‘Connect to Success’ promove conferência sobre turismo nos Açores

A diretora do programa da FLAD, Connect to Success, Kim Sawyer, está hoje nos Açores

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), através do programa ‘Connect to Success’ (C2S), organiza agora um debate sobre turismo nos Açores. A conferência ‘Capitalizar o Turismo dos Açores’ decorre esta sexta-feira, dia 27 de Outubro, às 14h30, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, com o objetivo de dar a conhecer à comunidade açoriana especialistas do sector hoteleiro dos Estados Unidos da América e de Lisboa.

Ao organizar este evento, a FLAD, através do C2S, pretende contribuir para o desenvolvimento dos Açores, enquanto destino turístico. As boas práticas a serem discutidas na conferência deverão ajudar a melhorar a promoção do arquipélago enquanto destino cada vez mais atractivo, pela sua beleza natural e gastronomia, mas também por apresentar valores competitivos, a nível europeu, para além de beneficiar de uma proximidade dos Estados Unidos da América.

“Em 2016, o Connect to Success expandiu o seu espectro de acção para os Açores. Além de criar iniciativas como o Corporate Mentoring e workshops, sentimos que é importante desenvolver actividades adaptadas às necessidades da comunidade açoriana. Como o turismo é fundamental para a economia e oferece oportunidades de crescimento significativas para os negócios da região, o tema pareceu-nos da maior relevância”, refere Kim Sawyer, directora-executiva do programa C2S, que conta já com mais de cem empreendedoras açorianas.

Os oradores de ‘Capitalizar o Turismo dos Açores’ serão Magnus Thorsson, professor na Universidade Johnson & Wales, em Providence, especialista em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Económico em destinos turísticos, assim como Guilherme Costa, diretor-geral do Four Seasons Hotel Ritz Lisboa, com grande experiência em gestão hoteleira mundial, que irá focar-se na importância do costumer service para o êxito do negócio na indústria hoteleira.

Para Jorge Gabriel, administrador da FLAD, “o crescimento acentuado da actividade turística dos últimos anos revela algumas fragilidades do sector. Por isso, a partilha de experiências noutras geografias e em diferentes contextos pode aportar novos elementos a um debate necessário, que se deseja útil e susceptível de resultados com aplicação prática”.

Jorge Gabriel considera que o debate em torno do turismo dos Açores chama ainda a atenção para as características ímpares da região que obrigam a desafios a nível económico, social e cultural: “Convém lembrar em particular os que implicam considerações tão relevantes quanto a sustentabilidade dos operadores do sector e a precepção de valor pelo cliente”.

Sobre o Connect to Success:

O C2S visa fortalecer a economia portuguesa, ao apoiar o crescimento de PME detidas e geridas por mulheres. Desde a sua criação, em 2014, através de uma parceria entre a FLAD e a Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, já dinamizou o negócio de mais de 800 mulheres, das quais cerca de 140 encontram-se nos Açores. No passado mês de Janeiro, a FLAD assumiu a plena gestão do C2S. Mais informações aqui: http://www.flad.pt/connect-to-success/