FLAD patrocina colóquio internacional nos Açores: (bio)Ethics, Science, and Society: Challenges for BioPolitics

Maria do Céu Patrão Neves vai estar em Ponta Delgada nos Açores, a partir das 9h00 de dia 24 de Novembro no Laboratório Regional de Engenharia Civil

Realiza-se no próximo dia 24 de Novembro, a partir das 9 horas, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada, nos Açores, o Colóquio Internacional (bio)Ethics, Science, and Society: Challenges for BioPolitics (Ética, Ciência e Sociedade: Desafios da BioPolítica).

A sessão de abertura, contará com as intervenções de Rui Bettencourt, Secretário Regional da Presidência para as Relações Externas, em representação do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, mas também de Jorge Gabriel, Administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), assim como de Maria do Céu Patrão Neves, Coordenadora do Projecto Ethics, Science and Society.

Este evento integra-se num projecto mais amplo que prosseguirá ao longo do ano de 2018, destinado a aprofundar as relações entre Ética, Ciência e Sociedade e que culminará com a elaboração de uma Declaração de BioPolítica.

O projecto é integralmente patrocinado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e liderado pela Prof. Doutora Maria do Céu Patrão Neves, da Universidade dos Açores, que assim quiseram que se iniciasse nos Açores, daqui se estendendo a uma dimensão internacional e global de que se pretende venha a revestir-se.

Este Simpósio inclui conferências, workshops e debates sobre os planos de intersecção da Ciência, Ética, Sociedade e Política, no mundo contemporâneo, sob a responsabilidade de destacadas personalidades internacionais e nacionais: Janusz Bujnicki, Hallam Stevens, Gören Hermeren, Helena Nazaré, Albert Somit, Agni Arvanitis, Jorge Simões, Nuno Rogeiro e Viriato Soromenho-Marques.

A parte da manhã será dedicada à reflexão sobre o modo como o progresso das Ciências e das Tecnologias modela o desenvolvimento das Sociedades e de que forma a Ética contribui para promover a dignidade humana e a justiça social deste processo de modelação, que competirá à Política implementar. E a parte da tarde, começando por aprofundar a noção de BioPolítica, privilegiará três dos domínios em que se exerce: “Saúde Pública”, “Guerra biológica: desafios à Segurança Internacional”, “Alterações Climáticas”.

O objectivo geral deste encontro é promover a divulgação científica, e assim também uma cultura científica nos Açores, bem como a responsabilização sociopolítica, sobretudo entre os que desempenham funções institucionais de gestão político-financeira no domínio da ciência e da educação.

Este evento conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tendo também o apoio do Laboratório de Engenharia Civil e do Grupo Bensaúde. Associaram-se ao projecto, na sua Comissão de Honra, o Governo Regional dos Açores, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Academia das Ciências, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Ver ainda: http://www.bio-ess-politics.com/en/

Veja aqui o programa: ESS, Programa, Simpósio

Veja aqui o convite: ESS, convite, Simpósio