Presidente da República visitou “Arte em Movimento”, acompanhado pelo presidente da FLAD, no Hospital de Guimarães

Marcelo Rebelo de Sousa com Vasco Rato

Marcelo Rebelo de Sousa com Vasco Rato

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou no sábado, dia 26 de Novembro, o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, onde inaugurou a segunda fase do “Arte em Movimento”, o programa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Acompanhado por Vasco Rato, presidente da FLAD, e por Delfim Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar, Marcelo Rebelo de Sousa abriu a segunda exposição pública da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação, intitulada “Medicina e Arte, lugar de partilha”, seguindo-se a inauguração da remodelação da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos e uma cerimónia de homenagem a Fernando Alberto Ribeiro da Silva.

A inauguração da exposição ‘Medicina e Arte, Lugar de Partilha’ é a segunda fase do programa itinerante “Arte em Movimento”, que pretende dar a conhecer as obras da Coleção de Arte Contemporânea da FLAD em espaços públicos diversificados, em todo o país. “Arte em Movimento” é o resultado de um protocolo assinado entre a FLAD e o Ministério da Saúde.

Segundo João Silvério, Curador da Coleção de Arte Contemporânea da FLAD, estender esta iniciativa a Guimarães permite à comunidade local “contactar diretamente com obras de arte contemporânea que normalmente estão menos acessíveis ao público”.
No caso de ‘Medicina e Arte, Lugar de Partilha’, as obras estarão expostas por diversos locais do Hospital da Senhora da Oliveira, “procurando criar uma relação estética com o lugar que acolhe diariamente os utentes da região”, salienta João Silvério.
Para Vasco Rato, presidente da FLAD, “este é mais um passo de um projeto inovador” que permite aos portugueses “usufruir de uma Coleção de Arte que foi iniciada em 1986”.

A Coleção de Arte Contemporânea da FLAD inclui obras de arte representativas das diversas áreas da criação artística portuguesa, como desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, vídeo e instalação. “Depois de a Coleção de Arte Contemporânea ter sido exibida em Portugal e nos Estados Unidos, o ‘Arte em Movimento’ quer democratizar-se e tornar ainda mais público o acesso à coleção”, revela Vasco Rato.

Veja as fotografias:

Marcelo Rebelo de Sousa conversa com o presidente da FLAD, Vasco Rato, e o presidente do Hospital de Guimarães, Delfim Rodrigues

Marcelo Rebelo de Sousa conversa com o presidente da FLAD, Vasco Rato, e o presidente do Hospital de Guimarães, Delfim Rodrigues

161126-prmrs-mfl-0086_94g6399

161126-prmrs-mfl-0078_94g6391161126-prmrs-mfl-0108_94g6421