Leia a reportagem da nova edição da WE, a revista da FLAD, com os candidatos luso-americanos nas eleições intercalares dos Estados Unidos

Leia a nova edição da revista WE clicando em cima desta imagem da capa

A jornalista Cristina Esteves acompanhou a FLAD numa viagem às eleições intercalares da Califórnia com os candidatos luso-americanos ao Congresso, durante a campanha e depois no dia do apuramento dos resultados. Pelo caminho, ainda esteve na apresentação do programa ‘Portuguese Beyond Borders’, o plano estratégico apoiado pela FLAD para o ensino da língua portuguesa na Califórnia.

Em Fresno, dezenas de pessoas assistiram ao lançamento deste acordo multidisciplinar. Apesar de ter lugar no último dia da campanha eleitoral, marcaram presença os congressistas republicanos David Valadao e Devin Nunes – e o democrata Jim Costa.

Como escreve Cristina Esteves, “à hora marcada, os congressistas surgiram nas instalações da Universidade. Raramente estão juntos. As cores políticas são diferentes, mas há algo que sempre os une: Portugal.”

Como diz à revista WE Diniz Borges, presidente da California Portuguese American Coalition – uma coligação em rede apoiada pela FLAD, que está presente desde o primeiro momento nos encontros do Luso-American Legislators’ Dialogue, uma iniciativa lançada pela Fundação em 2015 – “cada luso-americano eleito é um embaixador do mundo português em terras americanas, independentemente da cor partidária.” Mais: “Sem este apoio da FLAD, a Califórnia não teria um plano estratégico para o ensino da língua portuguesa”.

Leia isto e muito mais na edição da revista WE, já online, clicando aqui.