A não perder o lançamento do livro “O Pós-Guerra Fria”, de Carlos Gaspar

pos-guerra-fria_convite

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) vai acolher o lançamento do livro “O Pós-Guerra Fria”, a nova obra de Carlos Gaspar, considerado um dos maiores investigadores de Política Internacional em Portugal. A iniciativa terá lugar no auditório da Fundação, no dia 4 de Novembro de 2016, pelas 18h00.

A edição da obra agora lançada contou com o patrocínio da FLAD. A sessão será aberta pelo presidente da FLAD, Vasco Rato, com a apresentação do livro a ser entregue ao ex-ministro, ex-comissário europeu e comentador político, António Vitorino. O Autor e um representante da editora Tinta-da-China também estarão presentes. No final será servido um Porto de Honra.

O livro

capa-posguerrafria

Da queda do Muro de Berlim ao 11 de Setembro: como a Guerra Fria mudou o mundo, por Carlos Gaspar, um dos maiores investigadores de política internacional.

Depois da queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria foi assegurado pela concertação entre os Estados Unidos e a União Soviética. A nova ordem do mundo, fundada sob o signo da democracia liberal e da preponderância norte-americana, representou uma mudança mas preservou intactas as instituições do sistema multilateral criado no fim da Segunda Guerra Mundial.

A «paz americana» durou até ao 11 de Setembro: a resposta dos Estados Unidos, com a invasão do Iraque, abriu um novo ciclo de crises. Nos últimos dez anos, temos assistido a um declínio ocidental. A ordem democrática estará ameaçada?