FLAD e Governo Regional dos Açores organizam V Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt

“O Centenário da Escala de Roosevelt nos Açores – As Relações Transatlânticas do séc. XX ao séc. XXI” é o tema do V Fórum Açoriano, com a presença de Laura Delano Roosevelt, neta de Franklin e Eleanora Roosevelt

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e o Governo Regional dos Açores organizam na próxima sexta-feira, dia 26, o V Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt, que terá lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em São Miguel, nos Açores.

Assinala-se assim “O Centenário da Escala de Roosevelt nos Açores – As Relações Transatlânticas do séc. XX ao séc. XXI”, com a sessão de abertura a iniciar-se às 9h30 com as intervenções do Presidente da FLAD, Vasco Rato, e de um representante do Governo Regional dos Açores.

Como o seu título indica, o V Fórum comemora o centenário da escala de Franklin D. Roosevelt em Ponta Delgada, nos Açores, a 16 de julho de 1918, quando era Subsecretário de Estado da Marinha. Prosseguindo o espírito das anteriores edições, aborda também temas da atualidade, contando com participação de Laura Delano Roosevelt, neta de Franklin e Eleanor Roosevelt, para além de diversos especialistas.

A conferência de abertura, pela 10h00, tem como tema “O Momento Roosevelt na História dos Açores”, sendo proferida por Mário Mesquita, Vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e professor na Escola Superior de Comunicação Social.

Segue-se a intervenção de Raquel Duque, professora no Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), sobre “Tendência, desvios e continuidades – Dez anos de Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt”. A apresentação estará a cargo de Gilberta Rocha, professora da Universidade dos Acores.

Às 11H45, será a vez de Laura D. Roosevelt avançar com algumas “Reflexões sobre o centésimo aniversário da escala de Roosevelt no Açores”, com apresentação de Rui Bettencourt, Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas do Governo Regional dos Açores, seguindo-se um debate mais alargado“.

Os Açores na I Guerra Mundial: do contexto internacional à 1.ª Companhia de Aeronáutica do Marine Corps da U.S. Navy no Atlântico”, é o tema abordado a partir das 14h30 por Sérgio Rezendes, investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com a apresentação de Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Pelas 15h00, tem início uma mesa redonda sobre “O papel da Educação nas relações entre Portugal e os Estados Unidos”. Com a moderação de Avelino Meneses, Secretário Regional da Educação e Cultura do Governo Regional dos Açores, terá a participação de Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação, de Michael Baum, Membro do Conselho Executivo da FLAD, e de Diniz Borges, Presidente da California Portuguese-American Coalition (CPAC).

“Portugal, os EUA e a relação transatlântica” serve de tema para um debate que começa às 16h30, com a moderação de Vamberto Freitas, professor da Universidade dos Açores, e a participação de Jason Chue, Cônsul dos EUA nos Açores, Rodrigo Oliveira, advogado e assistente convidado da Universidade dos Açores, Carlos Gaspar, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI/NOVA) e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), e Mónica Dias, professora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Finalmente, pelas 18h00, a sessão de encerramento terá intervenções finais de Michael Baum, Membro Conselho Executivo da FLAD, e de Rui Bettencourt, Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas do Governo Regional dos Açores.

Ao longo do Fórum estará patente uma mostra expositiva sobre a ligação entre Roosevelt e os Açores, organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

 

Sobre Laura Delano Roosevelt:

Laura Delano Roosevelt é jornalista, poeta e artista. É neta de Franklin e Eleanor Roosevelt. Licenciada em Business Administration pela Universidade de Yale, tem trabalhado nas áreas de desenvolvimento internacional, banca e filantropia. Está também ligada às administrações de várias organizações sem fins lucrativos, no campo da política das artes. É casada, tem dois filhos adultos e vive na ilha de Martha’s Vineyard em Massachusetts.

Leia aqui o programa em pdf (Also English Version) – Clique aqui: V Forum-programa