“Ciência e Sociedade: a bioética em debate” no dia 15 de Outubro nos Açores

Convite[1]

Clique na imagem para ver o convite do presidente da FLAD, Vasco Rato

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza a conferência “Ciência e Sociedade: a bioética em debate”, na próxima quinta-feira, dia 15 de Outubro de 2015, entre as 14h00 e as 18h00, em Ponta Delgada, Açores.

Esta conferência é a primeira do ciclo de conferências 30 Anos FLAD “3D – 3 Décadas de Desenvolvimento: Científico, Económico e Político”, através das quais se pretende assinalar a efeméride do 30º Aniversário da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, depois da conferência de lançamento desta iniciativa com a presença do pensador Francis Fukuyama no Auditório da FLAD no dia 21 de maio passado.

A conferência em Ponta Delgada conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e terá lugar no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil de Ponta Delgada.

Estarão presentes todos os Membros do Conselho Executivo da FLAD.

Leia a mensagem do presidente da FLAD, Vasco Rato, a propósito do ciclo “3D”:

“Os avanços científicos do século XXI deixaram um rasto de inquietações que trazem novos contornos a toda a ação intelectual dos cientistas, os grandes protagonistas do prodigioso poder de apresentar o nosso Mundo como nunca o vimos.

O acelerado desenvolvimento científico e tecnológico que hoje se conhece assume repercussões muito relevantes a nível social e, consequentemente, a nível político.

Neste âmbito, torna-se fundamental ponderar o alargado horizonte de possibilidades que são realizáveis em termos técnicos, com os limites éticos que devem ser estabelecidos face à sua utilização.

Partindo de uma perspetiva sociopolítica, importa situar o discurso na tentativa de articulação entre o bem individual de cada cidadão e o bem comum pelos quais se regem as dinâmicas da vida em sociedade.

Conscientes da importância que a reflexão bioética representa na atualidade – e comprometidos com as responsabilidades inerentes à missão da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – tornou-se imperioso promover a conferência “Ciência e Sociedade: a bioética em debate”, uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e é gentilmente acolhida pelo Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, local onde serão focados aspetos de convergência da Ciência com a Teologia, Direito, Biologia e Filosofia, numa perspetiva multidisciplinar trazida por prestigiados especialistas e pesquisadores.

No âmbito dos 30 anos da FLAD, que assinalamos em 2015, lançámos um conjunto de três conferências para debater abordagens tão atuais quanto incontornáveis: a da ciência, a da economia e a da política. Acreditamos que é sobre estas três dimensões da atualidade que projetamos o futuro e que a FLAD cumpre o seu papel charneira na procura de soluções, na promoção do debate e no encontro de tendências, para que o resultado final seja sempre superior à mera soma das partes.”

Veja ainda o programa da conferência em Ponta Delgada clicando aqui em Programa.