Portugal Business USA: FLAD lança “Manual de Apoio à internacionalização para os Estados Unidos da América”

USAPTA Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) lançou o “Portugal Business USA – Manual de Apoio à Internacionalização para os Estados Unidos da América”.

A apresentação foi feita numa sessão à porta fechada terça-feira, dia 26 de Julho, na sede da FLAD, contando com a presença de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, Robert Sherman, embaixador dos EUA em Portugal, Daniel Traça, diretor da NOVA School of Business and Economics, Vasco Rato, presidente da FLAD, e Jorge Gabriel, administrador da FLAD.

Para Vasco Rato, presidente da FLAD, este Manual insere-se num dos desígnios da instituição: a cooperação económica entre Portugal e os Estados Unidos. “Cientes de que o tecido empresarial nacional assenta sobretudo nas Pequenas e Médias Empresas – que representam hoje mais de 75% do emprego e 40% do volume de negócios nacionais – queremos dar o nosso contributo e mais uma ferramenta para que estas empresas tenham o apoio que precisam para poderem explorar todo o potencial do mercado norte-americano”.

Identificados alguns dos setores que maiores oportunidades representam para Portugal – Têxtil e Vestuário, Calçado e Agroalimentar – o Manual agrega oito capítulos que cobrem os principais temas de market research: o contexto das trocas comerciais entre os dois países, a avaliação do potencial do mercado, o planeamento estratégico, o enquadramento legal, o estabelecimento de presença e as boas práticas.

Para além de abordar os temas relevantes no processo de internacionalização, o Manual de Apoio à Internacionalização para os Estados Unidos inclui ainda um conjunto de case studies, sete casos de sucesso de empresas portuguesas que tornaram tangível a sua internacionalização aos Estados Unidos em vários sectores como o do vinho (José Maria da Fonseca e Aveleda), alimentar (Imperial), têxteis-lar (More Textile Group e Lameirinho) e calçado (Soze Group e Kyaia).