Notícias #14 de Cultura

Museu Nacional

CINEMA DA CALIFÓRNIA VAI PAGAR MENOS IMPOSTOS

 O estado da Califórnia aprovou um projecto-lei que mais do que triplicará o crédito fiscal cedido ao cinema e televisão, aumentado assim os incentivos para 330 milhões de dólares anuais durante os próximos cinco anos. Esta medida pretende promover a indústria cinematográfica e televisiva da Califórnia de modo a ter maior capacidade para competir com outros estados, como os de Nova Iorque, Geórgia e Louisiana.

 PARA LER MAIS: “Bill to triple California film tax credits clears the Legislature” (LA Times).

MUSEU DE FILADÉLFIA EXIBE ESQUELETO HUMANO COM 6500 ANOS

 Um esqueleto humano com 6500 anos será brevemente exibido ao público num museu da Universidade da Pensilvânia. Apesar de ter sido encontrado no Iraque por volta de 1930, o mesmo permaneceu esquecido até agora num armazém de Filadélfia.

 PARA LER MAIS: “Philly museum to display 6,500-year-old human skeleton” (Associated Press via Fox News).

SMITHSONIAN ADICIONA HISTÓRIA DE LGBT À SUA COLECÇÃO

 Recentemente, o Smithsonian tem vindo a adicionar à sua colecção centenas de fotografias, documentos e objectos que documentam a história de gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais. Entre os maiores doadores estão os criadores da série televisiva “Will and Grace”. Esta iniciativa faz parte de um esforço para documentar um assunto que não tem sido devidamente divulgado no Smithsonian.

 PARA LER MAIS: “Smithsonian adds LGBT history to museum collection” (Associated Press via Herald-Standard).

TRIBO ÍNDIA NORTE-AMERICANA EXIGE QUE MUSEU ALEMÃO DEVOLVA ESCALPES HUMANOS

Uma tribo de Índios norte-americanos Chipewa enviou uma carta para o museu Karl Kay na Alemanha exigindo o retorno de 17 escalpes humanos para que possam ter a devida cerimónia fúnebre. A devolução dos escalpes enfrenta, no entanto, alguma resistência por parte do museu alemão.

 PARA LER MAIS: “An American Tribe Wants a German Museum to Return Native American Scalps” (Smithsonian).

DÉCIMO ANO DE VIDA DO NATIONAL MUSEUM OF THE AMERICAN INDIAN

 O Smithsonian’s National Museum of the American Indian celebra este mês dez anos de existência. A sua inauguração em Setembro de 2004 foi marcada pela maior concentração de indígenas norte-americanos na história de Washington D.C. Setembro trará novas exposições, um simpósio e uma gala de comemoração.

PARA LER MAIS: “National Museum of the American Indian celebrates 10th anniversary” (The Washington Post).

UM MUSEU DEDICADO ÀS VÍTIMAS DO COMUNISMO

 A Victims of Communism Memorial Foundation (fundação em memória da vítimas do comunismo) pretende criar um museu dedicado aos 100 milhões de vítimas do comunismo no século XX, cuja inauguração deverá ter lugar em 2017, data que assinala o centésimo aniversário da Revolução Bolchevique. O museu juntar-se-ia ao United States Holocaust Memorial Museum na missão de ensinar às gerações futuras a capacidade do homem para exercer actos inumanos.

 PARA LER MAIS: “Communism’s Victims Deserve a Museum” (The Daily Beast).

FOGUETE MILITAR TITAN VAI SER RESTAURADO E EXIBIDO AO PÚBLICO

 O National Museum of the U.S. Air Force em Dayton, no estado do Ohio, anunciou planos para a restauração de um foguete militar espacial Titan, o qual está na sua colecção desde 2005. O veículo espacial será exibido num quarto edifício do museu cuja construção será finalizada em 2016.

 PARA LER MAIS: “US Air Force Museum to Restore Retired Titan Rocket” (Space via Yahoo)

NOVO PROJECTOR DO FLANDRAU PLANETARIUM GARANTE UMA MELHOR VISÃO DO ESPAÇO

 O Flandrau Science Center and Planetarium’s da Universidade do Arizona substituiu o projector digital que tinha já 40 anos de idade. O novo projector, que segundo o astrónomo Thomas Fleming é um “universo virtual numa caixa”, estará aberto ao público a partir de Setembro e irá proporcionar viagens pelo espaço e ainda passar filmes sobre diversos tópicos científicos.

 PARA LER MAIS: “New Projector at Flandrau Planetarium Enhances Views of Space” (Arizona Public Media).

IMAGENS DE JUDEUS EUROPEUS NO PERÍODO PRÉ-HOLOCAUSTO DISPONIBILIZADAS AO PÚBLICO

Vai ser disponibilizado ao público e a investigadores um vasto arquivo de fotografias que retratam a vida dos judeus na Europa de leste antes do holocausto. A iniciativa é do International Center of Photography e do United States Holocaust Memorial Museum que criou uma base de dados digital para facilitar o acesso ao arquivo do fotógrafo Roman Vishniac.

 PARA LER MAIS: “US archive of pre-Holocaust images of European Jews made available to the public, researchers” (Associated Press via Times Colonist).

CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CONSTITUIÇÃO DOS EUA

 No âmbito da celebração do 227º aniversário da assinatura da Constituição dos EUA, o National Constitution Center terá entrada livre durante o dia de 17 de Setembro. Ao longo do dia decorrerão actividades educativas, conversas com juízes federais e terá lugar uma cerimónia de naturalização de imigrantes.

 PARA LER MAIS: “Celebrate the 227th Anniversary of the U.S. Constitution at the Museum of We the People” (Globe Newswire).

ENTRADA LIVRE EM MAIS DE 1500 MUSEUS E ZOOS

 Mais de 1500 museus e zoos em todos os 50 estados dos EUA terão entrada livre no dia 27 de Setembro. Esta é uma iniciativa do Smithsonian no âmbito do “Museum Day Live” e que requer apenas o registo online no sítio da Smithsonian Magazine de forma a garantir o bilhete que garante a entrada a duas pessoas.

PARA LER MAIS: “Free admission to 1,500-plus museums and zoos” (Money Talks News via MSN).

METROPOLITAN OPERA VAI CUMPRIR A PROGRAMAÇÃO

 A maior companhia de ópera dos EUA, a Metropolitan Opera, vai cumprir a sua programação para 2014-2015. Por detrás do receio de tal não acontecer está um desacordo entre o director geral da companhia e os sindicatos sobre a necessidade de cortar na despesa. A semana passada foi estabelecido entre as duas partes, o que permite o cumprimento do programa.

 PARA LER MAIS: “Apocalypse Later” (The Wall Street Journal).

PROJECTO “ART SET FREE” EXPANDE-SE A NÍVEL GLOBAL

 A Arts Brookfield, o braço cultural do Brookfield Property Partners, anunciou um crescimento notável do projecto Art Set Free, o qual procura sensibilizar o público sobre a importância do carácter livre da arte pública. Artistas de todos os estados dos EUA, de mais de 100 países e 800 cidades já partilharam os seus trabalhos no âmbito do projecto. 

PARA LER MAIS: “ART SET FREE Expands Globally – 50 States, 100 Countries!” (Broadway World).

TOUR PELOS EUA PARA CELEBRAR ANIVERSÁRIO DE MEI LANFANG

 A Ópera de Pequim actuou, no mês de Agosto, em Nova Iorque e Washington como forma de celebração dos 120 anos do nascimento da maior estrela de ópera da China. Organizado pelo filho, os espectáculos funcionaram como uma recordação da tournée do seu pai pelos EUA em 1930.

 PARA LER MAIS: “US tour marks Mei Lanfang anniversary” (CCTV).

GEORGE LUCAS ESCOLHE EQUIPA DE DESIGNERS PARA O SEU MUSEU

 O realizador dos filmes Star Wars, George Lucas, anunciou a equipa de arquitectos que vai estar por detrás da controversa construção do Lucas Museum of Narrative Art, em Chicago. Os escolhidos foram Ma Yansong, cujas obras incluem as Marilyn Monroe Towers de Toronto, e Jeanne Gang, que desenhou a Aqua Tower em Chicago. Ma Yansong irá desenhar o edifício do museu enquanto Jeanne Gang irá conceber a paisagem envolvente do museu e uma ponte pedonal.

 PARA LER MAIS: “George Lucas announces architects for lakefront museum” (Chicago Tribune).

THEASTER GATES NA FUNDAÇÃO SERRALVES

O artista plástico e músico norte-americano Theaster Gates estará com o seu grupo musical The Black Monks of Mississippi no Museu de Arte Contemporânea de Serralves de 7 a 19 de Setembro. Gates desenvolverá um novo capítulo daquilo a que chamou “O Monástico Negro”, que responde a noções e histórias de espaço em contextos raciais e políticos diversificados. Será a primeira apresentação das obras de Gates em Portugal.

PARA LER MAIS: “THEASTER GATES: “The Black Monastic”” (Fundação de Serralves).

ARTISTA PORTUGUESA COM EXPOSIÇÃO EM MIAMI

 A artista portuguesa sediada em Berlim, Leonor Antunes, tem em exibição o seu trabalho no Pérez Art Museum em Miami. A artista usa a matemática e materiais tão diversos como a cortiça e o couro para criar uma visão modernista alimentada pelo seu interesse na arquitectura e design de imobiliário. Com base na sua técnica, este trabalho de Leonor Antunes em Miami reflecte o estado da arquitectura em Miami e no sul do estado da Flórida.

 PARA LER MAIS: “Leonor Antunes’ PAMM Installation Is an Airy Interpretation of South Florida” (Miami New Times).

ESTILISTA PORTUGUESA MOSTRA COLECÇÃO EM NOVA IORQUE

 A designer de moda portuguesa Katty Xiomara regressa a Nova Iorque para mais uma passagem de modelos. O evento, a decorrer dia 8 de Setembro, no Eyebeam Attelier, em Manhattan, servirá para que a estilista mostre a sua colecção de Primavera/Verão para 2015.

 PARA LER MAIS: “MODA | Estilista portuguesa vai mostrar colecção para 2015 em Nova Iorque” (Luso-Americano).

FOTOGRAFIAS PORTUGUESAS VÃO SER EXIBIDAS EM WASHINGTON

 Os curadores do Smithsonian National Museum of Natural History escolheram duas fotos subaquáticas tiradas por um biólogo e um fotógrafo português, Nuno Vasco Rodrigues, para serem exibidas numa exposição que terá lugar no museu de Washington em 2015. As fotografias serão exibidas em conjunto com os trabalhos do conhecido fotojornalista Brian Skerry.

 PARA LER MAIS: “Portuguese photographs chosen for Washington DC Exhibit” (The Portugal News).

PORTUGAL LIDERA RANKING MUNDIAL DOS MELHORES LOCAIS PARA SE PASSAR A REFORMA

 O sítio Live and Invest Overseas escolheu a região costeira do Algarve como o lugar de excepção para as pessoas que pretendem passar a sua reforma num local barato e ter uma nova aventura pela frente. Atrás do Algarve ficaram locais como Cuenca no Equador, Chiang Mai na Tailândia, e Pau em França.

 PARA LER MAIS: “The 7 Best Places To Retire Around The World” (Forbes).

POLÍTICOS PORTUGUESES NA CALIFÓRNIA EM LIVRO NOS EUA

 O livro “California’s Portuguese Politicians: A Century of Legislative Service”, publicado em 2013, ficou em segundo lugar na categoria de melhor livro de história no âmbito do International Latino Book Awards. Escrito pelo historiador norte-americano Alvin Ray Grave, o livro aborda o papel dos políticos californianos de ascendência portuguesa na política dos EUA e foi financiado pela Fundação Luso-Americana.

 PARA LER MAIS: “Book: California’s Portuguese Politicians – By Alvin Ray Graves – Editor’s Note” (Portuguese American Journal).

UM TOUR VIRTUAL PELA CASA BRANCA

 A Embaixada dos EUA em Portugal convida a uma visita virtual à Casa Branca através do Google Maps. A visita não é guiada mas o tempo é ilimitado e é possível ficar a conhecer vários cantos e pormenores das várias salas da casa do Presidente dos EUA.

PARA LER MAIS: “Aceite o convite e visite já a Casa Branca” (Observador).

III ENCONTRO MUNDIAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS EM NOVA IORQUE

A American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) realizou o III Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (III EMEP) nos dias 1 e 2 de Agosto, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A comissão científica seleccionou 71 trabalhos entre as 164 propostas recebidas, registando um novo recorde de participação. Três professores viajaram de Portugal com o apoio da FLAD.

 PARA LER MAIS: “III Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (III EMEP) – Nosso Idioma” (Gazeta News).

LUSO-AMERICANA FAZ SUCESSO NOS EUA COM LIVRO DE GASTRONOMIA AÇORIANA

 A luso-americana Maria Lawton publicou um livro de receitas açorianas nos EUA com o nome de “Azorean Cooking: From My Family Table to Yours”. O livro já vendeu mais de dez mil exemplares.

 PARA LER MAIS: “Autora luso-americana vende mais de 10 mil exemplares de livro de cozinha nos EUA” (Lusa via Diário digital).

GEORGE MENDES ABRE SEGUNDO RESTAURANTE PORTUGUÊS EM NOVA IORQUE

 O chef luso-americano George Mendes pretende continuar a divulgar a gastronomia portuguesa nos EUA este Outono, com o lançamento do livro “My Portugal: Recipes and Stories” e a abertura de um novo restaurante de essência portuguesa em Nova Iorque.

 PARA LER MAIS: “George Mendes abre segundo restaurante português em Nova Iorque” (Diário de Notícias).

ALENTEJO: A MELHOR REGIÃO VINÍCOLA DO MUNDO

 Uma votação promovida pelo USA Today e pelo portal de viagens 10Best nomeou o Alentejo como a melhor região vinícola para visitar, superando 19 concorrentes, entre os quais a região de Champanhe, em França, e a espanhola La Rioja.

 PARA LER MAIS: “Alentejo eleito a melhor região vinícola do mundo” (Observador).