM ACABAR COM LIMITES À EXPORTAÇÃO DE CRUDE

O governador de Nova Jérsia, Chris Christie, um dos candidatos republicanos favoritos à corrida presidencial de 2016, defende que os EUA devem levantar as restrições às exportações de crude. Christie junta a sua voz à de vários políticos norte-americanos que têm declarado publicamente que a crescente procura interna deve ser acompanhada por uma abertura a novos mercados externos.

PARA LER MAIS: “N.J. Gov. Christie says U.S. should end limits on crude exports” (Reuters via Chicago Tribune).

 

ADERIR AO ESTADO ISLÂMICO PODERÁ RESULTAR EM PERDA DE CIDADANIA

O senador republicano Ted Cruz anunciou os seus planos para introduzir legislação que visa retirar a cidadania norte-americana a indivíduos que combatem em nome do Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

PARA LER MAIS: “Cruz to introduce bill to strip citizenship from Americans who join Islamic State” (The Washington Times).

 

OBAMA DISCUTE COM LÍDERES DO CONGRESSO CAMPANHA MILITAR NO MÉDIO ORIENTE

O Presidente Barack Obama reuniu-se com os líderes do Congresso para defender o alargamento da campanha militar contra os militantes do Estado Islâmico.

PARA LER MAIS: “Obama to brief Congress leaders on fight with IS” (BBC).

 

PUBLICAÇÃO DE RELATÓRIO DO SENADO SOBRE A CIA ESTÁ PENDENTE

O relatório do Senado norte-americano sobre as políticas de detenção e de interrogatório da CIA não estarão disponíveis ao público no curto prazo. A presidente do Comité de Inteligência do Senado, a democrata Dianne Feinstein, considera inapropriada a publicação de partes do sumário do relatório ao abrigo do Freedom of Information Act, nomeadamente porque ainda não terminaram as negociações entre o Comité e a Casa Branca sobre a desclassificação do documento.

PARA LER MAIS: “Further delays requested on CIA report” (Politico).

 

SÃO CADA VEZ MAIS OS NORTE-AMERICANOS A FAVOR DE UM MAIOR ENVOLVIMENTO MILITAR DOS EUA NO ESTRANGEIRO

O apoio do público norte-americano a uma política externa mais activa aumentou consideravelmente desde o ano passado, segundo uma sondagem realizada pelo Pew Research Center.

PARA LER MAIS: “Support for U.S. overseas involvement jumps, poll finds” (Los Angeles Times).

 

O PENTÁGONO TERÁ VIOLADO A LEI COM A TROCA DE BERGDAHL

De acordo com investigadores do Congresso norte-americano, o Pentágono terá violado a lei aquando da troca do sargento Bowe Bergdahl por cinco lideres Taliban. Os investigadores adiantam que o Departamento de Defesa não terá notificado o Congresso 30 dias antes da troca.

PARA LER MAIS: “GAO: Pentagon violated law with Bergdahl swap” (Associated Press via Federal News Radio).

 

OBAMA PEDE APOIO PARA UMA MISSÃO CONTRA MILITANTES SUNITAS

O Presidente Barack Obama discursou à nação norte-americana com o objectivo de conquistar o apoio para a uma ofensiva militar contra os militantes sunitas no Médio Oriente. Obama pretende ainda assegurar à população que não vai arrastar os EUA para mais uma guerra como a de 2003.

PARA LER MAIS: “Obama to Present Case for Broader U.S. Mission Against Militants” (The New York Times).

 

EUA APOIAM NOVA PARCERIA ESTRATÉGICA NO CONTINENTE ASIÁTICO

A administração norte-americana declarou o seu apoio à recentemente anunciada Parceria Estratégica entre a India e o Japão, a qual inclui um aprofundamento das relações de defesa e segurança entre os dois países.

PARA LER MAIS: “US endorses India-Japan strategic partnership: Jen Psaki” (The Economic Times).

 

SUSAN RICE QUER MAIOR COOPERAÇÃO MILITAR ENTRE EUA E CHINA

A Conselheira de Segurança Nacional da administração norte-americana, Susan Rice, pretende que os EUA e a China aprofundem a sua cooperação militar com o intuito de reduzir as tensões entre os dois países.

PARA LER MAIS: “National Security Adviser Urges More US-China Military Cooperation” (Voice of America).

 

EUA PRETENDEM MELHORAR A DEFESA DA GEÓRGIA

OS EUA e a Geórgia estão prestes a aprofundar a sua relação militar, incluindo a possibilidade de venda de dois helicópteros Black Hawk norte-americanos. A recente agressão russa à Ucrânia está na base desta iniciativa.

PARA LER MAIS: “US to Help Georgia Boost Its Defenses” (Associated Press via ABC News).


COMBATE AO ÉBOLA INCLUÍDO NA DESPESA DO GOVERNO DOS EUA

Os republicanos na Câmara dos Representantes vão incluir ajuda financeira para combater o surto do Ébola em África.

PARA LER MAIS: “House GOP to Include Ebola Aid in Short-Term Spending Bill” (The Wall Street Journal)

 

PORTUGAL ACOLHE EXERCÍCIO DA NATO EM 2015

Portugal vai acolher, no Outono de 2015, o maior exercício militar da NATO nas últimas décadas. Com o nome de Trident Juncture, o exercício irá envolver cerca de 24 mil efectivos.

PARA LER MAIS: “Portugal acolhe em 2015 exercício da NATO que países do Leste reivindicavam” (Público).

 

GOVERNOS ESTRANGEIROS COMPRAM INFLUÊNCIA A THINK TANKS

Uma investigação realizada pelo jornal New York Times concluiu que uma dúzia de think tanks recebeu dezenas de milhões de dólares de governos estrangeiros enquanto pressionavam o governo dos EUA no sentido de adoptar políticas que muitas vezes reflectiam as prioridades dos doadores.

PARA LER MAIS: “Foreign Powers Buy Influence at Think Tanks” (The New York Times).