Notícia da LUSA: Luso-American Legislators’ Dialogue da FLAD recebeu a maior delegação de representantes luso-americanos eleitos nos EUA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se na Fundação com o congressista republicano, Devin Nunes, sob os auspícios do presidente da FLAD, Vasco Rato

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organizou sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de abril um encontro de legisladores luso-americanos, que se reúnem com políticos e empresários portugueses para discutir as oportunidades entre os dois países.

O “Luso-American Legislators’ Dialogue”, que acontece pela terceira vez, vai contar com a maior delegação de luso-americanos eleitos, cerca de duas dezenas, incluindo os congressistas Devin Nunes e Jim Costa, que vão juntar-se a políticos e empresários nacionais para debater as oportunidades e os desafios que se colocam ao relacionamento entre Portugal e os EUA.

No encontro, participam ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, o líder do PSD e ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o ex-Presidente Jorge Sampaio e o ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

O presidente da FLAD, Vasco Rato, diz à Lusa que o objetivo foi “aproximar os legisladores de ascendência portuguesa a Portugal, criando laços entre eles e, ao mesmo tempo, levar aos seus constituintes a imagem de um Portugal moderno e aberto para o mundo”.

“Nos dois primeiros encontros em que estivemos juntos, foi possível iniciar um diálogo franco e aberto que propiciou discussões entre responsáveis políticos portugueses, entre eles membros do Governo e da oposição, e congressistas, senadores e legisladores estaduais de raízes portuguesas eleitos nos EUA”, continuou o responsável.

Além do republicano Devin Nunes e do democrata Jim Costa, estiveram presentes congressistas e senadores estaduais como Daniel da Ponte, Rosa Rebimbas, António F. D. Cabral ou Alan Silvia, e líderes comunitários como Diniz Borges, oriundos dos estados de Rhode Island, Califórnia, Connecticut e Massachusetts.

Durante os dois dias, existiram sessões de trabalho dedicadas a vários temas: “Desafios das comunidades luso-americanas”; “União Europeia e relações transatlânticas” (com Pedro Passos Coelho); sobre a iniciativa “Portugal Business USA” (com a presença do ex-embaixador dos EUA em Portugal Robert A. Sherman) e “Cooperação no âmbito do poder local” (com o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, e a presidente da câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque).

O discurso de encerramento do evento esteve a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa e o jantar de despedida contou com a presença do ex-presidente Jorge Sampaio e do ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas.