Newsletter da FLAD sobre Cultura nos Estados Unidos

Leia a newsletter semanal da Fundação Luso-Americana

Leia a newsletter semanal da Fundação Luso-Americana

Decorreu no dia 10 de Dezembro, em Nova Iorque, o Portuguese-Brazilian Awards, em que o actor Diogo Morgado e a modelo Sara Sampaio foram alguns dos vencedores. Esta e outras notícias na newsletter da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

 

 

 

ORQUESTRAS AMERICANAS E CHINESAS EM INTERCÂMBIO CULTURAL DE MÚSICA VIA RÁDIO 

Como parte de um programa cultural entre os EUA e a China, a partir do próximo ano as orquestras de Nova Iorque, de Los Angeles e de São Francisco vão transmitir as suas peças num programa de rádio de Shangai. Por seu turno, os programas do festival internacional de música de Shangai vão ser transmitidos em rádios nos EUA.

 

PARA LER MAIS: “American and Chinese Orchestras to Join Cultural Exchange Via Radio” (The New York Times).

 

ARTE RECUPERADA POR AUTORIDADES NORTE-AMERICANAS

 

As autoridades norte-americanas recuperaram nove obras de arte, avaliadas em dez milhões de dólares, que haviam sido roubadas em 2008 na Califórnia. Parte do roubo, no entanto, está ainda por recuperar.

 

PARA LER MAIS: “9 Paintings in Big L.A. Art Heist Are Recovered” (Time).

 

MUSEU DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ORGANIZOU VISITA À REGIÃO DA BATALHA DO BULGE 

O National World War II Museum levou cerca de 40 pessoas aos campos de batalha e localidades na Bélgica onde a Batalha do Bulge teve lugar há 70 anos atrás. O grupo foi acompanhado por um curador do museu bem como um historiador que escreveu um livro sobre a batalha. Cada participante pagou cinco mil dólares pela oportunidade de visitar os locais e aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto.

 

PARA LER MAIS: “WWII Museum tour 70 years after Battle of Bulge” (The Washington Times).

 

ARTE DA UNIÃO SOVIÉTICA EM EXIBIÇÃO NOS EUA 

O Neuberger Museum of Art, em Purchase, Nova Iorque, tem em exibição 88 obras de meia centena de artistas que trabalharam na União Soviética. Este evento tem como um dos objectivos mostrar o tipo de expressão artística num Estado repressivo.

 

PARA LER MAIS: “Artistic Expression in a Repressive State” (The New York Times).

 

ARTE CUBANA PODERÁ ESTAR PRESTES A ENTRAR NO MERCADO NORTE-AMERICANO 

A reatamento das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba irá aumentar o interesse na arte contemporânea cubana, mas também como o seu custo. Independentemente disso, a expectativa entre os coleccionadores de arte nos EUA é muito elevada.

 

PARA LER MAIS: “Cuban art world readies to take on U.S. market” (United Press International).

 

OBRA DE CEZANNE VAI AQUECER LEILÃO DA CHRISTIE’S EM FEVEREIRO 

A leiloeira Christie’s terá à venda em Fevereiro de 2015 um quadro de Paul Cézanne que poderá atrair os grandes compradores de arte. Esta sessão incluirá ainda trabalhos de Modigliani, Giacometti e Picasso. A obra de Cézanne estará entretanto em exibição em Londres.

 

PARA LER MAIS: “‘Shimmering’ Cezanne to heat up art auction, Christie’s says” (Reuters).

 

MATISSE NO GRANDE ECRÃ NOS EUA 

A partir de 13 de Janeiro os cinemas nos EUA irão transmitir um documentário sobre Henri Matisse. O filme, que terá cerca de 90 minutos, inclui filmes históricos de Matisse e entrevistas a curadores, conservadores e dirigentes do museu.

 

PARA LER MAIS: “MoMA Takes Matisse To The Big Screen” (ARTNEWS).

 

EUA E ARTISTA NORTE-AMERICANA EM PARCERIA PARA PROJECTO DA NOVA EMBAIXADA NO REINO UNIDO 

O Departamento de Estado dos EUA anunciou uma parceria com a artista norte-americana Jenny Holzer para a elaboração de um projecto escultural a ser exibido na nova embaixada dos EUA em Londres. A obra representará as relações entre o Reino unido e os EUA.

 

PARA LER MAIS: “Office of Art in Embassies Collaborative Engraving Project With Jenny Holzer: Invitation To Submit Text” (U.S. Department of State).

 

EXPOSIÇÕES EM OKLAHOMA E ARKANSAS REPRESENTAM O OCIDENTE E ORIENTE 

Estão em exibição nos EUA duas exposições que reflectem as culturas ocidentais e orientais. A “My Generation: Young Chinese Artists”, que representa a cultura chinesa, está em exibição no Oklahoma City Museum of Art, enquanto a “State of the Art: Discovering American Art Now”, composta por obras de arte de 100 artistas norte-americanos, está disponível na Crystal Bridges Museum of American Art, no estado do Arkansas.

 

PARA LER MAIS: “Exhibitions in Oklahoma, Arkansas offer glimpses into global state of the arts” (NewsOK).

 

EXPOSIÇÃO DE ARTE DOS EMIRADOS NOS EUA 

Está em exibição no estado do Texas uma colecção de trabalhos de artistas contemporâneos dos Emirados Árabes Unidos. Com o nome de “Past Forward”, a exposição é uma homenagem às tradições dos Emirados através da arte, representando ainda uma forma de diplomacia cultural.

 

PARA LER MAIS: “United Arab Emirates Art Exhibition Is All About Cultural Diplomacy” (KERA News).

 

EXPOSIÇÃO NO CRYSTAL BRIDGES ATRAI NÚMEROS DE VISITANTES RECORDE NA HISTÓRIA DO MUSEU 

A Exposição State of the Art tornou-se no evento mais visitado nos três anos de vida do Crystal Bridges Museum of American Art. Esta exposição inclui 227 trabalhos de 102 artistas norte-americanos com pouco reconhecimento a nível nacional. Para além de permitir maior reconhecimento a estes artistas, a exibição funciona como uma avaliação do estado da arte contemporânea dos EUA.

 

PARA LER MAIS: “State of the Art Exhibit Draws Record Crowds to Crystal Bridges” (Arkansas Business).

 

ARTE AFRO-AMERICANA EM EXIBIÇÃO NO PHILADELPHIA MUSEUM 

O Philadelphia Museum irá estrear em Janeiro de 2015 a exposição “Represent: 200 Years of African American Art”. Esta representa um levantamento das obras em posse do museu que foram elaboradas por artistas afro-americanos ao longo dos últimos 200 anos. A exposição incluirá 75 trabalhos de mais de 50 artistas.

 

PARA LER MAIS: “Philadelphia Museum of Art Will Survey 200 Years of African American Artists in 2015” (New York Observer).

 

ORNAMENTOS IMPRESSOS A 3D DECORAM ÁRVORE DE NATAL DA CASA BRANCA 

Um pequeno número de artistas terá a oportunidade de ver ornamentos da sua autoria impressos em 3D pendurados na árvore de Natal da Casa Branca. Os ornamentos estarão também em exibição no Smithsonian’s National Museum of American History. As pequenas obras serão alusivas à paz e harmonia, representanto também uma homenagem às instituições do governo e antigos presidentes.

 

PARA LER MAIS: “Winning 3D-printed ornaments deck White House tree” (CNET).

 

LAURENCE GARTEL CRIA ARTE OFICIAL DA PRÓXIMA EDIÇÃO DOS PRÉMIOS GRAMMY 

O artista norte-americano Laurence Gartel foi escolhido para criar as artes oficiais da 57ª edição dos prémios Grammy. Laurence Gartel é conhecido por ser um dos pioneiros da arte digital, tendo ainda obras de arte exibidas em vários museus nacionais e internacionais, tal como o United States Museum of Modern Art, a Bibliothèque Nationale de France e o Victoria and Albert Museum.

 

PARA LER MAIS: “Artist Laurence Gartel Creates Official Artwork for the 57th Annual GRAMMY Awards®” (Business Wire).

 

A MAIS ANTIGA GARRAFA DE VINHO DA MADEIRA DO MUNDO FOI VENDIDA NOS EUA 

Uma garrafa de vinho da Madeira de 1715, que se acredita ser a mais antiga de que há registo, foi vendida dia 12 de Dezembro em Manhattan pela leiloeira Christie’s. Trata-se de um Terrantez JCA & CA/Kassab, que rendeu 26.950 dólares – tornando-se assim, também, na mais cara garrafa de vinho da Madeira de todos os tempos.

 

PARA LER MAIS: “Vendida em Nova Iorque a garrafa de vinho da Madeira mais antiga do mundo” (Luso Americano).

 

NOVA IORQUE ACOLHEU PORTUGUESE-BRAZILIAN AWARDS 

Decorreu no dia 10 de Dezembro, em Nova Iorque, o Portuguese-Brazilian Awards, um evento que pretende distinguir personalidades que se destacam nas comunidades portuguesa e brasileira nos EUA. O actor Diogo Morgado e a modelo Sara Sampaio foram alguns dos vencedores.

 

PARA LER MAIS: “Portuguese-Brazilian Awards celebram comunidades nos EUA” (Lusa via Visão).

 

BELLAS ARTS NETWORK ABRE NOVA EXPOSIÇÃO 

Abriu ao público, no dia 13 de Dezembro, na galeria Bellas Arts Network, em Union, nos EUA, uma exposição de arte que conta com a participação de 23 expositores e mais de meia centena de trabalhos de artistas luso-americanos. Esta é a primeira grande exposição neste local, inaugurado no passado dia 4 de Julho, e vai decorrer até ao dia 7 de Fevereiro de 2015.

 

PARA LER MAIS: “Abriu exposição de arte na galeria Bellas Arts Network, em Union, com mais de duas dezenas de expositores” (Luso Americano).

 

ARTISTA PORTUGUÊS VHILS ACLAMADO NOS EUA 

Alexandre Farto, o artista português mais conhecido por Vhils, foi nomeado pela cadeia televisiva norte-americana CNN, juntamente com outros artistas internacionais, como uma das estrelas em ascensão na arte urbana. A nova série da CNN Internacional apresenta os próximos nomes da cultura e das artes e dedica o episódio de Dezembro à arte urbana, explorando a subcultura que se está a transformar numa indústria de milhões de dólares.

 

PARA LER MAIS: “Vhils é “estrela em ascensão” em programa da CNN” (Jornal de Notícias).

 

PRÉMIO RELACIONADO COM A LIBERDADE DAS MULHERES ATRIBUÍDO A ORGANIZAÇÃO DOS EUA 

O prémio Simone Beauvoir para a liberdade das mulheres foi atribuído em Washington ao National Museum of Women in the Arts. Esta foi a primeira organização norte-americana a ser galardoada com este prémio.

 

PARA LER MAIS: “National Museum of Women in the Arts Wins Simone de Beauvoir Prize for Women’s Freedom” (Artnews).