Newsletter sobre o estado da Ciência norte-americana

Leia as novidades sobre a Ciência nos Estados Unidos

Leia as novidades sobre a Ciência nos Estados Unidos

Uma equipa de cientistas das universidades de Yale e Johns Hopkins podem ter descoberto uma estratégia para eliminar o vírus latente do VIH das células de indivíduos cronicamente infectados. Leia esta e outras notícias de Ciência nos Estados Unidos.

PRIMEIRA DETECÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA EM MARTE

O rover Curiosity da NASA efectuou a primeira detecção definitiva de moléculas orgânicas em Marte. A descoberta teve lugar numa cratera que os cientistas da NASA calculam ter sido um lago há milhões de anos.

PARA LER MAIS: “NASA Goddard Instrument Makes First Detection of Organic Matter on Mars” (NASA).

NASA LANÇA NAVE ESPACIAL PARA MEDIR HUMIDADE TERRESTRE

A NASA irá colocar em órbitra, a 29 de Janeiro, um aparelho espacial com a missão de medir a humidade nos solos do planeta Terra. O aparelho ajudará os cientistas na emissão de avisos prévios de secas e na elaboração de mapas mais detalhados sobre a humidade nos solos terrestres.

PARA LER MAIS: “NASA launching spacecraft with 19 foot lasso” (United Press International).

DESCOBERTA DE DOIS EXO PLANETAS SEMELHANTES À TERRA

Uma equipa de astrónomos descobriu mais oito planetas situados a uma distância adequada da estrela-mãe, possibilitando assim a existência de água. Entre os oito existem dois que são mais semelhantes com a Terra do que quaisquer outros descobertos até ao momento. A descoberta foi feita com base na análise de informação recolhida pelo telescópio espacial Kepler.

PARA LER MAIS: “2 New Exoplanets More Like Earth Than Any Others” (Discovery News).

NAVE ESPACIAL JUNO A CAMINHO DO MISTERIOSO PLANETA JÚPITER

A nave espacial Juno, pertencente à NASA, está a caminho do planeta Júpiter com a missão de desvendar os segredos do planeta, os quais são cruciais para a compreensão da evolução do nosso sistema solar. A chegada da Juno a Júpiter está planeada para o dia 4 de Julho de 2016.

PARA LER MAIS: “NASA’s Juno Spacecraft on Its Way to Unveil Jupiter’s Mysteries” (Science 2.0).

TENTATIVA FALHADA DE ATERRAGEM DE FOGUETÃO ESPACIAL NUM BARCO

A empresa privada de voos espaciais SpaceX enviou a 10 de Janeiro a sua quinta nave de carga para a Estacão Espacial Internacional. No entanto, falhou a tentativa de aterragem da primeira etapa do foguetão num barco. Esta operação tinha como intuito iniciar uma nova era em que os foguetões espaciais passam a ser reutilizados e assim a reduzir os custos elevados associados a missões espaciais.

PARA LER MAIS: “SpaceX rocket crashes in first attempted boat landing” (New Scientist).

ROBÔ DA NASA VAI EXPLORAR INTERIOR DOS VULCÕES

Investigadores da NASA desenvolveram um novo robô capaz de explorar algumas das partes mais inacessíveis do nosso planeta. Os investigadores anunciaram ter enviado um robô para dentro de fissuras inactivas dentro de um vulcão, ainda activo, no Havai. Mapear fissuras inactivas ajuda a perceber como o magma chega à superfície e poderá ainda ajudar os cientistas a perceber como ocorrem as erupções.

PARA LER MAIS: “NASA Robot Will Explore Deep Inside Volcanoes” (Popular Science).

EUA PRETENDEM INTENSIFICAR INVESTIGAÇÃO DE RADIAÇÃO DE DOSES BAIXAS

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projecto-lei que pretende revitalizar o programa de investigação de radiação em doses baixas, pertencente ao Departamento de Energia. O projecto-lei, em parte motivado pela preocupação gerada com o incidente de Fukushima, exige um estudo aprofundado sobre o assunto bem como que o Departamento de Energia produza um plano de investigação para um período de cinco anos.

PARA LER MAIS: “U.S. lawmakers looking to intensify DOE’s low-dose radiation research” (Science Magazine).

OFICIAIS DE SAÚDE APELAM A QUE OS MÉDICOS PRESCREVAM MAIS DROGAS PARA COMBATER O SURTO DE GRIPE NOS EUA

Um novo tipo de vírus influenza que a vacina da gripe não consegue combater está a causar um rápido aumento de casos de gripe nos EUA, resultando em maior afluência aos hospitais e também em mais mortes. Espera-se que este aumento se prolongue por mais quatro a seis semanas. Em resposta, os oficiais de saúde norte-americanos pedem aos médicos que distribuam mais medicamentos antivirais para combater o surto.

PARA LER MAIS: “Flu rages across the United States; CDC urges doctors to fight it by prescribing more drugs” (Science Recorder).

MUTAÇÃO GENÉTICA É A PRINCIPAL CAUSA DA MAIORIA DOS CANCROS

De acordo com um estudo da Universidade de Medicina de John Hopkins, cerca de dois terços dos cancros em adultos resultam de mutações aleatórias dos genes, o que provoca o seu crescimento. Os investigadores afirmam que o estudo irá mudar a maneira como as pessoas ponderam os factores que aumentam o risco de cancro.

PARA LER MAIS: “Scientists: Random gene mutations primary cause of most cancer” (CNN).

ANTIBIÓTICO PROMISSOR DESCOBERTO EM MATÉRIA MICROBIAL

Uma equipa de cientistas de instituições norte-americanas descobriu um antibiótico capaz de eliminar agentes patogénicos resistentes a medicamentos. Esta descoberta foi feita através de uma bactéria presente por debaixo da superfície de uma zona de relvado no estado do Maine. Apesar de o novo antibiótico ter ainda de ser testado em humanos, tudo indica que os agentes patogénicos serão lentos a desenvolver resistência.

PARA LER MAIS: “Promising Antibiotic Discovered in Microbial “Dark Matter”” (Nature via Scientific American).

INTESTINO HUMANO GERADO DENTRO DE UM RATO

Um grupo de cientistas do Children’s Hospital Los Angeles conseguiu gerar um intestino humano plenamente funcional num rato. Este desenvolvimento abre portas a uma nova forma de tratar falhas nos intestinos, uma condição que afecta 2% das admissões de bebés recém-nascidos em unidades de cuidados intensivos e que mata quase um terço desses bebés ao fim de cinco anos.

PARA LER MAIS: “Fully functioning human intestine grown in mouse” (New Scientist).

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DETECTA ALZHEIMER

Uma nova tecnologia de ressonância magnética permite diagnosticar a doença de Alzheimer antes da ocorrência dos sintomas, sendo também possível que a nova técnica possa melhorar a memória através do aprisionamento de toxinas, prevenindo-as assim de causarem mais danos.

PARA LER MAIS: “MRI probe detects Alzheimer’s at earliest stage” (Northwestern University via Futurity).

NOVA FORMA DE TRATAMENTO DE PACIENTES COM VIH PARA BREVE

Uma equipa de cientistas das universidades de Yale e Johns Hopkins podem ter descoberto uma estratégia para eliminar o vírus latente do VIH das células de indivíduos cronicamente infectados. Os resultados deste estudo poderá ter implicações importantes para o desenvolvimento de vacinas terapêuticas para curar pacientes infectados com o VIH.

PARA LER MAIS: “Broad immune response may be needed to destroy latent HIV” (Yale University).

ALIMENTOS INTEGRAIS PREVINEM DOENÇAS CARDIOVASCULARES

De acordo com um novo estudo, a ingestão de mais alimentos integrais parece estar associado à menor probabilidade de morte precoce, nomeadamente a mortes resultantes de doenças cardiovasculares. No entanto, as mortes derivadas de cancros não estarão incluídas na equação.

PARA LER MAIS: “More whole grains associated with lower early mortality, especially cardiovascular” (JAMA Internal Medicine via Science Daily).

LUZ EMITIDA POR E-READERS PREJUDICA A QUALIDADE DO SONO

Um novo estudo concluiu que os e-readers podem alterar radicalmente o nosso ciclo circadiano, fazendo com que se torne mais difícil adormecer à hora de ir para a cama. Para além de alterar o relógio, a exposição à luz emitida por esses aparelhos durante a noite suprime a produção de melatonina, a qual facilita o adormecimento.

PARA LER MAIS: “Light-Emitting e-Readers Harm Quality of Sleep” (Psych Central).

AMPUTADO CONTROLA DOIS BRAÇOS PROSTÉTICOS COM A SUA MENTE

Les Baugh, um norte-americano que perdeu os dois braços num acidente há 40 anos, tornou-se no primeiro amputado do mundo a usar e controlar simultaneamente dois braços robóticos, exercendo uma variedade de tarefas e usando apenas o seu cérebro.

PARA LER MAIS: “Amputee simultaneously controls two prosthetic arms with his mind” (CNET).

EUA INTRODUZEM CORTES NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

A legislatura dos EUA aprovou um acordo de despesa para a ciência que abrange o ano de 2015. O acordo introduz aumentos modestos para agências federais de ciência, o que poderá afectar negativamente a investigação científica nos EUA.

PARA LER MAIS: “Federal funding cuts hit U.S. scientific research hard” (Digital Journal).

ESTADOS UNIDOS CONTRIBUEM COM UM MILHÃO DE DÓLARES PARA A “LUTA NUCLEAR” CONTRA O ÉBOLA

O governo dos EUA concedeu um milhão de dólares à Agência Internacional de Energia Atómica para um novo projecto que irá melhorar e agilizar esforços no sentido de diagnosticar o vírus do Ébola em África. Este projecto irá disponibilizar formação e equipamento de ponta, baseado em aplicações de ciência nuclear, a equipas de virologistas em 11 países africanos.

PARA LER MAIS: “U.S. Government Contributes $1 Million to IAEA in Ebola Fight” (U.S. Department of State).

MANIPULAR AS PLANTAS DE MANEIRA A DESENVOLVER BIOCOMBUSTÍVEIS MAIS EFICIENTES

Dois grupos de cientistas das universidades de Massachusetts e da Califórnia realizaram um estudo que os coloca mais perto de determinar como as plantas regulam a espessura e força das paredes das suas células. Este desenvolvimento poderá tornar mais eficiente a produção de biocombustíveis.

PARA LER MAIS: “How to Manipulate Plants to Build a Better Biofuel” (Scientific American).