FLAD patrocina colóquio internacional dias 10 e 11 de dezembro em Lisboa: Ethics, Science, and Society – veja o programa

Ética, Ciência e Sociedade é um projecto de investigação académica, divulgação científica e responsabilização (sócio)política integralmente patrocinado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e liderado pela Prof. Doutora Maria do Céu Patrão Neves que, considerando o processo recente da convergência das ciências e da inovação tecnológica, visa ponderar a influência da intervenção da sociedade e aprofundar o impacto da reflexão ética na elaboração de políticas públicas de investigação científica.

É neste contexto que se organiza o Simpósio que decorre a 10 de Dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, e dia 11 na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa.

O Simpósio privilegia as ciências mais relevantes da nossa época – Genética, Nanotecnologias, Robótica, Inteligência Artificial, Ciências dos Materiais -, focando os mais recentes progressos. O desenvolvimento científico-tecnológico depende de políticas adequadas, pelo que se reflecte sobre o papel de destacadas instituições portuguesas no desenho da política científica e de investigação.

E porque a ciência não tem o fim em si mesmo, mas deve servir a sociedade, o Simpósio incide sobre as estratégias de divulgação de ciência e da literacia científica, como condições para a intervenção social nos desígnios da ciência. Esta interface entre Ciência e Sociedade é mediada pela Ética enquanto voz do que a Sociedade pode e deve esperar da Ciência e de como esta pode e deve promover o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento social. Este domínio de intersecção entre Ética, Ciência e Sociedade exprime-se fortemente na responsabilidade social.

Faça parte deste debate porque este futuro já faz parte do seu presente!

Veja aqui o programa do SimpósioPrograma Ethics

Mais informações aqui