FLAD expressa profundo pesar pela morte do Dr. Bernardino Gomes

O Dr. Bernardino Gomes, durante a sua intervenção no auditório da FLAD a 2 de Outubro de 2015

O Dr. Bernardino Gomes, durante a sua intervenção no auditório da FLAD a 2 de Outubro de 2015

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) expressa o seu profundo pesar pela morte do Dr. Bernardino Gomes, prestando homenagem e enviando as mais sentidas condolências à sua família.

Licenciado em Ciências Políticas pela Universidade de Lovaina, Bélgica, o Dr. Bernardino Gomes teve um papel muito importante na criação da FLAD e foi depois seu Administrador, salientando-se a sua intervenção na área da Arte e da Cultura, entre muitas outras.

Fundador do Partido Socialista, foi director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Chefe do Gabinete do primeiro-ministro Mário Soares. Foi também assessor do Instituto de Defesa nacional e membro do Grupo de Planeamento Estratégico do Ministério da Defesa Nacional. Foi ainda presidente da Associação do Tratado do Atlântico e da Comissão Portuguesa do Atlântico, para além de investigador do Instituto Português de Relações internacionais.

É autor, com Tiago Moreira de Sá, do livro “Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução Portuguesa”, sobre o papel dos EUA na revolução, que também foi editado nos Estados Unidos com o apoio da FLAD.

Foi aliás na sua qualidade de investigador do IPRI-NOVA que o Dr. Bernardino Gomes esteve presente como orador na conferência Internacional “The United States, Western Europe and the Democratization of Latin America”, que a FLAD acolheu no seu Auditório a 2 de Outubro de 2015.