Concurso para Professor Visitante na Brown University

Concurso para Professor Visitante na Brown University

Concurso para Professor Visitante na Brown University

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Departamento de Estudos Portugueses, da Brown University (Providence, Rhode Island, EUA) anunciam a abertura de um concurso para o lugar de Professor Visitante naquela Universidade. Os objectivos da iniciativa bem como o perfil do/a candidato/a e as habilitações profissionais requeridas são as seguintes:

Objectivo principal: leccionação de um curso semestral em inglês sobre um tema de História Contemporânea de Portugal ou de Ciências Sociais (de preferência, Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas) relacionados com Portugal contemporâneo. A temática do curso pode ser alargada ao mundo lusófono, ou pode também ter uma dimensão comparativa internacional. A decisão final do tema resultará de conversações entre o Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown e o candidato seleccionado.

Períodos: Semestre de Outono (Setembro-Dezembro) de 2015 e semestre da Primavera (Janeiro-Maio) de 2016

Credenciais: Os candidatos devem possuir doutoramento, publicações académicas na sua área de especialidade, bem como experiência de ensino em inglês.

 

Requisitos para a candidatura:

CV em escrito em português e em inglês;
Cópia de certificado de doutoramento;
Duas cartas de recomendação de profissionais familiarizados com a actividade académica (investigação e/ou ensino) do/a candidato/a.
Data limite para a candidatura: 31 de Janeiro de 2015 (data do carimbo do correio)
O plano de unidade curricular a apresentar, bem como a bolsa a atribuir, serão tratados numa fase mais adiantada do processo de avaliação.

As candidaturas devem ser enviadas para a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Rua do Sacramento à Lapa, 21-1249-090 LISBOA-PORTUGAL.